Aprendiz

Infraestrutura do transporte no Brasil

  • 1

A Proposta de Emenda Constitucional número 74, de 2013, prevê o transporte como direito social e a oferta deste como máxima a ser seguida e defendida. Contudo, em virtude das incontáveis divergências hodiernas nos modais de transporte ofertados – majoritariamente o rodoviário -, seja ele comercial ou urbano, estes classificam-se como deficitários e insuficientes. Sob este viés, é válida a discussão acerca dos aspectos catalisadores de tais entraves, a exemplo, portanto, da atuação estatal deturpada.

Primordialmente, cabe destacar o papel dos órgãos públicos referentes às crescentes deficiências nesse âmbito. Washington Luís, ex-presidente do Brasil, defendia que “governar é abrir estradas”. À vista disso, e levando em consideração que o transporte rodoviário representa mais da metade da matriz brasileira, entende-se como um dos principais problemas o carecimento de logística e infraestrutura; o alto preço de combustíveis e pedágios e as precárias condições das vias públicas no país classificam-se como causadores do ignóbil cenário de tal arcabouço. De tal modo, denuncia-se o Estado como responsável pela ampliação de tais impasses, o que contradiz o que foi promulgado na Carta Magna Brasileira.

Em segunda instância, é coerente atentar aos problemas que a atual situação de tal eixo pode acarretar. Em concordância com os distúrbios supracitados, a primazia do modal rodoviário propicia, ainda, o acarretamento de questões em escala ambiental; a exemplo, o modelo de transportamento predominante na Austrália, o ferroviário, é considerado um dos mais limpos e sustentáveis, devido ao fato de que tal artefato emite apenas uma pequena quantidade de gases poluentes à atmosfera, se comparado aos outros. Acerca desta premissa, os contínuos investimentos em um modal deficitário tal qual o rodoviário e a inércia do governo do país para com a questão impede que a triste conjuntura atual se modifique.

Portanto, urge que os imbróglios referentes à infraestrutura do transporte no Brasil sejam mitigados. É imperioso que o MInfra formule e coordene políticas nacionais que proponham a manutenção e cuidado das vias públicas brasileiras e invistam em matrizes de transporte alternativas, a fim de promover o transporte rodoviário mais rápido e eficaz e propiciar a instalação de fontes sustentáveis, respectivamente. Assim, a logística buscada entrará em vigência e o que foi promulgado pela PEC 74 será cumprido.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, boa tarde!

    Em sua introdução, houve um grande acumulo de palavras de cunho extremamente formal e portanto não sendo tão simples a leitura do mesmo, não acho necessário optar por este modo, e vi que houve a ausência de apresentação dos dois temas que serão argumentados.
    No seu segundo argumento, poderia ter usado um dado no qual completasse a sua tese, deixando-a mais completa.
    E na sua conclusão, aconselho a inserir o nome completo do Ministério que irá atuar em função das demandas.

    • 1
  2. você usa palavras complicadas para impressionar
    não faça isso!
    nem sempre é necessário um sinônimo, pois às vezes
    nenhuma palavra condiz com aquilo que queria ser dito

    exemplo “tema e eixo”, “transporte e transportamento”, “problema e imbróglios”

    essa tentativa falha de parecer Rubem Fonseca descontou VÁRIOS pontos de coerência. use palavras normais, cotidianas, prosaicas.

    De resto, sua redação está ótima. Excelente repertório sociocultural, apesar de não crer que gravaste o número de uma PEC. A proposta de solução está impecável, exceto pelo uso exagerado da palavra “imperioso”.

    exagere menos. seja sincera mais. use palavras hodiernas.

    • 1
  3. Redação está simplesmente perfeita!
    O modo como você conseguiu fazer várias referências e amarra-las nos três períodos do texto, foi o que eu acho que é esperado em uma redação. Introdução, desenvolvimento e conclusão perfeitamente desenvolvidos.
    (não sou nenhuma corretora do ENEM então por favor releve minha falta de argumentos)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.