Jovem desinteressado em seu período escolar: uma raiz do analfabetismo funcional

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Tema: Analfabetismo Funcional.

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo, e sim a reação a elas. Sob tal ótica, diante da permanência de analfabetos funcionais dentre a sociedade, torna-se evidente que o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora a falta de interesse dos jovens, gerando, como efeito, pessoas com dificuldades de leitura. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, com o intuito de incentivar reações positivas defronte à problemática.

Em primeiro plano, é axiomático a contribuição do desinteresse dos jovens à perenização desse quadro deletério. Consoante às informações da plataforma de notícias Uol, 3,5 milhões de alunos abandonaram a escola em 2018. Destarte, fica claro que o acesso a um contexto onde grande parte da população integre o sistema de ensino e consequentemente não se torne um analfabeto funcional, não é um recurso democraticamente pleno no Brasil.

Torna-se irrefutável, em segundo plano, a íntima relação do surgimento de pessoas com dificuldades de leitura com a causa supracitada. Conforme à plataforma de notícias da empresa Globo, 3 a cada 10 pessoas, no Brasil, são analfabetos funcionais. À luz dessa perspectiva, é inaceitável que uma população com quase 200 milhões de habitantes sofra com um contingente tão elevado de pessoas com essa deficiência escolar, sendo mister a implementação de ações a fim de mitigar esse imbróglio.

Depreende-se, portanto, a premência de medidas com o fito de liquidar esse impasse. Para isso, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, por intermédio da alteração na Base Nacional Comum Curricular, adicionar a disciplina de Educação Integrativa, a qual visará interligar as matérias lecionadas com a aplicabilidade no cotidiano, além de demonstrar a importância de cada uma. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.

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2 Correções

  1. Gostei da forma que interligou os assuntos, colocando pelo meio dados de sites jornalísticos e da forma que na maior parte do texto não usou palavras tão complicadas para compôr sua redação.
    Assim facilitando o compreendimento de várias faixas etária lerem a sua redação e não ficarem confusos sobre o assunto tratado no texto.

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  2. Jovem desinteressado em seu período escolar: uma raiz do analfabetismo funcional (título grande, será que cabe numa linha? poderia encurtá-lo)

    Tema: Analfabetismo Funcional.

    Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo(,) e sim a reação a elas. Sob tal ótica(óptica), diante da permanência de analfabetos funcionais dentre(retira o “dentre”, não será preciso) a(na) sociedade, torna-se evidente que o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora a falta de interesse dos jovens, gerando, como efeito, pessoas com dificuldades de leitura. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, com o intuito de incentivar reações positivas defronte à problemática.

    – tem palavras que foram usadas, mas que poderiam ser substituídas por algo mais claro, coeso e funcional. gostei da introdução, mas procure outro sociólogo, caso seja possível, Bauman está muito recitado, claro que, se souber usar, não haverá problema. só uma dica! quanto à tese: você expõe a falta de interesse que é um motivo pela atual conjuntura nos espaços e a necessidade de análise a incentivo positivo.

    Em primeiro plano, é axiomático (seu texto pode perder contributo com termos rebuscados, não está pra tanto, mas a progressão do texto e leitura, analisam-se bem que sim) a contribuição do desinteresse dos jovens à perenização desse quadro deletério (opa!). Consoante às informações da plataforma de notícias Uol, 3,5 milhões de alunos abandonaram a escola em 2018. Destarte, fica claro que o acesso a um contexto onde grande parte da população integre o sistema de ensino e consequentemente não se torne um analfabeto funcional, não é um recurso democraticamente pleno no Brasil.

    – e por que não é um recurso democrático pleno? explore mais, está bom!

    Torna-se irrefutável, em segundo plano, a íntima relação do surgimento de pessoas com dificuldades de leitura com a causa supracitada. Conforme à plataforma de notícias da empresa Globo, 3 a cada 10 pessoas, no Brasil, são analfabetos funcionais. À luz dessa perspectiva, é inaceitável que uma população com quase 200 milhões de habitantes sofra com um contingente tão elevado de pessoas com essa deficiência escolar, sendo mister (opa!) a implementação de ações a fim de mitigar esse imbróglio.

    – no fim, usou duas empresas, brinque com outras áreas do conhecimento, use um jornal além de sites ou revistas (independente de ser virtual ou não, muda a ideia da mesma).

    – agora, o ponto final, dá ideia de progressão para a conclusão, excelente!

    Depreende-se, portanto, a premência de medidas com o fito (opa!) de liquidar (poderia substituir por outro menos aparentemente agressivo) esse impasse. Para isso, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, por intermédio da alteração na Base Nacional Comum Curricular, adicionar a disciplina de Educação Integrativa (e qual seria o objetivo de mudar a base nacional comum curricular? detalhe mais aqui em relação à educação integrativa, como matéria importante e expressa), a qual visará interligar as matérias lecionadas com a aplicabilidade no cotidiano (fantástico, mas para isso, não somente o ministério acentua, bem como todo corpo coletivo que atua em progresso e reger em sala e gerenciamento nas escolas, por isso, reafirme-os aqui), além de demonstrar a importância de cada uma. (onde será feito o processo? diga, pode ser besteira, mas é necessário!) Quiçá (opa!), assim, tal hiato reverter-se-á (opa!), (fazendo “jus”, deveras – opa! usa muito rebuscado, clareie mais e limpe a margem das palavras), àquilo que fora apregoado por Bauman.

    – bom posicionamento, boas ideias, mas se possível, ponha mais uma solução. uma bem feita, claro, assegura, mas tem que ser bem feita, específica ao termo e intensa no seu poderio. Bauman poderia fechar com maior atuação aqui, sinto que caiu de paraquedas, mesmo com a citação lá em cima na introdução.

    obs: opa! = sentido rebuscado.

    C1- 160
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 160

    Espero que possa ter contribuído! Peço desculpas por qualquer evento.

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