Implicações da Falta de Saneamento Básico na Saúde Pública

  • 0

A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 6º, a saúde como essencial a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal direito não tem se reverberado com ênfase quando se observa a falta de saneamento básico na saúde pública, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante disso, faz-se indispensável a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

 

Em primeira análise, cabe ressaltar a ausência de medidas para combater o problema. É válido afirmar que a maioria da população dissemina lixo por toda a cidade sem se preocupar com o quanto isso polui as reservas de água das cidades. Segundo a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária), no primeiro trimestre de 2020 houve 41.136 internações devido a doenças causadas pela baixa qualidade da água potável, o que, infelizmente, foi causado, em grande parte, pelos seus próprios atos.

 

Outrossim, é fundamental apontar, também, o péssimo tratamento de água das empresas responsáveis. É evidente, em diversas reportagens de TV, a quantidade de moradores relatando o degradável estado da água de suas torneiras – muitas vezes, quase preta- devido ao mau tratamento da mesma. De acordo com o estudo Saneamento e Doenças de Veiculação Hídrica, feito em 2019 pelo Instituto Trata Brasil, a falta de água tratada e esgotamento sanitário causa, em média, 7,4 mortes por dia. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

 

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. A fim de melhorar a qualidade da água potável e diminuir as doenças de veiculação hídrica, cabe à Funasa, órgão do Ministério Público, promover saúde pública mediante serviços de saneamento de qualidade. É de suma importância, também, a conscientização da população sobre os perigos vindos da propagação de lixo nas reservas de água. Assim, se consolidará uma sociedade permeada pelos elementos dispostos na magna carta.

Compartilhar

1 Correção

  1. Primeiramente, excelente redação! Vou somente ressaltar alguns pontos importantes:

    Evite generalizações, como em “ausência de medidas para combater o problema. “. O Brasil possui sim, ações, leis e projetos que visam a melhora da qualidade do saneamento básico, porém, essas estruturas são frágeis.
    Portanto, em seus parágrafos de desenvolvimento, apresente uma tese de maneira clara e seja ferrenho em sua argumentação.

    Por exeplo, no segundo parágrafo, você diz: “no primeiro trimestre de 2020 houve 41.136 internações devido a doenças causadas pela baixa qualidade da água potável, o que, infelizmente, foi causado, em grande parte, pelos seus próprios atos.” Primeiramente: atos de quem? das pessoas? Outra coisa, tenha explícito que o tema é falta de saneamento básico, então apresente o cenário complexo e deficiente que é o saneamento básico no Brasil. Cite a falta de democratização do acesso à água potável, da coleta de lixo e do tratamento de esgoto, que traz graves consequências à saúde da população em geral, devido à proliferação de doenças como a dengue, leptospirose, esquistossomose e malária.

    Na sua conclusão, ao invés de “Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos.”, seja mais objetivo: “Em suma, com relação ao saneamento básico no Brasil…”

    Além disso, na proposta de intervenção, lê-se: “cabe à Funasa, órgão do Ministério Público, promover saúde pública mediante serviços de saneamento de qualidade.” Promover saúde como? Desenvolva melhor. Fomentar os investimentos em infraestrutura de tratamento de esgoto, redes de distribuição de água mais eficazes, implementação de tecnologias, aumentar o índice de cobertura de coleta e tratar adequadamente esses resíduos, etc.

    Por útimo, “conscientização da população sobre os perigos vindos da propagação de lixo nas reservas de água” é vago. Reflita: a população não se conscientiza sozinha. São necessárias campanhas na TV e nas redes sociais que eduquem e informem as pessoas sobre os cuidados com o lixo.

    É isso! Espero ter ajudado! Como não domino os critérios de correção do Enem especificamente, não vou te dar uma nota. Mas não se prenda a notas, e sim ao processo de escrita do texto!

    Qualquer coisa, estou à disposição!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.