Para o filosofo Platão “ De todos os animais, o homem jovem é o mais difícil de lidar´´ tornando assim notório como desde a antiguidade a juventude já era considerada um problema. No entanto mesmo sendo considerados um problema, historicamente a comunidade jovem, foi um importante instrumento para grandes revoluções sociais no Brasil e no mundo.
Primeiramente deve-se ter em vista a importância do jovem na sociedade como um todo, como por exemplo a capacidade do jovem de refletir sobre si mesmo, e sobre as pessoas a sua volta, a capacidade de quebrar tabus, e lutar pelos seus direitos. Ademais notasse como os jovens são capazes de revolucionar positivamente a sociedade como por exemplo durante o século xx, os jovens hippies que foram um marco na historia criando assi uma revolução, e também exemplos atuais como a ativista sueca Gretta Thurberg, a as ativistas brasileiras Mikaelle farias, e Txai Surui, todas elas jovens.
Por outro lado, mesmo em pleno século xxi, por ainda serem considerados imaturos pela sociedade, a juventude brasileira e mundial muitas vezes ainda e impedida de exercer seu papel fundamental na sociedade, ou tem sua voz silenciada, fazendo assim também com que falte representatividade juvenil em diversas áreas, especialmente nas áreas politicas, onde seria o lugar ideal para o jovem expressar suas opiniões e fazer a diferença no mundo. Além disso percebe-se como a falta de respeito com os direitos básicos do jovem como por exemplo a educação. e extremamente prejudicial uma vez que sem a educação de qualidade, os jovens não conseguem exercer uma mudança social, pois como dizia Paulo freire “ se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.´´
Conclui-se portanto que a juventude não é um problema em si, porém sem uma educação de qualidade e sem representatividade juvenil , os jovens acabem se tornando apenas mais um na sociedade, sem fazer revolução, tornando assim notório que medidas precisam ser tomadas. Cabe ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) por meio da elaboração de projetos pedagógicos, promover o protagonismo juvenil, onde todos os jovens tenham voz e também cabe a grande mídia por meio de campanhas promover o interesse do jovem pelos seus direitos e que eles se interessem a ser representatividade para a minoria de jovens oprimidos. fazendo isso os jovens não serão mais um problema, mas sim a solução, eles terão voz e farão revolução, promovendo então um mudança positiva na sociedade.
Rodrigo Frota
Para o filosofo Platão “De todos os animais, o homem jovem é o mais difícil de lidar”(1) tornando assim notório como desde a antiguidade a juventude já era considerada(2) um problema(3). No entanto mesmo sendo considerados(2) um problema(3), historicamente a comunidade (4)jovem, foi um importante instrumento para grandes revoluções sociais no Brasil e no mundo.
(1) , isso torna notório como, desde a antiguidade, a juventude …
(2)/(3) evite repetições
(4) também podia variar o emprego: juventude, jovialidade,… sinônimos, pronomes, etc.
A ideia no geral é boa, mas seu texto tá meio desorganizado e com erros de gramática e sintaxe. Colha as opiniões nas correções e continue praticando.
Heloisam.studies
PRIMEIRO PARÁGRAFO: Senti falta de uma frase de finalização, pois dessa forma a introdução se mostrou desconexa do restante da redação.
SEGUNDO PARÁGRAFO: Após conectivo sempre deve-se usar vírgula. Erro gramatical: notasse (CORRETO: NOTA-SE) . Ao usar a expressão: Como , por exemplo, você não colocou as vírgulas necessárias. De maneira geral foram usados diversos repertórios no final do parágrafo, o que deixou ele confuso. Senti falta de uma frase de finalização. Senti falta de uma especificação de como o jovem adquiriu as habilidades citadas.
TERCEIRO PARÁGRAFO: Achei ele excelente, acredito ter faltado um pequeno resgate do tema na primeira linha.
QUARTO PARÁGRAFO: Erros de concordância, períodos muito longos e falta de frase de finalização.
Laysaa0
Olá, tudo bem?
A sua redação há muitos pontos positivos, tais como:
– Boa argumentação
– ótima proposta de intervenção
– uso de contextos históricos e filósofos
Mas há alguns negativos:
– Erro de ortografia
– falta de organização textual
– pouco desenvolvimento de alguns argumentos
Busque melhorar a sua introdução, os argumentos dos desenvolvimentos e preste atenção nas palavras.
espero ter ajudado!!