No momento em que vivemos, onde a socialização virtual é necessária há uma certa carência em mostrar e ser visto. Nem sempre o que é mostrado alcança positivamente a maioria. Os linchamentos virtuais, ou “cultura do cancelamento”, faz vítimas morais por onde passa tornando o espaço virtual em um tribunal composto por usuários mascarados de prepotência.
Primordialmente, basta um clique para que um novo conteúdo seja visualizado pela massa virtual, podendo atrair os olhares curiosos dos juízes da internet. Opiniões impopulares, comportamentos duvidosos, e até mesmo apropriação cultural podem rapidamente ganhar palco para discussões e ataques sobre o assunto.
Imediatamente, os “canceladores” entram em ação de forma dura e maciça, muitos utilizam de palavras agressivas e até ameaças sem espaços para compassividade ou empatia. Tendo em vista que julgar com frieza se torna mais fácil virtualmente, quando não se têm na prática compromisso com a verdade do que dar a cara a tapa em um diálogo pessoalmente, por isso a rede facilmente se torna um lugar de corajosos. No entanto, nem sempre as críticas realizadas estão erradas já que o mundo virtual permite que as mais diversas ideias sejam repassadas a frente sem que passem por um filtro moral antes de serem publicadas, o problema não se encontra na capacidade de realizar o juízo moral perante o que se vê, mas na forma como tais pontos negativos são abatidos, haja vista que na maioria das vezes o problema é altamente atrelado ao seu interlocutor e assim não apenas a falha é arduamente reprovada mas quem a comete também, criando uma ideia de que a pessoa é o seu erro e não pode mudar.
Assim como o assunto se espalha rapidamente dando pauta a assuntos importantes e informando sobre temas incomumente tratados, o cancelamento também pode fazer com que a pessoa no olho do furacão perca seu emprego ou seja mal visto no seu círculo social, como é o caso da norte americana Alicia Ann Lynch que foi demitida após ser linchada na internet por usar uma fantasia inadequada no Halloween.
Em síntese, o tribunal da internet tem o poder de construir e destruir pessoas, geralmente em discursos hipócritas ou pouco verídicos, mesmo assim a internet não é uma terra sem lei, tendo em vista que as leis que tratam de calunia e difamação também atuam no espaço cibernético. Cabe as pessoas serem mais conscientes de seus atos, tanto na hora de publicar algo quanto na hora de criticar, o respeito deve basear todas as relações e quando isso não puder ser garantido é dever da Polícia Federal, através de denúncias, punir os crimes virtuais garantindo a paz mesmo que na rede.
Linchamentos Virtuais e suas consequências
Compartilhar
Nathalya Beatriz
Olá Mendes!
Bom, seu texto apresenta alguns devios gramaticais relacionados ao uso da vírgula e também a coerência de algumas frases. Também, houve a falta de conectivos e elementos de retomada entre diversos períodos, e isso precisa ser corrigido. Além disso, caso sua redação seja voltada para o Enem, vc precisa melhorar na estruturação do seu texto, pois vc não o organizou da forma que é cobrada.
Na introdução é necessário apresentar CONTEXTUALIZAÇÃO (isso vc até realizou, mesmo que de forma muito sucinta) + PROBLEMÁTICA (vc poderia ter apresentado a parte da “consequência” de forma mais direta, pois do jeito que vc fez ficou um pouco camuflado, e a problemática deve ser exposta da forma mais clara possível) + TESES (vc não apresentou as teses que vc defenderia no desenvolvimento).
No desenvolvimento é preciso ter TÓPICO FRASAL (resumo do que vc irá abordar naquele parágrafo, do qual vc não especificou) + (ANÁLISE CRÍTICA COM SUSTENTAÇÃO DE ARGUMENTOS E EXPOSIÇÃO DE REPERTÓRIO (vc não usou absolutamente nada para dar veracidade ao que vc estava argumentando, e o exemplo que vc usou da norte americana não foi forte o bastante) + CONSLUSÃO DO ARGUMENTO, deixando um gancho para o que será dito no próximo parágrafo (essa parte vc desenvolveu).
E por fim, na conclusão, sua proposta de intervenção está incompleta, visto que é exigido os cinco aspectos: agente(s), ação, modo/meio, finalidade e detalhamento. E vc não colocou modo/meio nem finalidade, além do seu detalhamento ter ficado um pouco confuso. Além disso, faltou a retomada da alusão da introdução, o que muito importante para deixar o texto no formato circuito.
Enfim.. se estiver se preparando para o Enem, é necessário que vc corrija todos esses aspectos, dê uma revisada na gramática e também nas competências da redação. Ademais, invista também no repertório para enriquecer seu texto e para usá-los como sustentação dos seus argumentos. Feito isso, pratique bastante que vc conseguirá progredir.
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!
LuizaGalgaro
Na introdução: “…onde a socialização virtual é necessária (adicionar vírgula) há uma certa carência em mostrar e ser visto.”
“Nem sempre o que é mostrado alcança positivamente a maioria.” A frase ficou desligada do texto, poderia ser ter sido uma continuidade da primeira frase, usando algum conectivo, como por exemplo “No momento em que vivemos, onde a socialização virtual é necessária, há uma certa carência em mostrar e ser visto, mas nem sempre o que é mostrado alcança positivamente a maioria”.
Utilizar o termo “cultura do cancelamento” foi uma boa relação com a situação atual.
No desenvolvimento: “… nem sempre as críticas realizadas estão erradas (vírgula) já que o mundo virtual permite…”
Na parte “…o problema não se encontra na capacidade…” poderia ter iniciado uma nova frase, utilizando um conectivo, para não ficar muito longa.
“…criando uma ideia de que a pessoa é o seu erro e não pode mudar.” é uma boa observação.
“Assim como o assunto se espalha rapidamente (vírgula) dando pauta a assuntos importantes e informando sobre temas…”
Ao usar “no olho do furacão” é aconselhável utilizar aspas, se tratando de uma expressão da linguagem informal
Na conclusão: “…relações e (vírgula) quando isso não puder ser garantido (vírgula) é dever da Polícia…”
Se a redação foi feita para atender o modelo do Enem, o parágrafo de conclusão deve apresentar de forma mais clara uma proposta de solução bem elaborada. Sendo assim, poderia ter desenvolvido mais a proposta de “…dever da Polícia Federal, através de denúncias..”, sempre observando a ação, o agente, o meio, finalidade e detalhamento. A proposta de “Cabe as pessoas serem mais conscientes de seus atos, tanto na hora de publicar algo quanto na hora de criticar…” pode ser usada como uma intervenção a mais, mas é bom não usá-la como principal e sim como secundária.
Eu sugiro também revisar a organização dos parágrafos de desenvolvimento que ficaram um pouco confusos, talvez reorganizar unir em apenas dois parágrafos.
No geral a redação abordou pontos importantes e tem um vocabulário bem rico e com ótima ortografia. Espero ter ajudado
miguel gil
No momento em que vivemos, onde (em que, não onde) a socialização virtual é necessária (vírgula) há uma certa carência em mostrar e ser visto. (faltou um conectivo como ademais, além disso…) Nem sempre o que é mostrado alcança positivamente a maioria. Os linchamentos virtuais, ou “cultura do cancelamento”, faz vítimas morais por onde passa (vírgula) tornando o espaço virtual em um tribunal composto por usuários mascarados de prepotência. (faltou deixar sua tese mais explícita e não encontrei os dois argumentos que vão guiar os desenvolvimentos)
Primordialmente, basta um clique para que um novo conteúdo seja visualizado pela massa virtual, podendo atrair os olhares curiosos dos juízes da internet. (vírgula) Opiniões impopulares, comportamentos duvidosos, e até mesmo apropriação cultural podem rapidamente ganhar palco para discussões e ataques sobre o assunto. (faltou dados para comprovar essa afirmação / seu parágrafo de desenvolvimento ficou muito pequeno )
(as outras partes do texto não vou poder corrigir assim…. desculpe)
competência 1 – 80 (os erros ortográficos, de pontuação e de concordância foram, em suma, apontaodos)
competência 2- 120 (sua tese não ficou explicita e ela não possui os argumentos que serão desenvolvidos)
competencia 3 – 120 (faltou dados para comprovar suas afirmações)
competência 4 – 120 (faltaram coesão entre as frases, uma vez que muitas orações começaram sem um conectivo como (ademais, outrossim, portanto, logo, então…)
competencia 5- 200
total – 640 pontos