Nos tempos atuais, torna-se fundamental a emissão do registro civil de uma determinada pessoa. Pois, através do registro se faz possível localizar e identificar todos os dados de um indivíduo, tonando o cidadão e garantindo seus direitos. Podendo ser considerado inexistente, quem não possuir documentos que comprovem sua identificação.
A falta do documento de identificação civil, implica em diversos fatores. Por exemplo: impossibilita o acesso à escola; dificulta o atendimento a saúde; restringe os lazares sociais entre muitos outros.
Tais consequências possuem vários motivos complexos como possíveis causas, sendo: abandono dos pais, instabilidade financeira, possuir morada em áreas rurais e até mesmo dificuldades ao acesso de informações. Sendo totalmente errado, pois são direitos mínimos que o estado tem que garantir a população.
Analisando tais questões, fica notório que o documento de identificação nos tempos atuais tornam-se essenciais. Conscientizar as pessoas para tal situação, garante ao indivíduo o direito de possuir registro civil e ser reconhecido como cidadão! Buscar maneiras de solução para essa situação lamentável é imprescindível. Como palestras em escola, onde divulgam a importância do registro civil: Mutirão em locais públicos, onde o governo possa oferecer recursos para a emissão do documento, auxiliando pessoas leigas e campanhas de divulgação por parte de toda a população.
Jgchaves
Olá tudo bem!
Você tem uma boa escrita, no entanto não está de acordo com o solicitado pelo Enem, isto é, não está de acordo com as competências exigidas pelo exame. Faltas uso de conectivos, projeto de texto e uma conclusão que contemple os 5 elementos: agente, ação, detalhamento, modo/meio e finalidade. Se seguir esse viés, tenho certeza que vc irá bem na redação.
João Vitor de Andrade Oliveira
O seu texto precisa ser estilo ENEM com 4 parágrafos contendo a introdução, desenvolvimento, apresentar o problema e a proposta de intervenção, apresentando realmente o agente, o que fará, quem fará como fará para solucionar aquele problema.
Na introdução do seu texto dissertativo-argumentativo não precisar mencionar “nos tempos de hoje ou nos tempos atuais” pois o tema já se trata algo que está na atualidade.
Continue assim e não para de treinar jamais!!!
DenilsonSantoss
Olá, Micaellyyacha.
Como os outros colegas já comentaram, você precisa seguir o modelo exigido pelo Enem. Precisa contextualizar sua introdução, apresentar um repertório para validar seus argumentos. Também, é bom deixar seus argumentos claros na introdução, para que o corretor veja que você planejou seu texto. Ademais, o uso de conectivos ao decorre da sua redação é extremamente necessário para que seu texto fique todo conectado e flua com facilidade.
FelipeCorreiaDM
É necessário colocar o seu texto no padrão ENEM, e vestibulares em geral, com o intuito de apresentar suas ideias de forma mais clara e concisa.
Um texto padrão de redação contém 1 parágrafo de introdução, 2 de argumentos, e 1 um de conclusão. Apresentar casos reais, ou alguma referência histórica é muito importante para enriquecer seu texto, sem ela, sua redação irá parecer genérica. No último parágrafo, recomendo atanção ao falar sobre o agente que irá promover as devidas ações sociais, pois existe uma diferença entre Governo e Estado, onde o primeiro se refere aos individuos incumbentes no cargo, enquanto que Estado é a estrutura em si, ou seja, no lugar de “Governo”, falar “Estado”
#BrenoSanches_V
Você precisa seguir o padrão do Enem, onde está seu argumento.
Introdução, D1, D2 no maxímo 6 á 7 linhas.
Os 5 agentes: ação, finalização, modo/meio, detalhamento.
Na introdução recomendo contextualizar com obras literárias, filmes, series, animes, e entre outras, para fechar uma das competências.
powerrangerrosa
você está no caminho certo, mas acho que deveria buscar seguir o padrão que o enem e os vestibulares exigem. Comece procurando modelos de redação de alunos nota 1000 para pegar o jeito.
Exemplo, na introdução não esqueça de colocar os 2 argumentos que utilizara ao longo do texto e fazer uma relação dos parágrafos ao longo de toda redação. Na conclusão não se esqueça dos 5 agentes: ação, agente, efeito, modo e detalhamento.