De acordo com o Art. 5º da Constituição Federal, criada em 1988, todos são iguais perante a lei. Porém, é evidente que muitos cidadãos são invisibilizados por não possuírem registro civil. Por isso, é preciso buscar caminhos para combater essa problemática, que é influenciada pela exclusão social e pela carência de recursos financeiros.
Em uma primeira análise, a exclusão social, é um fator determinante para a persistência do problema. No ano de 2021, em um gráfico que compara a quantidade de brasileiros sem registros de nascimento, a região Sudeste entre as demais regiões apresenta o maior número, com cerca de 1,15 milhões. Exemplificando, os moradores de rua, os transgêneros e os imigrantes, são os que mais são afetados por este estigma. Dessa forma, a dificuldade se torna cada vez maior, uma vez que, o acesso de educação em escolas e benefícios sociais, é exigido a apresentação dos documentos.
Em uma segunda análise, a carência de recursos financeiros é outro empecilho para se resolver. Conforme o filósofo brasileiro Cortella “Mudar é complicado, mas se acomodar é perecer”. Nesse sentido, não há mudança se o povo se contentar com a gravidade de sua situação e não buscar ajuda. Visto que, as desvantagens de um indivíduo de não possuir documentos civis, os privam de evoluir e consequentemente adquirem doenças como depressão e ansiedade. Então, é necessário que haja uma observação a mais para essas pessoas em situação de vulnerabilidade.
Finalizando, para que a invisibilidade dos indivíduos sem registro civil deixe de fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Portanto, é preciso que o Ministério da Cidadania juntamente com Ministério da Educação, incentive a população através de meios como o uso de propagandas, banner e cartazes, que detalhem informações úteis para o indivíduo, por exemplo, onde e como será feito o registro e frases motivacionais, para passar uma ideia de acolhimento. Além disso, podem ser ofertadas atividades práticas, como dinâmicas e dramatizações, a fim de tratar o tema de forma lúdica. Sendo assim, seguramente, o público alvo irá progredir e se tornará visível dentro da sociedade.
AnaJúliamckgird
Achei uma boa redação. Só poderia ter usado mais conectivos e argumentado mais no primeiro desenvolvimento.
Em uma primeira análise, a exclusão social, é um fator determinante para a persistência do problema. No ano de 2021, em um gráfico que compara a quantidade de brasileiros sem registros de nascimento, a região Sudeste entre as demais regiões apresenta o maior número, com cerca de 1,15 milhões. Exemplificando, os moradores de rua, os transgêneros e os imigrantes, são os que mais são afetados por este estigma. Dessa forma, a dificuldade se torna cada vez maior, uma vez que, o acesso de educação em escolas e benefícios sociais, é exigido a apresentação dos documentos.
pasigraphie
olá, tudo bem?
Dei uma olhada na sua redação e essa é minha opinião sobre ela. > Não < sou profissional mas espero que ela seja útil de alguma forma.
NOTA: 800
COMPETÊNCIA 1: 160
Sua estrutura sintática é boa, com poucas falhas.
COMPETÊNCIA 2: 200
O repertório sociocultural do seu texto foi perfeitamente usado, ou seja, é legitimado, pertinente e produtivo.
COMPETÊNCIA 3: 120
Sua redação tem um projeto de texto ótimo, mas ele ainda tem algumas falhas. Sugiro que a revise com atenção e lembre-se de que, do começo ao fim, tudo precisa estar conectado e girando em torno da sua tese. Você está quase lá, pois desenvolveu a maior parte das informações, mas lembre-se de que um corretor de redação não pode fazer inferências, isto é, não pode preencher as lacunas daquilo que você quis dizer, mas não conseguiu. Sendo assim, todas as informações colocadas em seu texto precisam ser plenamente desenvolvidas, ou seja, não faça afirmações soltas.
COMPETÊNCIA 4: 200
Você faz ótimo uso dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de um texto dissertativo-argumentativo.
COMPETÊNCIA 5: 120
Você aparenta ter certo domínio dos critérios necessários para uma boa conclusão, mas senti certa dificuldade de conectar suas propostas com as argumentações apresentadas durante a redação.