Impactos socioeconômicos da obsolescência programada

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A canção “3ª Do Plural”, da banda Engenheiros do Hawaii, aborda o ciclo vicioso que grandes corporações impõem no comércio. Diante disso, os trechos: ”Eles querem te vender” e “Eles querem te comprar” evidenciam a obsolescência programada de muitas empresas. De maneira análoga à música, a nação brasileira sofre com os impactos socioeconômicos ocasionados pela obsolescência programada no hodierno. Tal realidade se deve, majoritariamente, à negligência educacional e ao consumismo. 

Sob esse viés, é lícito postular a negligência educacional como fator impulsionador para os impactos acerca da obsolescência programada. Nesse sentido, o processo desencadeado contra a Apple, pela associação italiana pró-consumidor Altroconsumo, evidencia que a empresa engana os seus consumidores, uma vez que ela pratica a obsolescência programada, ou seja, ela encurta, propositalmente, a validade de um produto, para lançar um novo, forçando os consumidores realizarem uma nova compra. Com isso, pela falta de uma boa educação que ensine sobre a validade de alguns produtos e a questão do consumo excessivo, muitos consumidores são enganados e forçados a serem extremamente consumistas. 

Outrossim, é imperativo pontuar que a obsolescência programada contribui para a perpetuação do consumismo exacerbado. Nessa perspectiva, conforme o escritor George Orwell: “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”. Nessa lógica, é perceptível que as empresas que praticam a obsolescência programada visam estimular o consumismo exagerado em seus consumidores, haja vista que elas diminuem o prazo de validade de seus produtos e lançam novos em pouco tempo. Assim, os indivíduos perpetuam essa postura da marca, visto que eles continuam comprando, mesmo sem a real necessidade. Logo, o consumismo é acentuado e os consumidores manipulados pelas empresas contemporâneas. 

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para atenuar os impactos da obsolescência programada. Sendo assim, sugere-se que o Ministério da Educação, cuja função é garantir o conhecimento a todos, promova discussões no âmbito educacional sobre a importância de se avaliar a durabilidade de um produto antes de comprá-lo, além de verificar se há, realmente, a necessidade de adquiri-lo. Essa ação deve ser realizada mediante a exposição da probabilidade de vida útil de cada produto específico, de modo a estimular nos indivíduos o conhecimento sobre os produtos comprados por eles, para que assim eles não comprem sem necessidade e sem respaldo acerca da durabilidade do produto adquirido. Dessa forma, espera-se que o ciclo vicioso evidente na música da banda Engenheiros do Hawaii seja rompido e desconstruído. 

Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência!!

Ps: Deu exatamente 30 linhas na folha!

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3 Correções

  1. Acho que outra correção já pontuou bem melhor do que eu poderia sobre tudo, só gostaria de adicionar que no primeiro desenvolvimento o que falta é uma ligação entre a “negligência educacional” e a “obsolescência programada da apple”. Você gastou 80% do paragrafo explicando que a apple comete esse ato, mas não fez uma ligação entre os dois tópico e só falou no final

    “…Com isso, pela falta de uma boa educação que ensine sobre a validade de alguns produtos e a questão do consumo excessivo, muitos consumidores são enganados e forçados a serem extremamente consumistas.”

    Falta argumentos explicando o porquê a “falta educação” é a principal causa disso. Foi um salto muito entre pensamentos.

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  2. Acho que outra correção já pontuou bem melhor do que eu poderia sobre tudo, só gostaria de adicionar que no primeiro desenvolvimento o que falta é uma ligação entre a “negligência educacional” e a “obsolescência programada da apple”. Você gastou 80% do paragrafo explicando que a apple comete esse ato, mas não fez uma ligação entre os dois tópico e só falou no final

    “…Com isso, pela falta de uma boa educação que ensine sobre a validade de alguns produtos e a questão do consumo excessivo, muitos consumidores são enganados e forçados a serem extremamente consumistas.”

    Falta argumentos explicando o porquê a “falta educação” é a principal causa disso. Foi um salto muito entre pensamentos.

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  3. Introdução- Embora você possa repetir uma palavra até três vezes antes de perder pontos, tente evitá-los ao máximo. Você repetiu obsolescência programada na introdu e na D1. Já não pode repetir mais, do contrário sua pontuação já vai cair.

    D1- Você praticamente não argumentou. Usou um repertório após o tópico frasal(que inclusive não explicou o TF) e deu uma leve argumentada, que por sua vez não teve nada de crítico também.

    D2- Estava muito boa.

    Conclusão- Onde está o meio, os profissionais que vão realizar essa ação e para quem ela será destinada? Também não encontrei a finalidade da sua conclusão. A sequência correta é: ação, agente, modo, efeito, detalhamentos e finalidade. Você pode mudar a ordem, mas os corretores gostam de bater o olho e já ver todos os itens no lugar, para não perderem tempo voltando e procurando. Vou pontuar a partir da C2 pq ainda não tenho competência para pontuar a C1.

    C2- 200
    C3- 160
    C4- 120
    C5- 200

    Pontuo novamente, que você se atente a repetição de palavras. Você repetiu mais de 4 vezes duas palavras, dica: Use sinônimos ou as palavras, supracitado ou aludido. Sua redação está boa no geral, você escreve bem, tente melhorar os aspectos que pontuei.
    BOA SORTE!! VOCÊ PODE TUDO!

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