Iniciante

Influência da imprensa em um Brasil em crise

  • 1

A obra de George Orwell, 1984, evidencia o uso da mídia como mantenedora do governo por meio da alienação do público. Análoga a essa realidade, é notória a influência da imprensa no país, de modo que essa, através do oligopólio acompanhado com a espetacularização da informação, vai contra aquilo que consta em lei, bem como causa inúmeras adversidades. Desse modo, é de suma importância o debate acerca da problemática, a fim da superação dessa em um Brasil em crise.

A princípio, é evidente o papel do jornalismo em informar de maneira imparcial, o que contribui, assim, com o crescimento do conhecimento do público. Entretanto, ainda que na Constituição Federal brasileira, pelo artigo 220, é constado a proibição de meios de comunicação como objetos de mono e oligopólio, é visto como a concentração de emissoras nas mãos de famílias parcializam as notícias dadas. Ademais, é explícita o modo que a parcialidade espetaculariza informações, haja vista a atração do indivíduo. Logo, mesmo que contra a Lei, é inquestionável a existência dos princípios que conservam adversa realidade.

Como consequência disso, são claros os efeitos negativos na sociedade brasileira. Além da alienação, a influência midiática é responsável pela intensificação da polarização política presente no país, de modo que certas notícias potencializam partidos e políticos frente a outros. Isso contribui com o alargamento da intolerância e do discurso de ódio, fatores nefastos, principalmente, em um período de crise. Dessa maneira, é inegável calamitosa situação em assonância com o ideal do filósofo romano Cícero: ” A ignorância é a maior enfermidade do gênero humano”.

Em suma, diante do exposto, é imprescindível a adoção de medidas . Urge do Poder Legislativo, a criação do veto à propriedade de rádio e tv por políticos, por exemplo, como forma de impedir a formação do monopólio e do domínio cruzado na mídia. Outrossim, deve, a partir do Ministério da Educação, o estabelecimento de uma disciplina de Alfabetização Midiática para incentivar a busca por parte do público de outros meios de informações que evidenciam os diversos lados de uma mesma notícia, a fim de concretizar a imparcialidade da imprensa. Isso posto, casos como vistos na supracitada obra de Orwell ficarão somente na literatura.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi Heloisa, boa noite! Antes de tudo, parabéns pelo seu texto,está muito bom. Não sou nenhuma especialista em redação,mas espero que minhas observações possam te ajudar:
    >> A primeira coisa é que seu introdução está bem elaborada, mas sua segunda frase está muito grande e acabou ficando um pouco difícil de entender.Eu ia dizer que não identifiquei sua tese com os 2 argumentos, mas li novamente e notei que talvez seria ”..ai contra aquilo que consta em lei, bem como causa inúmeras adversidades”. Mas note que não ficou claro quais seriam seus argumentos, pois está junto com a argumentação. Minha dica pra você é dividir essa frase em duas, e separe a tese com os dois argumentos.
    > Sobre seu D1 consegui ver claramente o seu ponto de vista, o que é muito bom :) Mas nota muitas informalidades, como “concentração de emissoras nas mãos de famílias..” usar ‘nas mãos’ ficou bem informal, opte por usar sinônimos mais formais.
    > Sobre o D2 tenho uma dica, que é reformular sua primeira frase: “Como consequência disso, são claros os efeitos negativos na sociedade brasileira.” Aqui deveria ser seu tópico frasal: um ‘resumo’ do que será abordado no parágrafo, mas você faz uma continuação do parágrafo anterior. Nesse parágrafo também notei que você cita um ”período de crise”, mas que período é esse? Também não vejo uma clara relação da sua argumentação com a referência, creio que ficaria melhor se você a colasse antes de argumentar, para então deixar claro que ela é a sua base.
    > Sobre sua conclusão, vejo que não há necessidade da sua ”introdução” nesse parágrafo. Você diz que “..a criação do veto à propriedade de rádio e tv por políticos,” Isso parece ser sua ação, mas vejo que não é (se for não está bem elaborada). Sua proposta só começa de fato em “..deve, a partir do Ministério da Educação,”, lembre que não tem necessidade de ‘introduzir’ a proposta, ou concluir sua argumentação, pode começar já com os elementos… Falando neles, sinto que faltou detalhes: como será essa disciplina? quais são esses outros meios de comunicação? deixe isso mais claro.
    *Então, acho que já falei demais né? kskkkk enfim, parabéns pelo seu texto, no geral tem alguns desvios gramaticais, creio que ajudaria revisar melhor o texto depois de finalizá-lo, me desculpe qualquer ter falado tanto, espero que algo te ajude a melhorar ainda mais :)) Boa noite, e bons estudos

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    Primeiramente queria te desejar parabéns pela sua redação, é perceptível o quanto o seu texto foi bem organizado e redigido, apresentou caráter circuitado e grandes repertórios. Apenas te recomendo buscar pela síntese de algumas expressões e períodos longos como: “para incentivar a busca por parte do público de outros meios de informações que evidenciam os diversos lados de uma mesma notícia”. Fora isso,alguns errinhos de pontuação também estão presentes, mas acredito que deve ter sido na hora da digitação.
    No mais é isso, espero ter ajudado!:)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.