No livro ” Sociedade Espetáculo” de Guy Debord, é retratada uma falsa realidade em que as pessoas vivem uma constante performance ao longo da vida e exigem a perfeição de si mesmas por isso. Igualmente, é possível perceber a mesma situação no que concerne ao problema dos limites entre estética e saúde, em que a perfeição da imagem é priorizada. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave e delicado impasse de contornos específicos, em virtude da má influência midiática e da falta de debate.
Convém ressaltar, a princípio, que a nociva influência da mídia é um fator determinante do óbice. Conforme Pierre Bourdieu, o qual afirma que um instrumento de democracia não deve ser convertido em um mecanismo de opressão. Dessa forma, a mídia como um mecanismo de democracia deveria incentivar a aceitação do corpo. Entretanto, o corpo perfeito é exaltado por uma indústria midiática que impulsiona o desejo de uma aparência inexistência e inalcançável, assim a falsa realidade idealizada por Debord permanece.
Outro impecilho existente, é a ausência de diálogos sobre o tema. Afinal, segundo Habermas a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Portanto, para que a temática seja resolvida é necessário debater sobre, principalmente quando as principais vítimas são jovens em períodos de descobertas, os quais sem orientação adequada acabam por colocar a própria vida em risco, com remédios ilícitos e cirurgias desnecessárias.
Logo,medidas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, urge que o Ministério da Saúde juntamente com o MEC desenvolvam palestras em escolas, para jovens de Ensino Médio, por meio de entrevistas com pessoas que passaram pela mesma situação, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas nas redes sociais dos Ministérios, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre os limites da estética e atingir um público maior. Por fim, é preciso que a sociedade brasileira olhe a temática como de fato um problema que precisa ser resolvido.
Maria Melo
nega adorei que você colocou 2 núcleos que serão desenvolvidos eu na introdução assim que eu citasse o livro eu faria um conectivo como ” fora da ficção,esse problema é visível na sociedade brasileira”.
seu primeiro desenvolvimento ficou MUITO BOM, parabéns
Porém, invés de vc citar outro filósofo no desenvolvimento 2 seria legal vc ter colocado um dado pra ficar concreto o que você disse
sua intervenção ficou muito boa também e boa sorte sz
lucas2002
sua redação na minha opinião, está muito boa. Embora haja muitos as ultimas linhas dos parágrafos estejam um pouco pequenas, o que é muito ruim para a estética do texto, o demais (introdução,D1,D2 e conclusão) estão muito bom, embora haja pequenos erros envolvendo as leis da gramatican, sua redação está ótima!
Júlio;)
OBS: Você deve em todos os parágrafos redacionais, citar os núcleos apresentados no tema ( que no caso são limites, estética e saúde). Caso isso não seja feito, você pode cometer desvios ou até mesmo tangencia (falar apenas de um núcleo temático deixando os outros de mão).
INTRODUÇÃO: FOI BEM Contextualizada, porém não entendi muito bem o primeiro fragmento de texto ” a configuração de um grave e delicado impasse de contornos específicos”… sinto que ele não estava bem realçado no decorrer da redação (Desenvolvimento)
DESENVOLVIMENTO 1: Citou todos os núcleos e argumentou bem, mas fugiu um pouquinho rsrs
DESENVOLVIMENTO 2: Gostei de você ter citado Habermas, porém nesse parágrafo sinto que você desviou um pouquinho também
CONCLUSÃO: Foi bastante detalhada e bem desenvolvida, creio que a ultima frase, você pudesse citar algo em referencia á contextualização da introdução, exemplo : “Dessa forma, um limite seria estabelecido à estética corporal, indo contra a sociedade espetacular de Guy Debord.”
COMPETÊNCIA 1 : 120
COMPETÊNCIA 2 : 140
COMPETÊNCIA 3 : 160
COMPETÊNCIA 4 : 160
COMPETÊNCIA 5 : 160
TOTAL: 740
;)
Eu também sou estudante, caso tenha dúvidas sobre a questão da nota estabelecida á redação, usei as competências da redação que estão no site GOV.BR, caso tenha dúvidas, copie e acesse o link do site abaixo
http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Bons estudos :) e espero que eu tenha ajudado… SZ
Tamara Táfila Santos Fialho
Bom dia. Achei interessantíssima sua redação ! Inicialmente você fez uma boa introdução, logo após vieram os desenvolvimentos e estão bem trabalhados, contudo lhe deixo uma dica:cuidado para não tangenciar e sair do foco do tema proposto. Conclusão :excelente, não tenho o que dizer. Parabéns e continue assim, progresso sempre para você. Espero ter ajudado
manuelamartinez
Olá, boa noite. Gostei muito da rua redação, em geral quase nada para pontuar, só desvios de pontuação. Achei excelente introdução, mas no lugar de ”Igualmente…”, eu colocaria ”Embora tal narrativa seja ficcional” ou ”Fora da ficção”, outro ponto é que pro Enem é interessante tu relacionar e falar que a problemática é no Brasil, mas se não for enem, ok!
Os desenvolvimentos estão bem argumentados com as citações, é importante desenvolver depois da citação e tu fizeste isso muito bem!
Proposta tá 200!! Tem agentes, ação, meio, detalhamento e finalidade. Em geral eu gostei muito, daria mais de 900 fácil! Parabéns e siga estudando!!!!
Anaamoreira
Alguns erros de pontuação e de gramática.Ótima citação, com argumentos bem amarrados. Tente ir direto ao ponto, palavras. Bom uso de consecutivos. Alguns parágrafos longos com muitos argumentos e outros pequenos. Proposta de intervenção de acordo com os critérios do Enem.
Competência 1: 140
Competência 2: 180
Competência 3: 200
Competência 3: 180
Competência 5: 200
Total: 900