Incentivo a leitura no Brasil
A série americana Anne with an, mostra a vida de uma menina órfã, e que é apaixonada por livros. No entanto, Anne, com sua imaginação fértil de tanto ler, é proibida de praticar a leitura pelas pessoas do orfanato e ela se ver obrigada a roubar livros para ler nas madrugadas. Isso contribuiu para ela ter uma grande inteligência e uma mente muito avançada da época. Fora dos limites ficcionais, a realidade brasileira é de fato diferente, pois, os livros é algo distante para parte da sociedade, tendo em vista, que os livros são caros e a ausência do incentivo da leitura dentro das famílias.
Em primeiro plano, vale ressaltar que, é inegável a negligencia governamental em relação ao preço dos livros. Segundo Monteiro Lobato- escritor brasileiro- uma nação se faz com homens e livros. Nessa ótica, parte dos brasileiros estão cada vez mais longínquo da cultura, nem mesmo os estudantes estão desfrutando do direito, isso porque muitos não tem condição de comprar e nem o próprio governo distribui em bibliotecas. É licito frisar que, as bibliotecas públicas estão concentradas nas grandes cidades e capitais. Dessa forma, o incentivo torna-se inviável.
Outrossim, a escassez de estímulo por parte de parentes e pais é um grande impasse. Segundo a paquistanesa Malala,” um livros, um lápis, uma criança muda o mundo”. Nesse contexto, para o pensamento de Malala ocorrer é necessário que haja algum tipo de iniciativa da parentela de casa. Muitos pais e mães acham que apenas a escola é suficiente para o desenvolvimento de seu filho. É importante salientar que a leitura é substancial para o desenvolvimento profissional e individual do cidadão.
Portanto, indubitavelmente, medidas são inevitáveis para solucionar o óbice. Posto isso, o Ministério da educação deve, por meio de um amplo debate com estado, sociedade civil e ministério da economia, lançar um plano de democratização dos livros, a fim de que um maior número de brasileiros possam ter o acesso a livros. Tal plano, deverar focar, principalmente, na diminuição dos valores dos livros, e no abastecimento das bibliotecas públicas e nas livrarias das escolas públicas. Ademais, o governo deve também, por meio da internet e televisão, mostrar o quão a leitura é importante para a formação de grandes cidadãos. Dessa maneira, os índices de incentivo a leitura no Brasil podem aumentar.
RyanFerreira17
sua redação está bem direta e coesa, cuidado com a repetição de palavras, procure usar sinônimos.
de resto sua redação está ótima, continue assim, continue treinando e parabéns.;
Ótima redação e uma ótima proposta de intervenção, porém deve tomar cuidado com o número de linhas em cada parágrafo.
Emylly Eva
Olá! A sua introdução ficou muito longa, mais achei muito interessante a sua menção sobre a série. Seus desenvolvimentos ficaram um pouco bagunçados, procure usar palavras mais atuais e de fácil compreensão. A conclusão ficou ótima, muito legal você ter dando muitas alternativas para solucionar o problema. Procure colocar em ordem a sua argumentação nos desenvolvimentos.
Luis-Gustavo
Competência 1: Demostra domínio mediano da língua portuguesa. Com alguns desvios gramaticais. 120.
Competência 2: Argumentação previsível, repertório sociocultural produtivo. 120.
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema com indícios de autoria. 160.
Competência 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e bom repertório de recurso coesivo. 160.
Competência 5: Elabora muito bem a proposta de intervenção. 200.
Redação boa, mas deveria organizar mais os parágrafos.
Natally
Oi Kauã, vou tentar pontuar algumas coisas que observei.
Primeiramente, sua introdução está muito longa. Tenta destinar de 5 a 6 linhas pra esse parágrafo. Além disso, lembra que essa parte da redação é mais expositiva, então você pode deixar os argumentos para os D1 e D2.
Seus argumentos estão muito bagunçados, o que dificulta um pouco o entendimento. Ao lançar um argumento, deixe bem claro o que você propõe com ele e aí depois disso você traz outro argumento.
Não comece o parágrafo com “Outrossim”, pois é um termo arcaico e é melhor evitar.
A mesma coisa acontece nesse segundo parágrafo. Você traz muito argumento mas não explica corretamente e já pula pra outro.
*”um livros, um lápis, uma criança muda o mundo”*- certifique-se de trazer a citação corretamente
Já a sua conclusão está ótima, bem completa. Mas já que você começou a introdução citando a série, tente terminar a conclusão retomando a série para que a fique tudo bem cíclico.
Por fim, tenta organizar melhor seus argumentos, fazendo o fechamento de todos eles.
Espero ter ajudado. Boa sorte!!!!
Isabelly022
Minha opinião não é diferente da galera. Sua introdução ficou muito longa e seus parágrafos de desenvolvimento ficaram confusos, principalmente pelo uso de conectivos que não se encaixam muito bem no texto. Portanto, sua conclusão ficou ótima.
Não desista. Para o alto e avante!
Outrossim, a escassez de estímulo por parte de parentes e pais é um grande impasse. Segundo a paquistanesa Malala,” um livros, um lápis, uma criança muda o mundo”. Nesse contexto, para o pensamento de Malala ocorrer é necessário que haja algum tipo de iniciativa da parentela de casa. Muitos pais e mães acham que apenas a