Leitura nas escolas do Brasil

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No mangá japonês “Chainsaw Man”, escrito por Tatsuki Fujimoto, nos é apresentada uma ótica crítica à ausência do incentivo no desenvolvimento da leitura do protagonista “Denji”. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto da obra, é evidente o grave problema referente a leitura nas escolas brasileiras. Tendo em vista que, o analfabetismo precário em conjunto com o desinteresse na leitura, são graves problemas no âmbito nacional. Diante do exposto, fica nítida a importância da leitura nas escolas do Brasil.

Sob essa ótica, é notório que o analfabetismo é um grave problema não só local, mas global. No que se concerne, uma pesquisa realizada pelo IBGE(Índice Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de analfabetismo na população com 15 anos ou mais, é de 7%. Nessa visão, é perceptível o crescimento do número de estudantes analfabetos nas escolas brasileiras. Ademais, o analfabetismo traz consigo não só um baixo nível no desenvolvimento desses estudantes, mas também a exclusão do meio social. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.

Outrossim, o desinteresse dos estudantes na leitura é nitidamente perceptível. Conforme cita o educador Paulo Freire, na frase “Educação muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo”. De modo que, a falta de incentivo a leitura nas escolas nacionais, é um grave fator para a decadência dos estudantes. Com isso, os indivíduos que não leem, tornam-se mais propícios a passarem por situações de estresse e humilhação na sociedade. Por conseguinte, é indispensável à necessidade de solucionar tal problema.

Nota-se, portanto, que ao entender que a ausência da leitura nas escolas do Brasil está diretamente ligado ao analfabetismo e o desinteresse dos jovens em ler, é tempo de combater esse grave problema. Assim, cabe ao Governo Federal em conjunto com o Ministério da Educação, a criação de políticas públicas e propagandas que visem despertar o interesse dos estudantes na leitura. Tal ação deverá ocorrer através da criação de projetos educacionais, os quais deverão ser divulgados por meio de parcerias com empresas de telecomunicações junto às empresas de mídias sociais, de modo a mitigar impactos gerados pela ausência de leitura nas escolas do Brasil. Afinal, assim como é apresentado no mangá “Chainsaw Man”, é necessário combater o analfabetismo e estimular o interesse a leitura dos estudantes brasileiros.

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2 Correções

  1. Vamos a correção
    A sua redação eu achei ótima, só com alguns erros de fácil resolução
    INTRODUÇÃO
    Seu repertório está bom está relacionado com o tema,depois vc ligou com o tema que ficou perfeito, sua tese está boa, só a frase final que não ficou muito boa e deveria ser substituída por outra. E teve repetição de palavras como o “Grave problema” e devem ser substituída por outros sinônimos

    Desenvolvimento 1
    Começou com uma repetição de palavra: a ótica já tinha sido citada na introdução, começou bem com o tópico frasal, mas o global acho que não deu muito certo ali, pois o seu repertório só falou do Brasil..
    Seu repertório está bom mas faltou relacionar com o tema( leitura da escola do Brasil) o seu desenvolvimento só falou do analfabetismo, mas não falou sobre o tema.

    Desenvolvimento 2

    Ainda pode repetição de palavras como o perceptível e grave, seu repertório é bom,mas esse “de modo que” não está relacionando com o tema, deve ser trocado por outro conectivo, tirando isso foi relacionado com o tema, mas sentir falta de desenvolver mais o seu argumento como “tornam-se mais propícios a passarem por situações de estresse e humilhação na sociedade” podia dá alguns exemplos disso.

    Conclusão
    Ocorre repetição de palavra como portanto,grave, problema, no mais sua conclusão está boa.

    Só melhora esses erros que logo logo vira 900+
    Bons estudos

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  2. Vamos lá!!

    Correções:
    Parágrafo 1, linha 1: Substitua o “nos é apresentada” por “é apresentadO” ou, “é retratadO”.
    Parágrafo 2: Excelente conectivo e desenvolvimento.
    Parágrafo 3, linha 2: À leitura, com crase. Linha 4: A necessidade, sem crase.
    Parágrafo 4, linha 1: Diretamente ligadA. Linha 2: Pode substituir a palavra problema por “óbice, problemática, entrave”.
    “é tempo de combater esse grave problema” poderia ser substituído por: urge o combate desse óbice, ou dessa problemática.
    Excelente fechamento de texto.

    Comentário:
    Texto muito bom, com excelente repertório cultural e retomada de tese.
    Atente-se: Repetição de palavras.

    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200

    Total: 920

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