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JUVENTUDE E ALCOOLISMO: PROBLEMA SOCIAL?

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           O número de mortos por acidentes causados por motoristas alcoolizados vem crescendo significavelmente, boa parte desses condutores são jovens. Alguns não possuem conhecimento do perigo que é conduzir um veículo alcoolizado. Esse problema precisa acabar. Com a ajuda da sociedade e instituições de ensino, atuando como conscientizadores, já que coloca em risco a segurança de todos, sejam como pedestres ou condutores.

           Boa parte da sociedade mundial é jovem, adultos imaturos, que acabam de iniciar suas vidas independente, que querem ‘curtir’ sem calcular o tamanho do perigo em algumas aventuras. A questão do álcool ser legalizado, leva muitos jovens a consumirem sem moderação e não perceber o tamanho do perigo que corre.

As escolas promovem campanhas de combate as drogas como o PROERD, mas acaba não questionando os problemas que trazem o álcool (que também é uma droga, mas legalizada), como mudanças de comportamento, perdas de memórias, ações impulsivas etc. Então o destaque a esses requisitos são importantes na vida das crianças, para que elas saibam do perigo que pode ocorrer se elas ingerir bebidas irresponsavelmente.

Os pais também pode impedir problemas mais sérios na vida dos seus filhos e na sociedade em geral, já que alguns jovens ainda não sabem que com a liberdade exige responsabilidades. A sociedade também precisa impor limites para todos, principalmente no transito, para garantir segurança para todas as pessoas que precisam sair de casa.

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5 Correções

  1. Olá Haylla!!
    Vim aqui retribuir sua correção, embora eu discorde de algumas justificativas 😂.
    Vamos lá!
    Farei uma análise por parágrafos da sua redação:
    INTRODUÇÃO:
    Sua introdução está boa, cumpre o papel de introduzir o tema. Porém, você cometeu erros de pontuação, você coloca ponto onde, de acordo com sua construção sintática, estão incorretos.
    Como exemplo: “Alguns não possuem conhecimento do” essa oração está completando a oração anterior, então ela não deveria estar fragmentada por um ponto. A não ser que você tivesse colocado um conectivo que conseguisse fazer sua oração ficar coordenada.
    Você não apresenta um repertório sócio-cultural na sua introdução, e não apresenta uma boa contextualização, além disso, achei sua tese muito frágil.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    Seu D1 está bom, com uma argumentação ok, mas não legitimada.
    Você não comprovou nenhum dos fatos que você citou, então você precisa de usar alguma citação, ou dado, ou fato que comprove seu ponto de vista.
    Cuidado com a repetição da palavra jovens.
    Aqui temos um erro comum de regência e de vírgula: “A questão do álcool ser legalizado, leva muitos jovens a consumirem” essa vírgula não existe, pois está separando sujeito de predicado, e o verbo consumir retoma “A questão” então deveria estar no singular.
    Suas ideias não estão conectadas, então use conjunções para que você consiga ligar as ideias e seu texto ficar coeso.
    DESENVOLVIMENTO 2:
    Seu D2 traz um repertório, mas seu repertório está errado, pois no Proerd é, também, ensinado sobre o álcool.
    Mesmo você trazendo bons argumentos seu repertório errado não comprova seu ponto de vista, mas sim refuta ele.
    CONCLUSÃO:
    Para uma conclusão 200 precisamos: Agente (quem fazer?), Ação (oque fazer?) Modo (como fazer) finalidade (pra que fazer?) E detalhamento de um dos elementos.
    Você tem uma proposta com agente (sociedade) ação (impor limites) e finalidade (para garantir segurança).
    Sua redação está um pouco abaixo da média, mas seguindo as dicas que te dei, principalmente de encaixar repertório nós seus argumentos você consegue melhorar.
    NOTAS:
    C1-80 (A competência 1 avalia gramática, sua você comete erros graves como o de concordância e você também comete erros de pontuação)
    C2-80 (A competência 2 avalia repertório, avalia se está no modelo dissertativo argumentativo e avalia abordagem do tema. Você tem pouco repertório, tem um repertório contraditório e a abordagem está frágil)
    C3-120 (a competência 3 avalia estrutura, coerência nas ideias e a sua qualidade da argumentação. Você tem uma argumentação contraditória, sua estrutura está confusa e a suas ideias estão um pouco confusa).
    C4-120 (A competência 4 avalia uso de conectivos (conjunções) e repetição de palavras. Você usa poucos conectivos para ligar suas ideias e isso compromete k entendimento do texto, assim como você repete algumas palavras.
    C5- 120 (A competência 5 avalia sua capacidade de solucionar o problema através de: agente, ação, modo, finalidade e detalhamento 40 pontos para cada elemento. Você tem: finalidade, agente e ação).
    (Uma coisa que muita gente não sabe, a correção do Enem é feita de 40 em 40 pontos, então as notas que um corretor pode dar é: 200, 160, 120, 80, 40 e 0. Em caso de notas como 180, 140… Houve discordância entre os corretores do Enem (isso pq para cada redação são feitas no mínimo 2 correções). E foi feito uma média entre a correção dos outros, por exemplo o 180- 200+160=380/2=180).
    Nota:520.
    Espero ter te ajudado.
    Sugiro a você esses vídeos:
    O primeiro será do quadro do “Me Salva!” que irá te ajudar muito a melhorar em todos os aspectos da sua redação, principalmente a compreender as competências do Enem.
    O segundo será para você melhorar a sua argumentação.

    https://youtu.be/467a8fZSaSc
    Me desculpe qqr coisa.

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  2. Boa noite Haylla, irei corrigir de acordo com a grade do ENEM
    COMP I – GRAMÁTICA: 80. Há pouquíssimos erro gramaticais como “significavelmente”, mas há um erro grave que é de concordância em sua proposta de intervenção e isso é visto de maneira muito ruim pelo corretores do ENEM.
    COMP II – ARGUMENTAÇÃO: 120. Senti a falta de um “argumento completo”, isto é que retome sua tese, a desenvolva, e ,posteriormente, a conclua. Além de ser um desenvolvimento previsível do tema.
    COMP III – ESTRUTURA: 120. Em decorrência de uma tese pouco clara, seu ponto de vista não é muito claro, e sua argumentação é muito dispersa, isto é, não tendo um foco argumentativo.
    COMP IV – COESÃO: 40. Sua articulação é feita de forma precária. Há a ausência de conectivos, e a palavra “jovem” é repetida diversas vezes, utilize repertório vocabular. Por fim, os períodos são muito longos, prejudicando a coerência e leitura do texto.
    COMP V – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: 0. Há somente um ideia solta. Tenha uma proposta com Agente, Ação, Meio, Modo, Finalidade e Detalhamento.
    TOTAL: 360
    Procure ler redações notas mil desse tema, e reescreva sua redação.
    Espero ter ajudado! : )

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  3. para que elas saibam do perigo que pode ocorrer se elas ingerir bebidas irresponsavelmente. (Nessa frase a erro de plural, o correto é “se elas ingerirem bebidas”)
    Os pais também pode impedir problemas (erro de plural “podem”)
    Alguns não possuem conhecimento do perigo que é conduzir um veículo alcoolizado. (essa frase não condiz porque para tirar habilitação a pessoa passa pelo estudo da legislação de trânsito, dirigir alcoolizado é infração gravíssima.)

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  4. Boa tarde Haylla! Seguem minhas observações:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – Existem erros de concordância/conjugação.
    ex.: se elas ingerir – ingerirem
    ex.: Os pais também pode impedir – podem
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    O tema é álcool e juventude mas percebi uma abordagem voltada para criança, talvez porque o pensamento era de que se educar a criança e refletir na adolescência, mas ficou confuso. Depois citou adulto imaturo.
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Faltou citação, exemplo, a localização geográfica está solta, não identifiquei uma opinião embasada.
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    “. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.” Use as palavras de ligação.
    5. Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos – agente, meio, ação, detalhamento e finalidade.
    A ideia da intervenção existe mas precisa estar estruturada com os agentes. Quem como onde? não pode ser só uma ideia solta. Tem que ser algo como uma sugestão completa para solucionar o problema.
    ============================
    Redação nota 1000
    http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/40141-redacao-nota-mil
    Força e coragem!!! siga caminhando!

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  5. Olá Haylla, essa é minha primeira correção, mas espero que consiga te ajudar e parabéns pela escolha do tema, é algo que infelizmente há muito atualmente e então é importante a discussão do mesmo.
    Primeiramente, há um errinho na palavra “significavelmente”, pois o correto é “significativamente”. Além disso, você colocou que o problema precisa acabar mas não esclareceu o porquê ele tem que acabar, não esclareceu a informação, ficou algo vago, então é aconselhável que explique os motivos.
    Posteriormente, o segundo parágrafo está bom mas ainda há falta de esclarecimento nas informações. Lembre-se: quanto mais você explica a informação, mais mostra que você tem conhecimento acerca do que está falando. Portanto, você pode esclarecer quais são esses perigos ao consumir eme excesso bebidas alcoólicas e se aprofunde mais no assunto mesmo que vá explicar no próximo senão fica algo vago.
    No terceiro parágrafo há inicialmente um problema de regência por conta da falta da crase em “combate às drogas”. Ademais, você se esqueceu de colocar o que é o PROERD, colocou apenas as iniciais mas não falou o que essas letras significam, que é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O argumento ficou consistente e bom, tirando as questões citadas.
    Por fim, na conclusão você já foi direto na proposta de intervenção, para a sua redação ficar mais “bonita” você poderia inicial com algo como “Portanto, nota-se que para resolver a problemática é necessário que…” e de início há problema de concordância pois “pais” devem concordar com o verbo, então o correto seria “Os pais também podem…”. Sua segunda proposta na conclusão poderia ser mais aprofundada e você pode usar “cidadãos que precisam trabalhar ou estudar” pois a maioria das pessoas precisam sair de casa e trânsito tem o acento circunflexo que provavelmente na escrita você esqueceu.
    Tirando esses erros e desvios gramaticais, você teve bons argumentos, mas é de grande importância que busque mais informações para que seus argumentos sejam consistentes e fortes.
    Espero que tenha ajudado! :)

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