É fácil perceber que o mundo está avançando cada vez mais quando o assunto é a globalização e o modo como ela oferece a tecnologias inovadoras dia após dia com intuito de facilitar a vida de diversos indivíduos em diferentes aspectos, entretanto, a tentativa de colaborar através deste meio digital pode prejudicar a vida de muitas pessoas.
Sabe-se que vários processos essenciais para a vivência do ser humano estão se tornando digitais. Porém, esta modernização não promove o resultado esperado quando são inseridas na realidade de pessoas que vivem em situações precárias ou simplesmente não possuem verba suficiente para comprar aparelhos digitais e ter acesso a este universo virtual, segundo a onu, apenas 51% da população mundial tem acesso a internet, ou seja os outros 49% têm que sofrer as consequências deste sistema desigual, o maior exemplo disso são os estudantes que não tem possibilidades de acessar o meio tecnológico e estão encontrando enormes barreiras para se preparar para o futuro durante esse tempo de pandemia e isolamento.
Reconhecendo os problemas citados acima, é necessário que se promova outras formas de executar atividades fundamentais digitais à população através da ação do Estado, oferecendo mais opções presenciais (Com cautela devido a pandemia) para os indivíduos que se encontram em situações que não permitem o uso de aparelhos tecnológicos. Desta forma, será possível que diversas oportunidades sejam oferecidas a todos, independente da sua situação.
juliarodfer
Olá, boa noite! Primeiramente parabéns pela escrita simples e fluida.
Primeiramente, houve pouco desenvolvimento das ideias, para garantir nota máxima no enem, faça no mínimo dois desenvolvimentos :)
Sua tese ficou boa, no entanto, no primeiro parágrafo sugiro que já insira sua ideia a realidade brasileira, para que o texto fique mais organizado e o desenvolvimento se enquadre ao que foi proposto no primeiro parágrafo.
No desenvolvimento, houve períodos muito longos que não caíram bem na leitura. Por exemplo, no trecho ”segundo a onu” poderia ter começado após um ponto final, já que na frase anterior você já havia concluído suas ideias.
No último parágrafo, se for seguir as grades no enem, ficou faltando o meio e o detalhamento.
Segue sua nota: 640
C1: 120 – houve alguns erros morfológicos e sintáticos
C2: 160 – seu projeto de texto estava bom mas pouco desenvolvido dentro do modelo dissertativo-argumentativo
C3: 120 – seu projeto de texto
C4: 120 – houve alguns erros de articulação das orações o que prejudicou a coerência e coesão do seu texto
C5:120 – faltou 2 elementos
alisongms96
Oi, tudo bem? Vamos as minhas considerações:
1. Erro de pontuação na linha 4 ( ponto final antes de entretanto)
2. falta de tese (quais seus argumentos? Deixe explícito ao leitor seus dois argumentos)
3. Erro de pontuação na linha 13 (ponto final antes de segundo a onu)
4. Erro de pontuação na linha 14 (vírgula para separar “ou seja – deve haver antes e depois)
5. Erro de pontuação na linha 15 (ponto final antes de “o maior desafio”
6. Erro de concordância na linha 16 (“eles têm)
7. Enormes Barreiras? Quais barreiras são essas? Quais as consequências? Explore mais seu ponto de vista, pois o resto está muito expositivo: use palavras como “inadmissível”, “inaceitável”, pois estas deixam claro sua opinião sobre o tema.
8. Conclusão incompleta: ação, meio, agente, finalidade e detalhamento.
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 160
Total: 680
Razy
Acredito que na segunda linha, na parte que diz: “[…] e o modo como ela oferece a tecnologias inovadoras dia após dia com intuito de facilitar a vida de diversos indivíduos em diferentes aspectos […]”, especificamente as palavras: “oferece a tecnologias”, eu me pergunto: “oferece a tecnologias o quê?” (acredito ser um erro gramatical simples não intencional, mas que ainda é considerado um erro gramatical quando relacionada com o restante das palavras), faltou responder isso. Ainda que eu esteja enganado a respeito, acredito que seja sempre muito melhor explicar simples e diretamente com palavras simples na maior parte do texto, por que ainda que você entenda que seu texto está excelente no que diz respeito à gramática, infelizmente temos que nos preocupar em usar uma linguagem simples por que nem sempre o corretor pode ter o mesmo nível de intelecto e escrita de um estudante, e pode acabar dando uma nota incorreta só por que não compreendeu o que o aluno escreveu.
I – 160
II – 160
III – 120
IV – 120
V – 180
TOTAL = 740 (no mínimo) / 820 (no máximo)