O filme “Um senhor estagiário” aborda a volta de Ben, um senhor de 70 anos, ao mercado de trabalho – mesmo após sua aposentadoria – através de um programa de estágios para idosos. Contratado, o septuagenário encontra na atividade uma oportunidade de viver novas experiências e melhorar sua rotina. Fora da ficção, entretanto, a realidade dista do longo, uma vez que a invisibilidade do idoso no Brasil apresenta um desafio para uma sociedade alienada e corrompida como a brasileira. Inicialmente, isso é fruto da insuficiência Legislativa e da invisibilidade midiática.
Em primeiro plano, é lícito postular a ausência de medidas governamentais para combater o estereótipo de incapacidade projetado as pessoas da terceira idade, consequência direta da insuficiência Legislativa que não favorece melhores condições a esses cidadãos. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e tem mesmo importância, além dos direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado. Entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido devido à baixa operação das autoridades, a ideia do “cidadão invisível” hodierna nesse entrave. Deste modo, faz-se necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, a invisibilidade midiática também pode ser apontada como promotora dessa problemática. De acordo com o filósofo Nicolau Maquiavel, poucos veem o que somos, mas todos veem o que aparentamos. Na esteira desse pensamento, a discriminação é reflexo desse obstáculo, pois a juventude se torna mais relevante para mídia do que a população idosa do país. Dessa forma, eles se veem cada vez mais excluídos da vida moderna, tal fato evidencia o quanto a sociedade atual é individualista e não se importa com o próximo. Sob essa ótica, entende-se que o cidadão inclina adotar essa “atitude” com a invisibilidade do idoso, mantendo uma postura apática e inerte.
Em suma, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto, o Governo Federal deve promover melhores condições a população da terceira idade, por meio de investimentos em saúde, lazer e entretenimento, para que essas pessoas tenham qualidade de vida mais favorável. A mídia no que lhe concerne, deve influenciar de forma que atinja a juventude através de notícias e pôsteres sobre como o cidadão idoso vive na atualidade, com intuito da quebra de paradigmas e o fim da discriminação, para que haja visibilidade dos idosos e posteriormente um lugar digno na sociedade. Assim, pode-se-á diminuir, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da invisibilidade do idoso no Brasil.
Alyce_30000
sua redação está perfeita, amei a citação já vi esse filme é muito interessante, abordou muito bem o tema, não fugiu, cada paragrafo está bem detalhado, poucos erros de gramática entre outros kkkkkkk
como sou nova também não tenho muito conhecimento, mas eu daria uns 920.
parabéns continue assim.
Thamilethomazdasilva
Olá, tudo bem? espero que sim. Bom sua redação está muito boa o uso dos argumentos está excelente, os parágrafos bem estruturados e o conectivos empregados corretamente, você mostrou que domina o tema sobre o qual escreveu, bem como a norma padrão da língua portuguesa, sua proposta de intervenção está bem completa. Você escreve muito bem! Não consigo dar uma nota até porque sou apenas uma estudante, mas acho que com certeza seria acima de 900, parabéns continue estudando que alcançará tudo o que almeja.
LucasTH.
Bom dia, Boa tarde, boa noite!!
Sou um aluno do 3 ano do Ensino Médio, e estou tentando melhorar minha redação.
Achei sua redação muito boa, onde conseguiu abordar argumentos muito bons para a defesa de seu ponto de vista.
Quando você faz a citação de fala de uma pessoa, coloque em “, vi que duas vezes você utilizou referência a citações de filósofos mas não estava em “.
A estrutura está perfeita, a introdução, desenvolvimento e conclusão bem completos.
Não sou capacitado de avaliar por Competencia, mas, crreio que sua redação daria de 900 para cima.
Espero ter ajudado
raynecrs
Olá meu amor, tudo bem?
————————–
Bom, eu li sua redação, a única coisa que te chamo atenção é só na sua conclusão; observe: (Governo Federal), e cabe ao Governo Federal enviar verbas aos Ministérios.
—————————
Em suma sua redação está excelente, atente-se a esses fatores.
1000 PONTOS
———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-