Doutor

Implicações da pobreza no Brasil Redação segundo provas de concurso da Fgv. Corrijo de volta

  • 0

Na contemporaneidade brasileira observa-se que a pobreza e a miséria aumentaram significativamente nos últimos anos. Compreender quais fatores contribuíram para tal agravo, quais as consequências desse crescimento e identificar politicas públicas para reverter esse declínio são medidas necessárias e urgentes.

Nesta perspectiva, entender o conceito de pobreza e miséria torna-se relevante. Conforme o pesquisador Leonardo Athias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a renda mensal de R$170 per capita é considerada pobreza e R$85 é miséria. Um estudo publicado pelo Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da Universidade de São Paulo (Made/USP) mostra que pessoas na extrema pobreza eram cerca de 7%, em 2019, já em 2021, a taxa de pobreza extrema teria passado a mais de 10%. Neste âmbito corrobora-se que alguns fatores potencializam o crescimento desses gargalos, tais como: o baixo investimento educacional, a disparidade de trabalho e renda entre as pessoas, o preconceito na sociedade empregadora, ausência de políticas de geração de renda, etc.

Por conseguinte, observa-se que quando tais variáveis não são vislumbradas criticamente pela governança pública surgem consequências que impactam toda população. Entre essas, percebe-se a elevação da fome e desnutrição, carência de saneamento básico, predominância de doenças , diminuição da expectativa de vida, evolução do índice de violência; condigno com a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, 2019.

Assim sendo visando sanar tal demanda social os governos federal, estatal e municipal, através  dos Ministérios e Secretarias na área de Educação, Trabalho, Comunicação e da Fazenda podem promover campanhas que estimulem adolescentes e adultos a estudar, visando qualifica-los profissionalmente. Publicitar com periodicidade em jornais de rádio e impressos, canais de televisão e sítios eletrônicos os programas de Assistência Social visando que muitos se atualizem documentalmente, já que uma grande parcela carente deixa de receber benefícios por desinformação ou escassez de documentos solicitados. Fomentar políticas públicas de amenização de impostos de renda para empresas que investem socialmente nas comunidades próximas, entre outras. Neste sentido o setor privado e público atuarão como agentes cooperadores para uma sociedade mais digna e humana.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem?Eu precisei pesquisar como é esse modelo, mas vamos la.
    Sua introdução está boa pois apresentou a tese, mas não sei em relação a banca, porém não é muito recomendado começar com termos como “antigamente” ou “contemporaneidade”, mas fora isso está tudo certo.
    No primeiro parágrafo houve bons repertórios e soluções, mas podia ter contextualizado mais e explicado diante de seu ponto de vista (sendo impassial, claro)
    Np segundo parágrafo, é mais curto e está com um bom desenvolvimento.
    A conclusão não precisa ser só uma solução em si como modelo enem, mas também retomar o que foi dito. Você apresentou soluções e fez isso com os requisitos necessários, sem erros gramaticais.
    Espero ter te ajudado e continue treinando!

    • 1
  2. Não sei corrigir no modelo fgv, porém não percebi desvios gramaticais e achei os repertórios socioculturais pertinentes, além do uso correto de conectivos e uma boa articulação entre ideias. Acredito que sua redação tiraria uma nota muito boa por conta desses fatores que são exigidos em todos os vestibulares, então parabéns !!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.