Baseado na mitologia grega e suas histórias épicas, a saga “Percy Jackson e os Olimpianos” conta a história do semideus Percy e suas aventuras epopeicas entre o mundo humano e o dos deuses. Ele é apresentado como uma criança que sofre com distúrbios de aprendizagem, tais como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a dislexia, os quais dificultam muito sua vida escolar e social. O autor, Rick Riordan, sempre procura dar visibilidade a jovens como Percy — além de outras minorias excluídas das convenções sociais — em suas histórias. E, assim, dá popularidade a causas, como, no caso de crianças iguais ao semideus, a sua inclusão no campo educacional público.
Antes de tudo, é interessante observar que indivíduos afetados por distúrbios de aprendizagem não são necessariamente menos capacitados que os que não os têm — mas sim, que requerem caminhos alternativos para estimular a assimilação nas áreas do cérebro. O físico teórico Albert Einstein, por exemplo, conviveu com a dislexia durante toda a sua vida. E, apesar de ser uma das maiores mentes da história, quando jovem, abandonou a universidade na Alemanha ao não se adaptar ao modo pouco flexível de ensino da época. Assim sendo, fica claro que distúrbios relacionados às áreas de aprendizado são obstáculos enormes tanto às instituições de ensino, quanto aos afetados por elas.
Outro fato que incita a necessidade de uma mudança é que estudos sugerem que cerca de 70% da população mundial possui um distúrbio de aprendizagem em algum grau. Dessa forma, a inflexibilidade do sistema educacional para com esse gigantesco, mas despercebido, grupo pode acarretar resultados negativos para toda a sociedade. A título de exemplo, uma massa de alunos desestimulados nas escolas repercute menores incidências de graduados nas universidades e, por conseguinte, ao aumento do desemprego entre jovens-adultos.
É de extrema importância que suceda uma mudança na pasta do Ministério da Educação, em conjunto ao Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a ONGs relacionadas, começando por instituir medidas públicas estritas que orientem profissionais da educação a identificar alunos afetados por um distúrbio e direcioná-los a consultar um perito. Entretanto, além de tal processo de diagnóstico, deve haver a introdução desses educadores a metodologias alternativas a serem empregadas em sala, trazendo, portanto, um aprendizado mais eficiente e completo para todos. Só assim será possível uma homogeneidade de aprendizado nas escolas, permitindo cada aluno a aprender da forma que melhor se adequa a ele.
Se possível, pode corrigir usando os critérios de Competências do ENEM? Obrigada ;)))
AnaB3atriz
Olá, KarlaFontana.
– Parabéns pela redação!
* Um ponto importante a ser citado é de qual fonte veio sua pesquisa para dados como: “Outro fato que incita a necessidade de uma mudança é que estudos sugerem que cerca de 70% da população mundial possui um distúrbio de aprendizagem em algum grau.”
– Correção por competência:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
– 160
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
– 200
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
– 160
Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação.
-200
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. [sua conclusão foi maravilhosa, respondendo os 5 pontos principais ( o que vai ser feito? ; quem vai fazer? ; por meio de que vai ser feito? ; com qual finalidade será feito? e o que mudará na sociedade com essa proposta?) e trazendo uma proposta inovadora e aplicável]
-200
—————-> Nota geral: 920
* Espero ter ajudado, boa sorte! <3
Kaly Araújo
Olá! Correção abaixo:
C1: 160 pontos.
Não há tantos erros no seu texto, mas os que têm sobre a vírgula foram suficientes para retirar pontos. Os desvios que percebi já foram citados pela Zzari acima (ou abaixo). Cabe salientar um outro erro acerca disso:
“(…) é interessante observar que indivíduos afetados por distúrbios de aprendizagem não são necessariamente menos capacitados que os que não os têm — mas sim, (…)”.
O certo seria:
“(…) é interessante observar que indivíduos afetados por distúrbios de aprendizagem não são necessariamente menos capacitados que os que não os têm — mas, sim, (…)”.
C2: 200!
Repertório, interpretação do tema e estruturação do texto Dissertativo-Argumentativo perfeitos.
C3: 200!
Sua estratégia de argumentação é muito boa.
C4: 160.
A estruturação está muito boa e tem o tópico frasal, mas você não citou a fonte dos 70%.
C5: 200.
Há os cinco pontos obrigatórios.
TOTAL: 920.
Parabéns! Sua redação está ótima. <3
zzrari
Hahaha adorei que utilizou Percy Jackson como referência!
No trecho “O autor, Rick Riordan, sempre procura dar visibilidade a jovens como Percy — além de outras minorias excluídas das convenções sociais — em suas histórias. E, assim, dá popularidade a causas, como, no caso de crianças iguais ao semideus, a sua inclusão no campo educacional público.” não está muito fluído e tem um vírgula errada. Prefira escrever “O autor, Rick Riordan, sempre procura dar visibilidade a jovens como Percy e outras minorias excluídas das convenções sociais em suas histórias. Trazendo assim popularidade a algumas causas de crianças como o semideus e a inclusão delas no campo educacional público.”
E em “Outro fato que incita a necessidade de uma mudança é que estudos sugerem que cerca de 70% da população mundial possui um distúrbio de aprendizagem em algum grau” o “é que” parece estar desconexo com o resto da sentença, você poderia escrevê-la assim: “Outro fato que incita a necessidade de uma mudança são os estudos que sugerem que cerca de 70% da população mundial possui um distúrbio de aprendizagem em algum grau”. Aqui é preferível também a utilização de fontes da pesquisa citada. Qual órgão realizou a pesquisa e chegou nessa porcentagem?
Vamos para a conclusão!
Em “a consultar um perito. Entretanto, além de tal processo de diagnóstico, deve haver a introdução desses educadores a metodologias”, o entretanto deve ser evitado, afinal sua proposta de intervenção tem que ser eficiente e viável, não falha a ponto de haver “poréns”. Então, eu recomendo trocar essa palavra por “Assim sendo”, “À vista disso” ou “não obstante”.
Eu simplesmente ADOREI o seu texto. Muito bem escrito com um repertório sócio cultural impecável.
Na competência 1 eu te daria 160 por não haver erros ortográficos, períodos bem construídos e dissertado com clareza, apesar de uns errinhos com a vírgula.
Na competência 2 eu te daria 200, principalmente por conseguir encaixar Percy Jackson aqui hahaha. Mas sem brincadeira, você mostrou domínio em outras áreas do conhecimento com seu texto perfeitamente.
Na competência 3 eu daria 160. Você apontou tudo muito bem, mas por não ter citado a fonte dos 70% que eu corrigi acima, 160 é um nota válida.
Na competência 4 eu daria também 160. Seu texto foi super claro, coeso e organizado, mas houve um errinho que eu comentei em um conectivo na conclusão do seu texto ;/
Na competência 5 eu dou 200, você foi muito bem na conclusão e focou em dizer qual foi exatamente a ação, o agente, o meio, a finalidade e o efeito.
Nota final: 880 :)