Liberdade significa condição inerente do indivíduo livre, assim como a independência ou também como a capacidade de agir por si mesmo. Dividida sob óticas distintas, a liberdade pode ser considerada negativa, que nada mais é do que a ausência de restrições e impedimentos, como também pode ser considerada positiva, que significa posse de direitos, sejam eles civis ou políticos.
De acordo com John Locke, importante filósofo ligado ao liberalismo, a liberdade enquanto política, ou seja, na coletividade dos indivíduos, só seria possível através do contrato social. Esse contrato social é a capacidade do Estado em administrar os conflitos entre os indivíduos e tornar possível a convivência entre eles, isso porque, esses indivíduos em seu estado natural criariam conflitos e resolveriam de acordo com as suas próprias convicções, gerando o que se chama de “olho por olho e dente por dente”.
Esse contrato social celebrado entre o indivíduo e o Estado, foi o que permitiu o acesso a liberdade positiva, que tem como fundamento a posse de direitos. Antes de ser positivada efetivamente na atual Constituição da República Federativa do Brasil, a liberdade era considerada um direito de primeira dimensão, isso porque, o indivíduo primeiramente necessita ser livre para ter acesso a qualquer outro direito. Depois de ser efetivamente positivado na Carta Magna, o direito à liberdade permitiu que o indivíduo pudesse ter acesso a outros direitos, como exemplo o direito à propriedade, que só pode ser exercido e protegido devido ao contrato social antes celebrado entre o indivíduo e o Estado. O objetivo do Estado nessa relação seria exercido com a sua mínima intervenção, atuando apenas para dirimir conflitos e garantindo o direito à propriedade.
A democracia também é um importante instrumento para que a liberdade política seja colocada em prática, isso porque, sem liberdade não há democracia e muito menos a livre participação política. Estabelecido o Estado Democrático de Direito, através da liberdade existe a possibilidade do acesso a outros direitos positivados na Constituição, mas nada disso seria possível sem a discussão e a garantia básica do indivíduo de ser livre. Através da liberdade temos o acesso à democracia, que por sua vez é colocada em prática através das instituições estatais, instituições essas que limitam ou estimulam o comportamento do indivíduo.
Logo, sob análise, verifica-se a importância da liberdade do indivíduo e do coletivo, seja como estado de espírito ou como um direito positivado na Carta Magna, considerado via de acesso a outros direitos e instrumento viabilizador do contrato social entre as pessoas e o Estado, que por sua vez permite a estabilidade e a segurança de uma vida em sociedade.
gabrielaxstudies
Oi, tudo bem com você? Espero que sim, olha eu dei uma lida na sua redação e essa é a minha opinião sobre ela. PS.: NÃO SOU PROFISSIONAL NA ÁREA, mas espero que as minhas observações te ajude.
NOTA TOTAL: 840
Competência 1 – NOTA: 200
Você escreve muito bem Nathalia, e faz um perfeito uso das palavras, e como eu só pude notar um erro no seu texto, eu pude te dar a maior nota nessa competência.
– “foi o que permitiu o acesso a liberdade positiva”: foi o que permitiu o acesso à liberdade positiva
Competência 2 – NOTA: 200
Nesta competência, apesar de você ter feito 5 parágrafos, o que não é o usual, eu compreendi o motivo e preferi te dar 200 novamente.
Competência 3 – NOTA: 200
Nathalia, foi capaz perfeitamente de selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 – NOTA: 120
Para tirar o nota toda nessa competência, o texto precisa ter 1 conectivo dentro de cada parágrafo e 2 conectivos inter paragrafais, ou seja, 2 parágrafos tem que começar por um conectivo. E o seu texto não cumpriu adequadamente essa necessidade, apesar da coesão textual que ele apresenta.
Competência 5 – NOTA: 120
Em virtude do seu texto não ter uma proposta de intervenção, eu tive que adaptar a forma em que eu analiso o último parágrafo, ou o parágrafo de conclusão. Dessa forma, pude notar que você soube sintetizar o seu texto e consolidar a sua opinião.
Myleppinheiro
Olá, boa noite!
Estude mais sobre os textos argumentativo- dissertativo.
Desenvolvimento 2: achei que faltou tópico frasal, para deixar o texto digamos que “amarado”.
Intervenção: falto elementos, lembre-se que na conclusão deve ter os 5 elementos:
1quem? ❌
2 o que? ❌
3 por meio de que? ❌
4 detalhamento ✅
5 para quê ?❌
CUIDADO ⚠️
Nota: 680
Continue trabalhando, você chegará lá! ❤️❤️❤️