Iniciante

Jogo à realidade

  • 0

Nas histórias relatadas nos jogos da franquia “Grand Theft Auto (GTA)”, feito pela Rockstar Games há cenas retratando o tráfico de drogas como algo comum em todas as sociedades. Semelhante ao Brasil, o tráfico de entorpecentes ilegais ainda vêm se manifestando, ocasionado devido ao aumento no grande número de usuários, além do aumento no número de pessoas traficantes dentro e fora do país. Necessitando o debate sobre essas problemáticas.

A priori, estima-se que o Brasil tenha aumentado o número de usuários de drogas, em que muitos se utilizam da substância para tratar suas angústias e até mesmo depressão, tornando-se um vício. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil é o país que mais consome Rivotril – um remédio antidepressivo – no mundo. Este aumento no número de usuários acaba por gerar mais lucros a vendedores, o que os incentivam ainda mais a continuar revendendo seus produtos.

A posteriori, no Brasil houve aumento no número de pessoas traficantes dentro e fora do país, e muitos se devem pela falta de oportunidade na preparação para o mercado de trabalho, assim acabam por muitos jovens ficarem desempregados. Isso acaba por violar o artigo 205 da Constituição Federal Brasileira, o qual o Estado e a família devem garantir ao jovem a preparação ao mercado de trabalho e a cidadania. O desemprego destes acaba por recorrerem a outros métodos de trabalhos, como o tráfico, gerando um crescente número de traficantes.

Portanto, são necessárias medidas para o combate ao tráfico de drogas no Brasil. Logo, cabe ao Ministério da Educação junto ao Ministério do Trabalho a garantia da inserção de jovens no mercado de trabalho, distribuindo diferentes cursos especializados, além de uma maior participação psicológica nos jovens estudantes, a fim de que estes consigam escolher suas áreas de atuação trabalhistas dentro do país, visando uma possível redução de traficantes nas ruas. Deste modo, jogos como o GTA não serão tão comuns dentro do Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Skay.
    Ótimo texto!! Vamos para as ponderações…

    •Os conectivos “A priori” e “A posteriori”, além de serem muito incomuns, podem causar falta de compreensão por parte do leitor. É preferível utilizar conectivos mais simples, como: “Em primeiro/segundo plano”, “A princípio”, “Outrossim”, “Ademais”…

    •INTRODUÇÃO:
    -Boa contextualização. O certo é “jogos[…] *feitos* pela franquia Rockstar Games*,* há cenas…”;
    -Tese mediana. Ela existe, não muito desenvolvida, mas está lá;
    -ARG.1 é aumento no número de usuários;
    -ARG.2 é aumento de traficantes.

    Ajeite o final do 1° parágrafo, pois o gerúndio “Necessitando” indica continuidade do pensamento, mas você o usou como início de frase.
    Pode ser: “Assim, necessita-se o detabe sobre essas problemáticas”

    •D1: Espera-se o aumento no número de usuários.
    -Isso é trazido, mas houve repetição de palavras(REDUNDÂNCIA) sobre o seu ARG.1, sendo o ideal buscar sinônimos;
    -Usou dados estatísticos como repertório sociocultural para comprovar o início do 2° parágrafo.

    •D2: Nesse, espera-se o aumento de traficantes.
    -Trouxe bem, mas novamente a redundância acontece, pois você repete tudo o que estava escrito no ARG.2. Como sugerido antes, procure sinônimos para não ficar tão repetitivo;
    -Outra coisa, você diz que o aumento de traficantes se deve pela falta de oportunidade na preparação para o mercado de trabalho, mas isso não existe na sua introdução. Como a tese ficou curta, sugiro o acréscimo dessa informação na sua tese;
    -Constituição como repertório sociocultural sempre será bem-vinda, principalmente se ela for bem posicionada, que é o seu caso!

    •Conclusão:

    •Agente- Ministério da Educação e Ministério do Trabalho;
    •Ação- a garantia da inserção de jovens no mercado de trabalho;
    •Detalhamento- distribuindo diferentes cursos especializados;
    •Finalidade- a fim de que estes consigam escolher suas áreas de atuação trabalhistas dentro do país, visando uma possível redução de traficantes nas ruas.

    Faltou o MEIO, então você não fecha 200pts e o trecho “além de uma maior participação psicológica nos jovens estudantes” ficou vago. Acho que você poderia retirá-lo e pôr o MEIO para gabaritar a proposta de intervenção;

    “Deste modo, jogos como o GTA não serão tão comuns dentro do Brasil”.
    Ficou sem sentido, pois o GTA já é comum no Brasil. Poderia dizer: “Desse modo, o cenário vivido em GTA não será tão comum no Brasil”

    C1- 160
    C2- 160
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 160
    Nota: 840

    • 1
  2. Nota: 800
    INTRODUÇÃO
    – Tese curta
    – Bom repertorio
    – Bom detalhamento do repertorio
    – Boa comparação de repertorio e tema

    D1
    – Deveria ser ”A PRINCIPIO, estima-se que o Brasil tenha aumentado o número de usuários de drogas”
    – Gostei do dado apresentado

    D2
    – Bom uso da constituição
    – Deveria ser ”No Brasil, houve aumento no número de pessoas traficantes dentro e fora do país”
    – Achei que as temáticas dos parágrafos ficaram distantes e não se ligaram muito bem

    CONCLUSÃO
    – Proposta detalhada
    – Agentes detalhados
    – Deveria ser ”estudantes, DE MODO A que estes consigam escolher suas áreas”
    – Deveria ser ”trabalhistas NO país”
    – Deveria ser ” tão comuns NO Brasil.”
    – Boa finalidade apresentada no texto

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.