Na telenovela brasileira “Carrossel”, a Escola Mundial passa a ofertar lanches grátis aos seus alunos para atender às necessidades da aluna Carmen. De maneira análoga, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) faz essa proposta com o objetivo de garantir o complemento alimentar de crianças e adolescentes das escolas públicas no Brasil, tarefa importante na criação de bons hábitos alimentares e até mesmo auxílio social de estudantes. Todavia, desafios como ausência de verbas e de especialistas côngruos interferem nesse propósito.
Em primeiro plano, com a alta desigualdade social brasileira, a merenda escolar pública é, por muitas vezes, a única refeição de muitos alunos, dependendo dela para alimentar-se corretamente. Sendo assim, é notória a sua relevância no fornecimento das necessidades nutricionais dos discentes. Ademais, ela colabora para a melhoria das práticas alimentares desses, se apresentarem condições financeiras adequadas, ao propor um cardápio diversificado.
Por outro lado, alguns entraves são encontrados na manutenção da alimentação escolar pública, como denunciado no livro “Vamos Fiscalizar a Merenda Escolar” que mostra, por exemplo, a má distribuição de verba para esse ramo o qual recebeu, em 2020, R$0,30 por dia letivo para cada aluno, segundo o Portal MEC. Por conseguinte, a elaboração de um cardápio variado é afetada pela falta de um profissional ajustado ao cargo e a qualidade precária dos alimentos. Desta forma, muitos alunos não têm suas necessidades atendidas.
Pela observação dos aspectos analisados, surge a necessidade de implementar políticas públicas que reiterem tal importância e atenuem tais desafios. Para isso, incumbe ao Ministério da Educação a contratação de empresas especializadas em refeições coletivas por meio da verba fornecida pela União, a fim de uma melhoria na qualidade e distribuição dos alimentos. Somente assim, o corpo discente público terá suas necessidades nutricionais atendidas.
//OBS.: Peço que deixem nota <3
LEIDIANETEIXEIRA
olá,boa noite!
Seu texto foi muito bem escrito e direto. Propôs a problemática e resolveu com ÊXITO. Acredito que com a estrutura bem feita da sua REDAÇÃO ,conectivos e a resolução do problema apresentado ,essa seria sua nota mais ou menos:
Entre 880 a 920
PARABÉNS CONTINUE ESTUDANDO!
ESPERO TER AJUDADO :)
PauloRicardo2k
Eu gostei das informações….são bem específicas e você se atentou ao carrossel…muito bom. Sou alienado me desculpe não consigo dar nota.
Domínio da escrita formal da língua portuguesa (160)
o participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso emprego de letras maiúsculas e minúsculas. Foram analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, separação silábica e emprego de pronomes e crase, mas com poucos erros de português.
-Compreender o tema e não fugir do que é proposto (200)
O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
-O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. (160)
Tratou da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Faltou um pouco de coesão no desenvolvimento I.
-Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (200)
Foram avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Coesão do texto.
-Respeito aos direitos humanos (200)
Apresentou uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
NOTA: 920
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Rayssarf
-Domínio da escrita formal da língua portuguesa (160)
o participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso emprego de letras maiúsculas e minúsculas. Foram analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, separação silábica e emprego de pronomes e crase, mas com poucos erros de português.
-Compreender o tema e não fugir do que é proposto (200)
O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
-O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. (160)
Tratou da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Faltou um pouco de coesão no desenvolvimento I.
-Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (200)
Foram avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Coesão do texto.
-Respeito aos direitos humanos (200)
Apresentou uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
NOTA: 920