Jogos eletrônicos: quais efeitos eles podem causar

  • 1

Conforme o resultado da pesquisa do NPD Group, os games estão entre as principais atividades dos adolescentes e jovens: cerca de 87% da população brasileira joga algo nas mais diversas plataformas, sejam Pcs, dispositivos móveis. Dessa forma, esse dado estatístico demostra o quanto os jogos eletrônicos se populatizou entre os jovens, nos últimos anos. Assim, é plausível ressaltar que esse novo cenário contemporâneo tem-se seus prols e contras, que precisa de ser mais debatido no meio social, para que a sociedade saibam lidar com a situação da melhor forma possível.

A príncipio, toma por iniciativa analisar os benefícios e máleficios dos videogames na vida das pessoas. Segundo o site Exame.com, os exemplos do lado bom de jogar são desenvolvimento da criatividade, agilidade no raciocínio, melhor percepção da realidade e os exemplos do contra se destaca o sedentarismo, pouco rendimento escolar e pode levar a obesidade. Logo, como o mundo dos games está cada vez mais presente na sociedade, é importante que a população fique preparada de forma correta à essa nova realidade.

Ademais, a falta de debate acerca os jogos eletrônicos e quais efeitos eles podem causar nos jovens é uma barreira para maximizar o uso consciente dessas tecnologias. Consoante o renomado filósofo e sociológo Jürgen Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação, nesse ângulo, optando por usar a ação comunicativa há como resultado a mudança efetiva na interação entre as pessoas e jogos eletrônicos de forma à proporcionar apenas benefícios aos jogadores.

Portanto, em vista do posicionamento assumido, o Ministério da Educação deve elaborar palestras a respeito do que foi escrito no texto por meio de investimentos e participação de profissionais, como médicos e psicologos na mídia social e nas escolas com a finalidade de não gerar efeitos negativos ao que tange videogame na vida dos jovens. Com tal medida é possível que à população jovem jogem de forma consciente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei do tema e principalmente da forma como voce abordou trazendo a toma uma problematica ainda pouco discultida, nota-se que sabe usar corretamente os conectivos deixando o texto mais rico, juntamente com as citações feitas ao longo da redação.
    C1:200
    C2:160
    C3:160
    C4:120
    C5:200
    Ainda sou estudante mas espero que tenha gostado da correção, parabens pela redação gostei bastante.

    • 1
  2. Oii, tudo bem ? Sou estudante, mas vou corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos.

    Introdução
    Possui o embasamento mas você não deixou muito claro seus argumentos e sua tese o que desconta muito sua nota.

    Desenvolvimento
    Aconselho a tomar uma posição sobre tal assunto. Pois se você citar o lado bom e ruim da problemática acaba correndo o risco de entrar em contradição.

    Proposta
    Possuí os 5 elementos porém eu te aconselho a detalhar mais a “ação”

    Sua redação ficaria em média entre 600 a 700 pontos.

    • 1
  3. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 140

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 180

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 140

    NOTA: 820

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.