No filme “Beautiful Boy” de 2018, estrelado por Steve carell, retrata a luta de um pai e seu filho contra as drogas, uma luta que é perdida diversas vezes pelo filho, levando-o a reabilitação. Em paralelo, muitas famílias brasileiras sofrem com viciados em maconha e outras drogas, mas nos últimos anos uma discussão vem crescendo sobre o uso da Cannabis para fins medicinais. Analisando em síntese, Pode-se destacar alguns pontos: a real necessidade de uma flexibilização maior e a falta de infraestrutura no Brasil para tal prática.
Diante desse cenário, tem-se que analisar os fatos ocorridos. Segundo o Jornal de Brasília, o país já exporta esse tipo de medicamento (Cannabis) e utiliza em tratamentos. Isso coloca em evidência a real necessidade de ter uma flexibilização mais ampla, pois a Cannabis já é usada para tratamento no Brasil e em diversos países. Ademais, uma maior flexibilização poderá culminar em um certo desvio do produto, apesar de não ser muito rentável para quem se corrompe a essa prática, o afrouxamento das leis poderá ter um impacto enorme no futuro.
Por outro lado, observando tais situações, é imprescindível acrescentar que o Brasil sofre há anos com problemas relacionado a droga. Dados da Unifesp diz que o Brasil é segundo consumidor mundial de substâncias entorpecente e seus derivados. Em posse dessa informação, fica evidente que o Brasil não tem uma infraestrutura adequada para uma maior flexibilização, pois mesmo sem ter essa maior liberação, o Brasil já está entre os países mais consumidores de substâncias entorpecentes, o que poderá se agravar e muito com afrouxamento das leis e sem uma infraestrutura adequada.
Contudo, faz-se necessário a atuação do Ministério da Saúde juntamente com a Anvisa, na condição de garantia a saúde da população, com o objetivo de dar maior atenção e facilidade de acesso para tais medicamentos, por meio de leis para sua exportação e importação, assim como seu uso em tratamentos. Garantindo que a Cannabis medicinal seja usada devidamente e exclusivamente em hospitais e para tratamentos de doenças, assim adaptando-se para uma maior flexibilização e facilidade de acesso, tornando o Brasil um exemplo de equidade e saúde pública.
OBS: NÃO QUERO NOTA, APENAS SUGESTÕES.
Thamirysbds
Boa tarde, querido
INTRO————————————————
–> introdução por citação: filme Beautiful Boy ✔️
–> tese: ” Em paralelo, muitas famílias brasileiras sofrem com viciados em maconha e outras drogas, mas nos últimos anos uma discussão vem crescendo sobre o uso da Cannabis para fins medicinais” ✔️
–> 1° problemática: necessidade de uma flexibilização maior ✔️
–> 2° problemática: falta de infraestrutura no Brasil ✔️
OBS:
-> ‘Carell’ com inicial maiúscula (nome próprio)
-> repetição (luta, filho): “retrata a luta de um pai e seu filho contra as drogas, uma luta que é perdida diversas vezes pelo filho….”
-> ausência de crase: “…à reabilitação.”
-> ausência de isolamento entre vírgulas (adjunto adverbial): “…mas, nos últimos anos, uma discussão…”
-> procure especificar “Cannabis”, visto que é um nome científico
-> ‘pode-se’ não precisa de inicial maiuscula
|FEEDBACK|
Sua introdução está muito boa, você respeitou o modelo exigido pelo enem, trazendo todos os requisitos necessários. Porém, se você está DEFENDENDO o uso da maconha para fins medicinais, por que citar na introdução um filme que mostra as drogas como algo negativo na vida de uma família ?? A intro é onde você vai apresentar, brevemente o assunto que será tratado no texto, meu conselho é trazer algo que se encaixe melhor com a temática. Apesar de um pouco desconexo, não ficou errado, pois na sua tese, você trouxe um conectivo de contraposição “mas”. Atente-se, também, para uma melhor organização das suas palavras, sendo mais objetivo e atentando-se à pontuação.
D1 (necessidade de uma flexibilização maior) ————————————————
–> introdução da ideia: “tem-se que analisar os fatos ocorridos” – que fatos? ❓ (vago)
–> citação: Jornal de Brasília ✔️
–> afirmação: “Isso coloca em evidência a real necessidade de ter uma flexibilização mais ampla, pois a Cannabis já é usada para tratamento no Brasil e em diversos países” – que tratamentos ? ❓ (ideia vaga)
–> opinião: “Ademais, uma maior flexibilização poderá culminar em um certo desvio do produto, apesar de não ser muito rentável para quem se corrompe a essa prática […] no futuro.” – que prática ? o corropimento ou o tratamento ? ❓ (ambiguidade)
OBS:
-> repetição (flexibilização, tratamento)
-> evite deixar suas ideias soltas, como no seu fechamento: ” o afrouxamento das leis poderá ter um impacto enorme no futuro.” que impacto seria esse ? Você não deixou claro isso no seu D1 e nem fez algum encaminhamento a ser explicado no D2
|FEEDBACK|
É notório a ideia que você quis passar no seu parágrafo, mostrando a Cannabis como algo bom para o tratamento. Note que, em momento algum, você especificou que tipo de tratamentos seriam esses, apenas reforçou que tal droga era bastante utilizada, reforçou tanto que houve várias repetições de palavras. Novamente, trabalhe menor a organização das suas ideias a fim de evitar a construção de um parágrafo confuso e trabalhoso de entender.
D2 (falta de infraestrutura no Brasil) ————————————————
–> introdução da ideia: “é imprescindível acrescentar que o Brasil sofre há anos com problemas relacionado a droga” ✔️
–> citação: dados da Unifesp ✔️
–> afirmação / opinião: “fica evidente que o Brasil não tem uma infraestrutura adequada para uma maior flexibilização” ❓ -aqui você acabou de contrariar todo o seu D1
OBS:
-> evite termos rigidos como “é imprescindível”, prefira “é certo”
-> erro de concordância: “problemas relacionado” (relacionados)
-> ausência de crase: “à droga”
-> erro de concordância: “Dados da Unifesp diz” (dizem), prefira “revelam”
-> ausência de artigo: ” o Brasil é (o) segundo consumidor…”
-> erro de concordância: “substâncias entorpecente” (entorpecentes)
-> repetição (Brasil) 4 vezes no mesmo parágrafo
-> repetição de ideias: “o Brasil é segundo consumidor mundial de substâncias entorpecente” e “o Brasil já está entre os países mais consumidores de substâncias entorpecentes” não era necessário, evite “encher linguiça”
|FEEDBACK|
Cuidado com a repetição, seu parágrafo acabou se tornando um como se fosse um grande pleonasmo, uma veja que você repetiu muito suas ideias, bem como as palavras. Além disso, no seu D1 você revela a importância de uma maior flexibilização do uso da maconha, ja no D2 você contraria totalmente a sua propria ideia ja exposta, o que deixou o raciocinio do seu texto muito prejudicado. Organize melhor suas ideias e trabalhe a sua argumentação de maneira pertinente e conexa.
CONCLUSÃO————————————————
-ação: ❓
-meio/modo: por meio de leis para sua exportação e importação
-agente: Ministério da Saúde e Anvisa
-finalidade: dar maior atenção e facilidade de acesso para tais medicamentos, assim como seu uso em tratamentos
-detalhamento: a Cannabis medicinal seja usada devidamente e exclusivamente em hospitais e para tratamentos de doenças, assim adaptando-se para uma maior flexibilização e facilidade de acesso
OBS:
-> “contudo” é um conectivo de contraposição
-> “juntamente com a Anvisa” precisa estar isolado entre vírgulas
|FEEDBACK|
Sua conclusão está muito boa e rica em detalhes. So não consegui identificar o que, de fato, os agentes iriam fazer para a efetivação de tais implementações. Em geral, ficou muito bem detalhada, respeitando os direitos humanos e sendo propostas executáveis.
OBS EM GERAL!
-> evite gerúndio
-> pesquise por sinônimos a fim de evitar a repetição de palavras
-> cuidado com o uso da vírgula e crase
-> trabalhe suas problemáticas como causa/consequência
-> se atende às concordâncias
-> utilize repertórios que caibam no contexto temático, se você está defendendo, traga uma citação que também expresse uma ideia positiva do assunto e vice-versa
-> de maneira alguma repita frases ja ditas, você deve reforçar elas com ideias contextuais
Sua redação está muito boa, trabalhe nas suas ideias e organização. Parabéns! ❤️❤️❤️
Maciel Rodrigues
” Ademais, uma maior flexibilização poderá culminar em um certo desvio do produto, apesar de não ser muito rentável para quem se corrompe a essa prática, o afrouxamento das leis poderá ter um impacto enorme no futuro. ”
1 – Não ficou claro que impacto seria esse ( se será negativo ou positivo). Nem o por que. Nem mesmo a maneira como foi exposto. Afrouxar que Lei? Quem seria beneficiado? E o tráfico não retalharia? Perderia suas vendas e não faria nada a respeito?
2 – A dissertação gira em torno de uma flexibilização e a da falta de estrutura para suprir a tal flexibilização. Mas em nenhum momento fica claro que estrutura é essa. Espaços físicos? Produção? Regulamentação da ANVISA ?
3 – Plural ( 3 parágrafo ). Uso limitado de recursos coesivos.
SheilaAlvesGonçalves
Olá Armando-ar05, tudo bem? Espero que sim.
Bom… Vou explanar alguns pontos da sua redação.
Seu texto ficou legal
Sua introdução ficou boa
Seus dois desenvolvimentos ficaram bons, mas as ideias ficaram meio soltas e você deve estudar mais um pouquinho sobre o uso da vírgula, dos conectivos e da crase
Nessa parte do desenvolvimento -> “Por outro lado, observando tais situações, é imprescindível acrescentar que o Brasil sofre há anos com problemas relacionado a droga.” Você remeteu a algo do passado mas isso ficou vago porque você colocou algo da atualidade.
Nesse trecho -> “Em posse dessa informação, fica evidente que o Brasil não tem uma infraestrutura adequada para uma maior flexibilização, pois mesmo sem ter essa maior liberação, o Brasil já está entre os países mais consumidores de substâncias entorpecentes, o que poderá se agravar e muito com afrouxamento das leis e sem uma infraestrutura adequada.” deu para entender, mas você poderia explicar mais colocando que isso desencadearia um número maior de dependentes
Ao iniciar sua conclusão a palavra “Contudo não é adequada, ficou como se você tivesse negado tudo o que disse antes, você poderia ter usado outros conectivos como: portanto, logo, diante do que foi exposto, desse modo, dessa forma, diante disso…
Sua conclusão ficou boa
Tente explicitar o AGENTE, a AÇÃO, o MEIO OU MODO, a FINALIDADE e o DETALHAMENTO
E é isso, espero ter te ajudado.
Continue escrevendo, você vai longe.
INTRODUÇÃO: “a luta de um pai e seu filho contra as drogas, uma luta que é perdida diversas..” Cuidado com a repetição da palavra “luta”. Que tal trocar por “a luta de um pai e seu filho contra as drogas, que é perdida diversas vezes…” ?
Ademais, sua introdução ficou boa e mostra claramente sua tese.
.
I DESENVOLVIMENTO: Paragrafo um tanto confuso e desconexo. Organize melhor suas ideias e pontos de vista, e escreva de forma mais clara na hora de relacionar com a noticia que você mencionou.
Procure também, usar mais conectivos dentro do texto.
.
II DESENVOLVIMENTO: Também confuso e com um enorme excesso de repetição de palavras.
.
CONCLUSÃO: Ficou boa, clara e detalhada..
.
GERAL: Você escreve bem, possui tese e escolheu bem algumas palavras, mas houve muita repetição destas, inclusive no segundo desenvolvimento… procure ampliar mais seu vocabulário e busque sinônimos na internet, isso irá ajudá-lo bastante.
.
PARABÉNS!!!
[email protected]
Você poderia ter sido mais firme na INTRODUÇÃO, só destacou alguns pontos, quando poderia ter os abordado mais. Na introdução, muita gente, por medo de escassear os argumentos, acaba se furtando de apresentar o viés sob o qual tecerá o texto, o que, na minha opinião, é um grande erro. Faltou crase na quarta linha.
Tanto o seu DESENVOLVIMENTO 1 quanto o 2 foram muito bem feitos. Só acho pertinente revisar os usos da vírgula, vc pecou nisso.
Sua CONCLUSÃO teria sido PERFEITA, se vc ñ tivesse começado com o uso incorreto do conectivo. “Contudo” significa: mas, porém… Poderia ter feito o uso de: portanto, logo.
**Gostei dos repertórios. Minha dica é: revise crase, vírgula e conectivo!!!