Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira
Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se na ausência de conflitos e problemas. Fora do livro, hodiernamente, a realidade vivida no Brasil é o oposto do que o autor prega, visto que a falta de saneamento básico é um dos grandes atuais problemas do século XXI. De certa forma esse cenário antagônico é fruto da negligência estatal, como da desigualdade social.
Em primeiro ponto, evidencia-se a negligência do estado diante tal problemática, sendo que, nos dias que correm há maneiras de combater tais problemas referentes ao saneamento básico, como os de esgotos à céu aberto, mais conhecido popularmente como “valões”. De tal maneira, com esses valões abertos a população está correndo risco de contrair doenças, como as transmitidas pelos mosquitos, e as por intoxicação. Logo, ignorar essa adversidade é uma forma de omissão do Estado, já que coloca a vida as pessoas expostas a tais problemas.
Ademais, outro tópico a se analisar é o da desigualdade social, visto que os estados mais pobres são os que mais sofrem com o problema apresentado. De acordo com a Agência Brasil, o Nordeste está em primeiro lugar no ranking de mortes por conta da contaminação hídrica. Todavia, entende-se que as regiões mais carentes não possuem capital o suficiente para investir em saneamento básico.
Portando, o problema da falta de saneamento básico no Brasil tem que acabar. Por isso, cabe ao Governo acabar com os esgotos abertos e proporcionar redes de esgoto as cidades que ainda não possuem. Também cabe ao órgão citado, a criação de uma verba direcionada ao Norte do país para a melhoria do saneamento básico, possibilitando assim uma qualidade de vida melhor ao povo, igualando-se à sociedade que Thomas More tanto almejava.
Letícia21
Olá, tudo bem?
Sou apenas uma estudante e vou “corrigir” sua redação com meu conhecimento
Sua redação está com uma estrutura boa, com introdução, desenvolvimento (2) e conclusão bem elaborados.
Eu, adorei a sua introdução, com o uso de uma obra. Agora, a sua conclusão está um pouco vaga
Analaura06012005
Olá, antes de tudo quero deixar claro que não sou nenhuma corretora profissional, estou apenas tentando evoluir como você!!
Introdução:
Eu, particurlamente, amei sua introdução. Você foi bem direto e objetivo o que é o todos os corretores desejam. Citou uma obra, relacionou ela com o tema e problematizou muito bem. Uma única dica que eu lhe daria, seria utilizar palavras menos complexas, mas, suponho que tal complexidade já faça parte da sua escrita. No geral, a introdução foi muito bem escrita.
Desenvolvimento 1:
Primeiramente, eu lhe aconselho a iniciar seus desenvolvimentos com um “tópico frasal” que irá retomar (de forma curta e objetiva) seu primeiro problema, você até retornou ao problema, mas já foi logo explicando, o intenção do tópico frasal é deixar explícito oque voce irá retratar no texto, nessa sua redação, isso está bem óbvio,as acontece muito das pessoas esquecerem de fazer essa retomada, então, fique a dica 🤗. “…transmitidas pelos mosquitos, e as por intoxicação.” no final, só modifique por “…transmitidas pelos mosquitos, e as intoxicações.” fica mais fluído seu texto.
Desenvolvimento 2:
A questão da desigualdade social foi muito bem planejada na sua introdução, porém, eu acho que você se perdeu um pouquinho, não ficou muito bem desenvolvida, se você aplicasse as mesmas ideias que escreveu e apenas desenvolvesse um pouco mais, seu desenvolvimento estaria perfeito, porque, sua ideia é muito pertinente, faz total sentido na questão do saneamento básico, mas ficou vaga, compreende? Estão trabalhe mais nos detalhes, use citações, livros, séries, como por exemplo; a Contituiçao Federal de 1988, diz que todos os indivíduos são iguais perante a lei, portanto, todos devem ser tratados de forma igualitária, visando em garantir todos os seus direitos. Essa é uma citação coringa muito pertinente para vários temas.
Conclusão:
Citou tudo que deve ser citado em uma concisão, no entanto, seu detalhamento está meio vago, você disse a finalidade do governo distribuir verbas e acabar como os esgotos, mas porque ele faria isso? Eu sei que são perguntas bem parecidas, mas a conclusão deve ser bem explicada e desenvolvida. No final fez à retomada a sua primeira citação é fechou muito bem.
Nota:
C1: 160
C2: 160
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Nota final: 880