A discursão sobre intolerância religiosa é de fundamental importância, ao vermos o cenário atual onde tem acontecido isso constantemente, seja em ambientes familiares, ambiente de trabalho ou lugares de lazer, sendo causadora de guerras e até morte de milhares de pessoas.
Em primeiro lugar, é válido reconhecer que existe o artigo 5º da constituição federal de 1988 garante que o estado brasileiro é laico. Já a lei nº 9.459, prevê punição para crimes de discriminação, ofensa e injúria praticados em virtude de raça, cor, etnia, procedência nacional ou religião. mas ainda assim vivemos em um cenário onde as pessoas usam a desinformação para humilhar e desmerecer outro indivíduo.
Vale ressaltar também que a falta de compreensão por parte da sociedade tem como influência a história e a mídia, que colocaram rótulos, assim criando conflitos.
Como solução parcial da problemática, deveria -se influenciar pessoas a denuncia desse problema. além disso é de suma importância que escolas trabalhem sobre o dia 21 de janeiro, que é o dia nacional do combate a intolerância religiosa, com palestras, e capacitação de professores para que aconteça esse tipo de debate. Dessa forma, será possível construir uma sociedade mais tolerante, onde saibamos respeitar as crenças e a fé de cada um.
Aninha_narry
“A discursão sobre intolerância religiosa é de fundamental importância, ao vermos o cenário atual onde tem acontecido isso constantemente, seja em ambientes familiares, ambiente de trabalho ou lugares de lazer, sendo causadora de guerras e até morte de milhares de pessoas.”
Vamos começar com a introdução. Na introdução é bom você da um breve conhecimento sobre o que você irá falar na sua redação. Na introdução você só disse que a população deveria abordar mais esse tema, e que deveríamos dar mais importância. Mas você não falou do tema em si, não falou o objetivo real da sua redação. Uma observação: “”A discursão sobre intolerância religiosa é de fundamental importância, ao vermos o cenário atual onde”” Aqui você só fala da discursão sobre a intolerância religiosa, e não sobre a intolerância em si. O uso da virgula deveria ter sido substituído por um ponto e dado o inicio do por que exatamente deve ser tradado, dando direção para o texto da sua redação.
“”Em primeiro lugar, é válido reconhecer que existe o artigo 5º da constituição federal de 1988 garante que o estado brasileiro é laico. Já a lei nº 9.459, prevê punição para crimes de discriminação, ofensa e injúria praticados em virtude de raça, cor, etnia, procedência nacional ou religião.1 mas ainda assim vivemos em um cenário onde as pessoas usam a desinformação para humilhar e desmerecer outro indivíduo.2″”
Na primeiro paragrafo de desenvolvimento, vemos que você tem conhecimento a respeito do assunto, mas acabou que não foi extraído o seu objetivo ao apresentá-lo.
Recomendo que comece com os dados diretos, digo: A frase “é válido reconhecer que existe” poderia ser retirada e já começado pela frase ‘”Existe…”.
1- Após ponto final sempre letra maiúscula
2- Como que acontece a humilhação? Por que é a desinformação que faz elas fazerem isso? Se elas tivessem conhecimento a respeito das leis, é garantido que elas não desmereciam aos demais? Você só deu uma frase vaga, na qual não teve seus pontos inseridos, tenta ser mais especifica sobre o núcleo na qual você esta tratando.
“Vale ressaltar também que a falta de compreensão por parte da sociedade tem como influência a história e a mídia, que colocaram rótulos, assim criando conflitos.”
Assim como o comentário acima disse, essa frase poderia ter sido colocada na introdução. Ela está muito vaga, seria util na introdução, pq apos dizer ela, você iria especificando o porque isso acontece ao longo do desenvolvimento.
E já que foi falados de guerras, na introdução, comenta sobre elas no texto, sobre o por que aconteceu, como aconteceu e os piores pontos que impactam na população. Daria para usar Hitler como um núcleo para a criação de um novo paragrafo no seu texto.
“Como solução parcial da problemática, deveria -se influenciar pessoas a denuncia desse problema.1 além disso é de suma importância que escolas trabalhem sobre o dia 21 de janeiro, que é o dia nacional do combate a intolerância religiosa, com palestras, e capacitação de professores para que aconteça esse tipo de debate. Dessa forma, será possível construir uma sociedade mais tolerante, onde saibamos respeitar as crenças e a fé de cada um.2”
1- De novo foi dado um informação que seria útil acontece, mas não especificou como, por quem, por meio de que (Assim pedido no Enem).
2- Uma ótima odeia para uma solução do problema.
Tenta na próxima redação, voltar alguns argumentos que foi usado ao longo do texto, pois assim sua conclusão será mais efetiva e bem direcionada.
Um ótimo texto, mas sempre podemos melhorar.
Nota: 600
Ashy
BOA TARDE!
É um prazer corrigir sua redação.
vamos lá?
INTRODUÇÃO:
sua introdução não chamaria tanta atenção do corretor, por mais que o uso de linhas esteja adequado. Você deveria (OBS: não é obrigatório) utilizar um repertório, e enriquecer seu vocabulário.
DESENVOLVIMENTO:
adorei seu desenvolvimento. Entretanto aconselho a procurar mais conectivos para que haja coesão no seu texto
DESENVOLVIMENTO 2:
Bom, há uma falta de estrutura entre os parágrafos, ao ver que em questões de estética a introdução deveria ser o menor parágrafo.
CONCLUSÃO:
sua proposta de intervenção esta incompleta, falta detalhar mais um pouco. lembre-se que o corretor quer as 5 perguntas sejam respondias.
SUA REDAÇÃO É DE 650. APRIMORE MAIS SUA LEITURA E ESTRUTURA DE TEXTO. ASSIM VOCÊ IRÁ DETONAR NO ENEM
skaynicolas1021
Ponto 1 – Tente não começar diretamente uma introdução, a banca gosta de avaliar o seu conhecimento sobre o assunto, você poderia ter estendido mais falando por que é importante discutir sobre a intolerância religiosa, ou então citar uma alusão histórica sobre uma intolerância, por exemplo a do próprio Hittler com os judeus.
Ponto 2 – Sua introdução não nos deixa claro sobre o que exatamente você irá abordar nos desenvolvimento, por exemplo você citou que a intolerância pode provocar guerras e mortes, mas nos desenvolvimentos não citou como que a intolerância pode causar essa guerra.
Ponto 3 – Novamente ressalto a importância do uso de alusões históricas, no começo do primeiro desenvolvimento, para não começar diretamente no tópico, você poderia citar por exemplo uma alusão histórica sobre a quantidade de judeus que morreram durante a 2° guerra, logo após reforçar a ideia de mortes e incrementar com o artigo que você mencionou, que por sinal fez de ótima escolha.
Ponto 4 – O 2 desenvolvimento, você cria um novo tópico em que você poderia ter introduzido no início do texto, além de você não ter desenvolvido muito bem como a midia influência as pessoas.
Ponto 5 – No inicio da conclusão, tente usar conectivos, alguns como “Portanto/Diante do exposto/Em síntese/etc…”. Tente usar também verbos no imperativo, dando ideia que você tem controle da situação e da resolução do problema, por exemplo ao invés de “deveria-se” poderia se usar “deve-se” em que nesse caso é um verbo imperativo.
O tema proposto por você achei interessante, tente rever algumas dicas no youtube dos professores de redação, ajudará muito.
LarissaEnem
Oii Leticia
Vamos direto ao ponto… se você está querendo desenvolver uma redação argumentativa modelo ENEM, cabe a você procurar mais sobre a estrutura de tal texto.
Você não escreve ruim, porém é necessário ter um planejamento e seguir todos os requisitos que o seu vestibular pede.
Fica tranquila sei que deve estar começando agora e ainda há muuuito tempo para se preparar, então se esforce que tudo dará certo, Beijinhos
“Não desista, ok?”