A canção “3ª Do Plural”, da banda Engenheiros do Hawaii, aborda o ciclo vicioso que grandes corporações impõem no comércio. Diante disso, os trechos: ”Eles querem te vender” e “Eles querem te comprar” evidenciam a obsolescência programada de muitas empresas. De maneira análoga à música, a nação brasileira sofre com os impactos socioeconômicos ocasionados pela obsolescência programada no hodierno. Tal realidade se deve, majoritariamente, à negligência educacional e ao consumismo.
Sob esse viés, é lícito postular a negligência educacional como fator impulsionador para os impactos acerca da obsolescência programada. Nesse sentido, o processo desencadeado contra a Apple, pela associação italiana pró-consumidor Altroconsumo, evidencia que a empresa engana os seus consumidores, uma vez que ela pratica a obsolescência programada, ou seja, ela encurta, propositalmente, a validade de um produto, para lançar um novo, forçando os consumidores realizarem uma nova compra. Com isso, pela falta de uma boa educação que ensine sobre a validade de alguns produtos e a questão do consumo excessivo, muitos consumidores são enganados e forçados a serem extremamente consumistas.
Outrossim, é imperativo pontuar que a obsolescência programada contribui para a perpetuação do consumismo exacerbado. Nessa perspectiva, conforme o escritor George Orwell: “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”. Nessa lógica, é perceptível que as empresas que praticam a obsolescência programada visam estimular o consumismo exagerado em seus consumidores, haja vista que elas diminuem o prazo de validade de seus produtos e lançam novos em pouco tempo. Assim, os indivíduos perpetuam essa postura da marca, visto que eles continuam comprando, mesmo sem a real necessidade. Logo, o consumismo é acentuado e os consumidores manipulados pelas empresas contemporâneas.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para atenuar os impactos da obsolescência programada. Sendo assim, sugere-se que o Ministério da Educação, cuja função é garantir o conhecimento a todos, promova discussões no âmbito educacional sobre a importância de se avaliar a durabilidade de um produto antes de comprá-lo, além de verificar se há, realmente, a necessidade de adquiri-lo. Essa ação deve ser realizada mediante a exposição da probabilidade de vida útil de cada produto específico, de modo a estimular nos indivíduos o conhecimento sobre os produtos comprados por eles, para que assim eles não comprem sem necessidade e sem respaldo acerca da durabilidade do produto adquirido. Dessa forma, espera-se que o ciclo vicioso evidente na música da banda Engenheiros do Hawaii seja rompido e desconstruído.
Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência!!
Ps: Deu exatamente 30 linhas na folha!
janicleiarodrigues
Acho que outra correção já pontuou bem melhor do que eu poderia sobre tudo, só gostaria de adicionar que no primeiro desenvolvimento o que falta é uma ligação entre a “negligência educacional” e a “obsolescência programada da apple”. Você gastou 80% do paragrafo explicando que a apple comete esse ato, mas não fez uma ligação entre os dois tópico e só falou no final
“…Com isso, pela falta de uma boa educação que ensine sobre a validade de alguns produtos e a questão do consumo excessivo, muitos consumidores são enganados e forçados a serem extremamente consumistas.”
Falta argumentos explicando o porquê a “falta educação” é a principal causa disso. Foi um salto muito entre pensamentos.
douglasasted
Acho que outra correção já pontuou bem melhor do que eu poderia sobre tudo, só gostaria de adicionar que no primeiro desenvolvimento o que falta é uma ligação entre a “negligência educacional” e a “obsolescência programada da apple”. Você gastou 80% do paragrafo explicando que a apple comete esse ato, mas não fez uma ligação entre os dois tópico e só falou no final
“…Com isso, pela falta de uma boa educação que ensine sobre a validade de alguns produtos e a questão do consumo excessivo, muitos consumidores são enganados e forçados a serem extremamente consumistas.”
Falta argumentos explicando o porquê a “falta educação” é a principal causa disso. Foi um salto muito entre pensamentos.
islania
Introdução- Embora você possa repetir uma palavra até três vezes antes de perder pontos, tente evitá-los ao máximo. Você repetiu obsolescência programada na introdu e na D1. Já não pode repetir mais, do contrário sua pontuação já vai cair.
D1- Você praticamente não argumentou. Usou um repertório após o tópico frasal(que inclusive não explicou o TF) e deu uma leve argumentada, que por sua vez não teve nada de crítico também.
D2- Estava muito boa.
Conclusão- Onde está o meio, os profissionais que vão realizar essa ação e para quem ela será destinada? Também não encontrei a finalidade da sua conclusão. A sequência correta é: ação, agente, modo, efeito, detalhamentos e finalidade. Você pode mudar a ordem, mas os corretores gostam de bater o olho e já ver todos os itens no lugar, para não perderem tempo voltando e procurando. Vou pontuar a partir da C2 pq ainda não tenho competência para pontuar a C1.
C2- 200
C3- 160
C4- 120
C5- 200
Pontuo novamente, que você se atente a repetição de palavras. Você repetiu mais de 4 vezes duas palavras, dica: Use sinônimos ou as palavras, supracitado ou aludido. Sua redação está boa no geral, você escreve bem, tente melhorar os aspectos que pontuei.
BOA SORTE!! VOCÊ PODE TUDO!