O revolucionário socialista Karl Marx afirma que “Até agora filósofos se importam em compreender o mundo. O que importa é transformá-lo”. Esse pensamento crítico do século XIX remete a necessidade de avanço, semelhante ao que acontece no Brasil atualmente, visto que a informação e o poder na sociedade continuam a progredirem sem equidade. Neste contexto, a distribuição desigual de novas tecnologias e as consequências de suas dominâncias agrava o desequilíbrio global. Logo, é essencial explorar soluções para a sociedade contemporânea manter-se em equilíbrio.
Em primeira análise, não são todos países que conseguem acompanhar a circulação informativa. Destaca-se que, com o desenvolvimento dos países, partes da sociedade não participam do meio globalizado, ou seja, não estão recebendo conhecimento. À exemplo disso, um artigo sociológico de C. German escrito no ano 2000 já previa a população sofrendo pela falta de acesso a bens materiais, consequentemente sem capacitações que seriam fornecidas por eles. Desta forma, a desigualdade para conseguir informação acarreta prejuízos às nações, incluindo a brasileira.
Em segunda análise, o poder resultante de quem dominou a expansão do conhecimento ocasiona abalos globais. Segundo a visão de William Owens, ex-funcionário de alto escalão na Administração Clinton, a tecnologia servirá de meio para conquistar posições elevadas, como faz os EUA. Nesta mesma perspectiva, haverá consequências do controle centralizado: separação dos países ricos industrializados dos menos favorecidos e abalo na economia de ambos, uma vez que dependem da permutação de matérias e produtos. Nesse contexto, o Brasil será atrapalhado pela crise econômica mundial que aumentará.
Portanto, urge alternativas para diminuir as diferenças ao acesso de informações e poder nas sociedades contemporâneas. O Ministério Público deve estimular a distribuição da informação para a população desfavorecida para que se capacitem e sejam inseridas nas comunidades mais globalizadas. Então, por meio de cursos e projetos educacionais elas poderão absorver aprendizados que serão reproduzidos na prática civil ao trabalharem ou estudarem, mantendo ensinamentos iguais. Somente assim, o Brasil contemporâneo estará acompanhando as transformações globais, ação que honra a apologia de Marx.
Symony
Parabéns amigo está muito bem estruturada porém seu desenvolvimento está vago, que países? Que conhecimento? Acredito que mais informações dariam mais crédito a sua fala.
Adrii
Pontuação
Se é uma interrogação, deve terminar com ‘?’, caso contrário, as orações deve ser separadas por vírgulas.
Substituir por:
?
Verbos auxiliares devem ser seguidos de formas verbais no infinitivo ou no gerúndio.
Substituir por:
continuam a progredir
Possível erro de concordância verbal.
Substituir por:
suas dominâncias agravam
Possível erro de concordância verbal.
Substituir por:
suas dominâncias agravam
Pontuação
Esta locução deve ser separada por vírgulas, e só deve ser utilizada no ínicio duma frase para efeitos de estilo.
Substituir por:
reproduzidos, na prática
Os problemas estilísticos não são marcados no texto, pois podem estender-se por múltiplas palavras.
‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer ‘por’ ou ‘através de’
…as nas comunidades mais globalizadas. Então, por meio de cursos e projetos educacionais elas poderão …
No caso ficaria assim:
O revolucionário socialista Karl Marx afirma que “Até agora filósofos se importam em compreender o mundo. O que importa é transformá-lo”. Esse pensamento crítico do século XIX remete a necessidade de avanço, semelhante ao que acontece no Brasil atualmente, visto que a informação e o poder na sociedade continuam a progredir sem equidade. Neste contexto, a distribuição desigual de novas tecnologias e as consequências de suas dominâncias agravam o desequilíbrio global. Logo, é essencial explorar soluções para a sociedade contemporânea manter-se em equilíbrio.
Em primeira análise, não são todos países que conseguem acompanhar a circulação informativa. Destaca-se que, com o desenvolvimento dos países, partes da sociedade não participam do meio globalizado, ou seja, não estão recebendo conhecimento. À (exemplo) disso, um artigo sociológico de C. German escrito no ano 2000 já previa a população sofrendo pela falta de acesso a bens materiais, consequentemente sem capacitações que seriam fornecidas por eles. Desta forma, a desigualdade para conseguir informação acarreta prejuízos às nações, incluindo a brasileira.
Em segunda análise, o poder resultante de quem dominou a expansão do conhecimento ocasiona abalos globais. Segundo a visão de William Owens, ex-funcionário de alto escalão na Administração Clinton, a tecnologia servirá de meio para conquistar posições elevadas, como faz os EUA. Nesta mesma perspectiva, haverá consequências do controle centralizado: separação dos países ricos industrializados dos menos favorecidos e abalo na economia de ambos, uma vez que dependem da permutação de matérias e produtos. Nesse contexto, o Brasil será atrapalhado pela crise econômica mundial que aumentará.
Portanto, urge alternativas para diminuir as diferenças ao acesso de informações e poder nas sociedades contemporâneas. O Ministério Público deve estimular a distribuição da informação para a população desfavorecida para que se capacitem e sejam inseridas nas comunidades mais globalizadas. Então, por meio de cursos e projetos educacionais elas poderão absorver aprendizados que serão reproduzidos, na prática civil ao trabalharem ou estudarem, mantendo ensinamentos iguais. Somente assim, o Brasil contemporâneo estará acompanhando as transformações globais, ação que honra a apologia de Marx.
Eduardo_Schaper
Gostei das referencias utilizadas, mas em alguns momentos faltam comprovação do que está sendo falado, o que faz com que caia no saber comum.
Isso acontece em: “Com o surgimento da internet, as constantes novidades tecnológicas e o uso excessivo de tecnologias as pessoas se isolam e mesmo em meio à uma multidão de pessoas, sentem-se sozinhos”
“Bem como a dificuldade de acesso à atendimento psicológico e aos medicamentos necessários mediante fatores econômicos e sociais”
” […]sociedade contemporânea que considera doenças psicológicas, como depressão, uma frescura, o que contribui para a falta de um diagnóstico”
Se puder trazer dados sobre isso, sua redação ficará perfeita.
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
180
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
180
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
140
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
160
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
160
REDAÇÃO: 820