Iniciante

Impactos socioambientais da ocupação urbana desordenada

  • 1

  Em um contexto histórico, a construção da rodovia Transamazônica, no governo Medici, foi alvo de diversas críticas e elogios, pois, embora esse projeto tivesse a capacidade de expandir a economia da região Norte, a obra causaria o desmatamento de uma extensa área. Paralelamente, os impactos socioambientais da ocupação urbana desorganizada, tem se tornado um desafio para os poderes públicos que buscam o desenvolvimento das cidades. Nesse viés, a ausência de um planejamento urbano e de políticas públicas, causa a ocupação de áreas inadequadas para moradia e consequentemente a exposição a desastres. 

     Primordialmente,  com o crescimento das grandes metrópoles,  o êxodo rural triplicou entre os anos 80 e 90, o que levou a construção de casas nas encostas de morros e as margens de rios, locais em que a estabilidade do solo é quase nula, que deixa propício para deslizamentos e inundações. Nesse ínterim, é indubitável,  a necessidade de haver um planejamento durante a construção e o desenvolvimento de uma cidade.

    Ademais, vale ressaltar que, embora a Lei Áurea, de 1888, tenha libertado os escravos,  a ausência de políticas públicas, para que houvesse um ressignificado dos subjugados, foi determinante para a exclusão dessas pessoas. Em meio a esse âmbito, sem espaço nos grandes centros urbanos, esse indivíduos foram para a periferia, que eram locais inapropriados para a moradia. Dessa forma, torna se indiscutível,  que se medidas públicas não forem tomadas, haverá um grande número de construções indevidas.

    Evidencia-se, portanto que, ações devem serem realizadas para haver um melhor desenvolvimento das cidades. Nessa perspectiva, cabe ao Governo Federal, ao emancipar uma cidade, exigir um planejamento urbano de validade de 5 anos, por meio de mudanças no decreto de emancipação política das localidades, para que assim os novos municípios sejam bem organizados. Concomitantemente,  o Ministério da Economia, deve realizar empréstimos, por meio de parcerias com os bancos estatais, que irá disponibilizar assistência para a população humilde, com isso todos irão ter chances de possuir uma casa em um local seguro. 

Compartilhar

1 Correção

  1. Bom, você domina fortemente a linguagem padrão que é cobrado nesse tipo de texto. Domina também, a gramática, pelo menos eu não consegui enxergar algum erro gramatical;
    Mas uma coisa me intrigou:
    quando você, no parágrafo de sua introdução, falou: “Nesse viés, a ausência de um planejamento urbano e de políticas públicas, causa a ocupação de áreas inadequadas para moradia e consequentemente a exposição a desastres.”. Você poderia ter usado essas consequências no segundo parágrafo, quando você relembra um fato histórico que ainda está presente em diferentes cidades, grande ênfase as metrópoles.
    Sua conclusão está excelente!
    nota: 980

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.