A Constituição da República Federativa no Brasil – criada em 1988 – garante a todos os indivíduos o direito a educação e à inclusão. Nesse contexto, a discriminação impede que pessoas com autismo vivenciem esse benefício na prática. Entretanto, a negligência governamental e, consequentemente, devido ao egoísmo da sociedade brasileira, são enfrentados os desafios contra essa exclusão social.
Diante desse cenário, o descaso estatal, motiva a invisibilidade de pessoas com autismo. Nesse sentido, em 1943 o psiquiatra Leo Kanner (1906 – 1980), publicou a obra ” Distúrbios Autipicos do Contato Afetivo”, no qual descreveu onze casos de crianças caraterizadas por ” Um isolamento excessivo na fase inicial da vida e uma tendência obessesiva da manutenção de mesmices”. Dessa maneira, a exclusão social denunciada por kanner sobre pessoas especiais representa pela falta de informação associado ao tema e devido a falha do governo em contratar professores profissionais para trabalhar nas escolas públicas, pois a escassez de investimentos na educação de qualidade que afeta esse grupo autista. Logo é evidente, que medidas sejam tomadas para que esse quadro não se agrave.
Ademais,o comportamento egoísta da sociedade, motiva exclusão social desses indivíduos com doenças mentais. Nesse aspecto, na série “Atypical”, produzida pela Netflix, o personagem Sam, sofre com preconceito por causa da sua condição com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Desse modo, a discriminação da população pela falta de conhecimento da doença mental do autismo, prejudica a infância até a fase a adulta desse indivíduo em incluir – se, por exemplo, no ambiente escolar, no mercado de trabalho e na comunicação entre fazer amigos. Logo assim, de acordo com a carta magna é necessário que pessoas com TEA, usufruam seus direitos garantidos na prática.
Portanto, é essencial que medidas sejam tomadas para a inclusão de pessoas com autismo no Brasil. Cabe ao Ministério da Educação (MEC) – órgão responsável pela garantia do direito a educação da nação brasileira, em parceria com o governo, criar projetos para serem desenvolvidos nas escolas e campanhas associado a tal temática, por meio de mídias, a exemplos, televisores, jornais, redes sociais, divulgações com ações afirmativas, com a finalidade de investir na educação, formar professores profissionais capacitados, visibilizar a inclusão de pessoas especiais e acabar com a discriminação da sociedade. Assim, os indivíduos com TEA, poderá de fato, consumar seus direitos garantidos pelo texto constitucional.
Oie pessoal, tudo bem???
Por favor, me ajudem!!! Estou me esforçando bastante….
Críticas construtivas, são bem vindas!!! ♤♡
Choclet
Oi, bom dia! Não sou especialista ou professora mas vou tentar corrigir sua redação.
🔶 Introdução: muito boa, contando com todos os elementos (repertório + frase tema + tese), apenas mudaria um pouco a organização do parágrafo, para o fechamento ficar mais claro. Por exemplo:
“A Constituição da República Federativa no Brasil – criada em 1988 – garante a todos os indivíduos o direito à ( ⚠️ com crase) educação e à inclusão. Entretanto (⚠️ conectivo de oposição), a discriminação (Arg. 1) e a negligência estatal (Arg. 2) impedem que pessoas com autismo vivenciem esse benefício na prática. Logo (⚠️ conectivo de conclusão), são enfrentados os desafios contra essa exclusão social de autistas no Brasil.”
🔶 D1: achei um pouco confuso, porque o seu repertório na frase ”Um isolamento excessivo na fase inicial da vida e uma tendência obessesiva da manutenção de mesmices” dá a entender que autistas já se excluem socialmente por natureza, o que é verdade, pois alguns dos sintomas do espectro são isolamento social e dificuldade em se comunicar. Então, nessa perspectiva, a questão não é que falta inclusão por medidas externas, e sim o isolamento social é um fator interno do transtorno. Eu entendi onde você quer chegar, de que a falta de investimentos e informações gera uma segregação social forçada nesse público, marcada pelo capacitismo, mas não acho que o seu repertório sustentou isso.
▫️Linhas 18-19: sempre há vírgula depois de um conectivo conclusivo. Sem vírgula após “evidente”.
🔶 D2: achei um pouco confuso, porque você não deixou claro como o “egoísmo da sociedade” se apresenta. Eu entendo que o seu ponto seria tipo, como dá muito trabalho incluir esse grupo na vida em sociedade, é mais fácil eu só excluir ele. Mas, eu acho que simplesmente argumentar sobre discriminação, citando por exemplo, xingamentos, violência, dificuldade em conseguir emprego e dificuldade em conseguir ensino especializado, seria mais fácil e mais eficiente.
▫️Linha 8: desse modo é conectivo de conclusão, então ele não se encaixa no meio do parágrafo, substitua por: de maneira análoga, seguidamente, nesse viés, nessa perspectiva, etc.
▫️Linha 14: repetição de “logo”, evite repetir conectivos.
⚠️ Linha 3: o termo “doentes mentais” está errado, porque Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é considerado uma doença. Doença é toda mudança biológica no estado do organismo que gere moléstia. Já no autismo, considerando que a pessoa já nasce com o transtorno e não há cura, ela não está doente, é quem ela é.
🔶 Conclusão: extremamente confuso, não deu para entender direito onde uma coisa terminava e outra começava.
▫️Linha 3: falta de conectivo depois do tópico frasal.
▫️”Cabe ao Ministério da Educação (MEC) – órgão responsável pela garantia do direito a educação da nação brasileira” – note que você abriu uma travessão para detalhar seu agente mas não a fechou, o que só é permitido em final de frase.
▫️Linha 6: evite usar somente “governo”, ainda mais como agente, pois fica muito informal. Substitua por: Governo Federal.
▫️Linha 8: “campanhas” é muito informal, substitua por “campanhas de conscientização”.
▫️Linha 9: associadas, concordando com “campanhas”
▫️Linha 10: a exemplo de televisores, jornais E redes sociais (exemplo no singular seguido da preposição “de”)
▫️”Com a finalidade de investir na educação” – sem sentido, você vai fazer projetos nas escolas e campanhas de conscientização para investir na educação? O investimento não seria algo necessário para fazer essas ações, invés de ser a finalidade?
▫️Linha 13: tirar “profissionais”, ficou redundante.
▫️Linha 16: repetição do conectivo “assim”, substituir por: enfim, dessa forma, em conclusão, desse modo, portanto.
▫️Linha 16: sem vírgula após TEA
▫️Linha 17: poderão (no plural), concordando com indivíduos.
▫️Linha 17: sem vírgula após “fato”
🔶 Geral: acho que você começou a redação bem mas foi se perdendo no meio do caminho, recomendo você revisar como fazer um projeto de texto antes de começar a escrever. Além disso, recomendo revisar o uso dos conectivos, da vírgula e ficar atenta à concordância verbal e nominal (associadas, poderão, etc).
🔶 Nota
– C1: 120
– C2: 120
– C3: 120
– C4: 120
– C5: 80
🔹 Total: 560
~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa. Tenho certeza que até o próximo domingo você consegue melhorar muito ainda 🌸
Obs: A umas semanas atrás, houve a mudança de banca para correção da redação, consequentemente, tiveram mudanças no modelo de correção. Então, recomendo você dar uma olhada no que mudou, o vídeo https://youtu.be/PQQNLSgX_ng?si=hjyy0iD8NUhM0Lhd está bem bom, apesar de longo, assiste no 2x.
mau256
Olá!
A estrutura está ótima, apresentando todas as partes apesar de alguns erros como citado pelos outros corretores.
O que gostaria de apontar são dois errinhos de português:
No primeiro desenvolvimento, na terceira linha, a palavra “obessesiva” é um erro, o correto seria “obsessiva”, e quando mencionou o psiquiatra Leo Kanner na quarta linha, sem botar a primeira letra maiúscula.
Ademais, a redação está muito boa, continue assim!
MABS
Oioi. Ótima redação, continue assim!
Só vou falar alguns errinhos que eu vi.
Na sua intro, tem um errinho de acentuação, no caso crase. Na primeira frase você fala que todo o cidadão tem direito à educação, e faltou a crase nesse trecho. O emprego da crase ou não, nesse caso não é obrigatório, mas como você colocou no segundo termo, eu recomendaria colocar também.
Ainda na introdução, você comete dois erros relacionados à adequação dos conectivos. Por exemplo, o entretanto é usado na ideia de oposição, e no seu caso, na frase anterior você fala que a discriminação afeta negativamente a vida das pessoas autistas. Sendo assim, quando você fala entretanto na frase seguinte, a ideia que passa é que você vai falar alguma coisa boa à respeito da inclusão, o que contradiz o restante da sua frase. Recomendo colocar “nesse panorama” “sob essa ótica” qualquer conectivo de adição/continuidade. O outro erro é o “e consequentemente”. Não faz muito sentido ele ali, você pode tirar ou substituir apenas por “e”.
Seu D1: a segunda frase ficou extensiva e confusa. Entendi perfeitamente, mas o rearranjo de ideias acabou deixando ela em uma curva, e não em uma linha reta.
Seu D2: quando você vai se referir a Carta Magna, sempre coloque as primeiras letras em maiúsculo, nunca em minúsculo.
Sua conclusão tem alguns errinhos de concordância. Na última frase, por exemplo, você destaca que os indivíduos com autismo poderão usufruir dos direitos, mas o verbo seguinte está no singular. O correto é que eles esteja no plural. “Assim, os indivíduos com TEA, poderAM de fato, USUFRUIREM seus direitos garantidos pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA.”
Obs: coloquei em maiúsculo o que eu mudei kskdkdk
Se você quiser, posso fazer uma correção mais detalhada de erros gramaticais e ortográficos ^^
Continue escrevendo, não desista!
Matheus1021
Boa tarde, parabéns pela redação!
No entanto, algumas observações:
1- Na introdução, especificamente na primeira linha em “A Constituição da República Federativa no Brasil – criada em 1988 –” ao invés de “criada” usaria “promulgada”, então ficaria assim: “A Constituição da República Federativa no Brasil – promulgada em 1988–”, pois na MINHA OPINIÃO fica mais formal quando se fala em um documento. OBS: não que o “criada” esteja errado, pelo contrário.
2-evite usar os mesmos conectivos, como está nos finais dos desenvolvimentos (LOGO)
3- utiliza letras maiúsculas nos termos referentes à Constituição, como Carta Magna.