Os avanços tecnológicos mundiais tem sido cada vez mais frequentes, e essa sucessão de descobertas, toma um âmbito global, por consequência da atual globalização. Quando se trata de inteligência artificial, a população mundial se divide em dois polos divergentes, os que apoiam o avanço, e aqueles que temem o desconhecido, no Brasil a realidade não seria diferente.
Deve ser lembrado, que as I.A. de nível 2 (programadas para não sair da função principal), já fazem papel constante em nosso cotidiano, como é o caso de inúmeros aplicativos de celular, como o Youtube, que aprende os seus gostos, todavia, o que se é muito falado é nas I.A. de nível 3 (capazes de se alto reprogramar), muitos são os sonhos de uma maquina pensante e cheia de sentimentos, como é tratado no jogo eletrônico “Detroit Become Human”, onde os protagonistas são androids que desenvolveram consciência, e mais ainda no filme “A.I.”, que fala sobre um garoto robô que entra em um estado de depressão por conta do abandono materno, esses são exemplos do imaginário popular.
No lado oposto ao anteriormente citado, temos as pessoas céticas aos benefícios de tais progressos, pessoas essas que dispõem de um conhecimento quase inexistente sobre o tema, mas que igualmente devem ser ouvidas, uma vez que possuem razão sobre o fato da I.A. de nível 3 ser dificilmente controlada, como no filme “Eu Robô”, interpretado por Will Smith, onde vemos um mundo ameaçado pela maquina, uma ideia não muito distante sobre o que se pensa atualmente sobre o assunto.
É comum que falte entendimento quando a pauta é inteligência artificial, por ser algo novo, mas para combater tamanha desinformação, cabe as escolas fornecerem o necessário conhecimento, disponibilizando palestras e cursos de introdução a robótica, afim de quebrar tabus e formar cidadãos menos ignorantes sobre o assunto, e ainda, é obrigação do governo, a criação de normas que limitem a liberdade de programadores e suas maquinas, com o objetivo de perpetuar a paz da população brasileira.
letícia_
Vou corrigir com base nas correções da banca do ENEM, certo?
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 80 pontos: apresenta muitos erros gramaticais, irei listar alguns que eu achei mais preocupante, ok?
– 1°: “Os avanços tecnológicos mundiais tem sido cada vez mais frequentes, (uso inadequado da vírgula) e essa sucessão de descobertas” – quando a palavra antes do TEM tiver no plural, o tem também deve estar no plural:
CORREÇÃO:
“Os avanços tecnológicos mundiais têm sido cada vez mais frequentes e essa sucessão de descobertas”
– DESENVOLVIMENTO 1
“… fazem papel constante em nosso cotidiano” – NOSSO – Evite construir o discurso se incluindo, além disso, os textos formais exigem a impessoalização da linguagem. Isso significa que, às vezes, é necessário omitir os agentes do discurso para ocultar sua opinião pessoal e as diversas vozes que compõem um texto.
– No desenvolvimento 2 também: “temos”
– ” …onde vemos um mundo ameaçado” – a palavra ONDE indica LUGAR, o termo está erradissímo, exemplo: A casa onde moro é confortável – onde = lugar = casa
> Obs: cuidado!! Apenas com esse termo inadequado você perde 40 pontos na competência I.
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 120 pontos.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 80 pontos: argumentação vaga e limitada.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 40 pontos: ausência de conectivos e repetições de palavras.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 120 pontos: conclusão pouco articulada e confusa.
Nota: 340
Maihny
Olá, como já foi relatado eu também senti falta do uso de conectivos.
Na sua introdução ficou boa, porém nos outros parágrafos você não utilizou o ponto final e isso me incomodou bastante por parecer que não terminava o seu racicínio. Quando estiver apresentando um tópico termine ele e comece outro atrvés dos pontos porque esse é o objetivo principal.
krisleinara27
C1= 160 demostrou bom domínio da norma culta da língua portuguesa.
C2 = 160 compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
C3= 150 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4 = 150 demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
C5 = 160 elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Total: 790
Use mais conectivos, não repita palavras, procure sinônimos e busque escrever cada parágrafo com 3 pontos finais, é o essencial. Tome cuidado para os seus argumentos não ficarem tão informativos, pois eu senti um pouco de falta da sua opinião,