O livro Vidas secas, do escritor modernista Graciliano Ramos, narra a história de um casal de nordestinos, no qual seus filhos não tem nome sequer possuem registro civil, sendo invisíveis na sociedade brasileira. Dessa forma, insta salientar que, a falta de informação e a dificuldade financeira levam inúmeras pessoas a não terem o registro civil, tornando-os invisíveis no Brasil.
Primeiramente, dados oficiais do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que mais de dois milhões de pessoas não possuem registro de nascimento , sendo a região sudeste com o maior índice, um milhão e quinhentos mil. Assim, os dados revelam inúmeras pessoas que não são assistenciadas pelo estado, posto que não possuem registro civil
Indubitavelmente, a falta do registro civil, faz com que esses cidadãos fiquem impedidos de frequentarem a escola, o mercado de trabalho e de participarem de programas sociais, como o auxílio brasil. Contudo, a falta de informação e a extrema dificuldade financeira, levam inúmeras famílias a não levarem seus filhos, após o nascimento, a tirarem a certidão de nascimento, posto que não saiba a importância do registro para sua vida.
Dessarte, medidas são necessárias para erradicar a invisibilidade e garantir o acesso a cidadania no Brasil, é necessário que as prefeituras juntamente com as escolas disponibilizem palestras para pais e alunos, com intuito de explicar a importância do registro civil em suas vidas, erradicando, assim, a falta de informação. O estado deverá criar propagandas explicando que não há nenhuma cobrança para quem for tirar o registro civil pela primeira vez.
sofia46673
seu texto esta ótimo, mais você poderia substituir algumas palavras, e corrigir algumas palavras do texto, por exemplo: o uso inadequado de virgulas no texto e algumas palavras que deveriam estar minúsculas e estavam maiúsculas.
Mais o texto esta ótimo continue treinando.
nota: 850
se poderem corrijam minhas redações tambem.
luizafernandes1234
Olá, sua redação não está ruim, pelo contrario ela está ótima, a não ser por alguns errinhos ortográficos:por exemplo o uso inadequado da virgula ,algumas palavras poderiam ser melhoradas e a sua interveção está muito curta tente ser mais objetiva e menos sucinta e leve me conta a correção acima.
Nota: 800
TaináRinconVianês
Introdução:
Boa introdução
Desenvolvimento:
Quando nos referimos a políticas públicas e ao Estado como instituição política, a escrita é sempre com letra maiúscula
Conclusão:
Obedeceu as normas parcialmente
Comentário geral:
– Atenção nos desvios gramaticais
– Seria bom uma analise de argumentos e repertório mais profunda
Competência 1: 120
Competência 2: 120
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 80
Total: 560
Maxwell_1829
Bem, sua redação é boa. Com certa previsibilidade, válido, mas previsível, você demonstrou uma redação de teor médio-alto (mediana, mas está no caminho).
C1: 180 possui certos desvios leves que não fazem o texto descartável
C2: 100 você realizou um repertório bem resumido, mas respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo
C3: 120 referências interessantes como Vidas Secas e o IBGE, mas pouco exploradas
C4: 100 usou os conectivos, mas seria muito interessante procurar alguma forma de enriquecer o texto com outras técnicas
C5: 80 a intervenção foi bem formulada, porém tem muito a melhorar.
Kathleen2021
Olá, Maria!
Farei algumas observações e correções.
No primeiro parágrafo, acredito que ficaria melhor trocar o “Dessa forma” por “Nesse contexto”;
No segundo parágrafo, a região Sudeste e o Estado deverão estar em letras maiúsculas.
No terceiro parágrafo, na parte “Indubitavelmente, a falta do registro civil, faz com que esses cidadãos fiquem”, não se separa com vírgula após registro civil;
No trecho ” levam inúmeras famílias a não levarem seus filhos, após o nascimento, a tirarem a certidão de nascimento, posto que não saiba a importância do registro para sua vida.”, acredito que ficaria mais coerente escrever assim: “levam inúmeras famílias a não registrarem seus filhos, logo após ao nascimento, em razão de não terem a consciência da importância disto”;
Por fim, no último parágrafo:
Acesso À cidadania;
Ficaria melhor suprimir a parte “de suas vidas” em: “com intuito de explicar a importância do registro civil”;
O Estado (em maiúsculo).
Você escreveu bem! Foram poucos erros que encontrei e algumas observações que melhorarão seu texto.
Nota: 750