Atualmente vivemos em um tempo de pandemia, a onde a união está sendo o principal combatente contra este, mas não está sendo suficiente apenas o dever do governo com o auxílio à saúde, e cada pessoa fazer sua parte na prevenção contra o vírus, se não, não haveria mais de vinte e cinco mil mortes no Brasil (segundo dados do portal de notícias G1). Ademais, no ano de 2019 o governo federal lançou a campanha publicitária do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, trabalho este que teve 7,2 milhões de contribuintes logo impactando fortemente a população necessitada. Diante disso, é notório que a solidariedade tem o poder de ajudar muitas pessoas, essas muitas vezes em situação de fome ou falta de auxílio de saúde básico.
Primeiramente, faz se necessário entender os variados tipos de trabalho voluntário e os problemas que esses podem evitar. Dessa forma, ser solidário, vai desde pequenos gestos, atitudes, até uma grande doação de dinheiro. E esse trabalho, implica na vida de muitos cidadãos brasileiros tanto como na doação de alimentos, de medicamentos, doações a órgãos da saúde entre outros. Um exemplo de trabalho voluntario que usa inclusive da sua ferramenta de trabalho é grupo de psicólogos abriu uma linha de telefone pra conversar com quaisquer pacientes.
Consequentemente, os resultados dessas ações implicam positivamente tanto para o que faz a ação quanto para o que recebe. Segundo a Psicóloga Cris Andrada “As iniciativas de solidariedade nos fazem sentir mais potentes no plano coletivo, ampliam nossa resistência e nos mostram que somos iguais e estamos juntos”. Além disso os benefícios para com os que recebem são inúmeros, pois a voluntariedade tem poder de salvar vidas, tanto contra a fome, contra falta de medicamentos, de moradias e muitos outros.
Portanto, é imprescindível diante de tais problemas, que haja a enfatização da importância do voluntariado no Brasil. Dessa forma, é dever do Estado, através do Ministério de Desenvolvimento Social, elaborar um levantamento das situações mais importantes que dependem de ações voluntárias, especificando as ações para seus respectivos programas de ajuda, e através de comerciais e meios de comunicação seja transmitido para todos os cidadãos brasileiros para que possam estar cientes e dessa forma poder se voluntariar . Somente assim, haverá a enfatização do incentivo visto na campanha publicitária do ano de 2019, e dessa forma não só haverá apenas diminuição de mortes devido a pandemia, mas também a de muitos problemas da nação brasileira.
stefanisnts
Muito obrigada pelas correções gente, só queria dizer que estou começando agora a fazer redações e muitas vezes sei de vários erros que tenho, mas não sei concertar, tento o que posso e é isso. Acho que seria uma boa ideia não apenas mostrar os erros mas ajudar a chegar no certo, com exemplos. Eu já sabia dos pontos mais comentados acima, mas é isso, pra mim é isso ajuda, sugerir o modo mais certo, isso seria realmente de grande ajuda. Muito obrigada pela atenção caso estejam lendo isso. Acredito que essa dica não ajudaria só a mim mas a várias pessoas iniciantes que estão recebendo correções.
Mas sobre os pontos que não sabia, vou refazer sim, muito obrigada!
Rafildees
Olá !! gostei muito da sua redação, você fez uso correto dos conectivos e seus argumentos corresponderam com tema. No entanto, a sua introdução não correspondeu com a seguinte estrutura: contexto, tema, 2 teses – D1 e D2. Dessa forma, o a sua introdução ficará mais coerente com o restante do texto. Portanto sua nota é: 830.
Desculpe qualquer coisa,
Espero ter ajudado.
hatake
bom dia, tudo bem?
minha analise:
1] não se inclua no texto. [vivemos] por exemplo, poderia ser substituído por vive-se
2] a introdução ficou parecendo um desenvolvimento, a utilização de dados não ficou apropriada, e a tese não ficou bem definida.
3] os dois argumentos utilizados no desenvolvimento, não estão bem detalhados, e tratam do mesmo assunto.
nota:
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
120 de 200.
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
80 de 200.
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
80 de 200.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
80 de 200.
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
160 de 200.
total:520
continue praticando, com o tempo seus textos ficaram cada vez melhores!!!
ManoelaT
Competência 1- Demonstrar domínio da modalidade formal da língua portuguesa. (80/200)
Seu texto ficou um pouco confuso e faltou coesão, proporcionados pelo uso errado da gramática, como com o uso errado de vírgulas e a falta de concordância verbal, e também em razão tanto da linguagem formal quanto informal, evite mistura-las, defina uma só. Tente fazer alguns exercícios gramáticais para melhorar neste ponto e ,quanto a formalidade do texto, você aprenderá na prática com a escrita de mais redações.
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. (80/200)
É possível notar a sua compreensão quanto ao tema da redação, contudo, faltou relacioná-lo a outros conhecimentos e também se assegurar de que as regras da estrutura de um texto dissertativo argumentativo em prosa estão sendo respeitadas, a sua tese, por exemplo, possui muitas informações que se encaixariam bem nos parágrafos de argumentação, uma grande quantidade de informações na tese faz esta ficar confusa, e, consequentemente todo o seu texto também fica, começar falando sobre a pandemia e se aprofundar neste tópico fez com que o objetivo de sua argumentação não ficasse clara. Para aprofundar se capacitacitar quanto ao seu repertório, você pode deste ler textos, até assistir séries ou filmes, a maioria destes se baseiam no modo como a sociedade se comporta, o que pode ser de grande utilidade em uma redação. Gostei do uso da campanha de 2019 para fortalecer sua tese.
Competência 3- Selecionar, organizar, relacionar e interpretar informações, fatos, opniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (120/200)
Como dito antes, creio que, os dados usados por você estão mal colocados, ao invés de estarem todos na tese, deveriam estar nos parágrafos de argumentação. A ausência de conhecimentos científicos no segundo e terceiro parágrafos faz com que a sua argumentação perca força. Além disso, quanto ao exemplo dado sobre os psicólogos terem aberto uma linha telefônica para conversar com pacientes, é necessário se aprofundar no motivo desta ação se encaixar no trabalho voluntário, seus benefícios e no modo como ela ocorre. É extremamente importante se aprofundar quando se da um exemplo, caso contrário irá parecer que não há nenhum embasamento científico por trás.
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (80/200)
Bom uso de conectivos (ademais, contudo, entretanto, …), eles são importantes para ajudar na coesão do texto. Ainda assim, como dito no primeiro tópico, creio que a falta da linguagem formal e certos erros gramáticais foram empecilhos para a construção de sua argumentação.
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. (200/200)
Sua conclusão está ótima! Apresenta todos os quesitos necessários para a proposta de intervenção (Agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento). Parabéns!
Nota final: 560/1000
Lembrando que eu não sou corretor profissional, então não se segure muito na nota dada.
Indico esse vídeo no youtube, me ajudou muito a me organizar na redação: https://www.youtube.com/watch?v=lbQJb13EFxk&t=680s o canal dela também é muito bom em história e tem outros videos sobre redação também bem legais!
e indico também uma série no netflix que chama “História: Direto ao assunto.” que tem episódios de uns 20 minutos, rapidinhos, sobre a história de algumas coisas, desde fast foods até a corrida espacial. È bem legal e simples pra guardar na cabeça e usar em redação!
Até mais, bons estudos!