No período colonial, milhares de negros foram tirados de suas terras e trazidos ao Brasil para serem escravizados, e mesmo que tenha se passado 130 anos que eles foram libertos, uma boa parte da sociedade ainda os ver como escravos. Visto que, ações e pensamentos históricos se desencadearam em um racismo estrutural. O problema é que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) o racismo existe na sociedade brasileira mas parte da população nega a existência dele.
Metade da nossa história foi escrita em escravidão e para muitas pessoas o racismo não passa de uma vitimização dos negros, entretanto, é a mesma que causa baixa escolaridade, marginalização e a morte precoce, que muitas vezes vem de um policial racista, como aconteceu em Minneapolis, nos Estados Unidos, onde um policial branco matou um homem negro, o George Floyd e o mesmo caso acontece no Brasil todos os anos.
Por mais que existam pessoas que lutem contra o preconceito, há muitas outras oprimidas ou com medo e acabam aceitando o cenário em que vivem. E muito dos crimes racistas ficam em pune, na maioria das vezes, por falta de prova.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O ministério da educação junto com o MEC, devem implantar palestras nas escolas para que as crianças desde cedo aprendam a respeitar as outras, independente da sua cor e classe social. Como já dizia o filósofo Immanuel kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele.
Alanecarvalho
Introdução: Na sua introdução a tese não ficou clara( é importante que a tese que é a ideia que você vai defender durante o texto fique clara). Além disso, você usou dois repertórios uma alusão histórica e falou da ONU, eu sugiro que você escolha em um parágrafo apenas um repertório para poder contextualizar melhor.
Desenvolvimento: eu sugiro que você estruture/ organize melhor o seu desenvolvimento, senti falta de conectivos entre parágrafos é importante ter, pois é um texto interligado e precisa disso pra ter coesão textual. O segundo parágrafo ficou confuso quando você fala da vitimização, pois deu a entender que ela que gera escolaridade, marginalização e a morte precoce.
Conclusão: Dica para a intervenção* diga: o que fazer?, quem fazer,? como faze?r, pra quê fazer?( finalidade) você precisa detalhar melhor sua proposta de intervenção e lembre-se que você deve solucionar os problemas que você abordou no texto.
Mih
Olá, sua introdução não deixou muito explícito os argumentos 1 e 2 que são de extrema importância para a construção do 2 e 3 parágrafo!
No caso dos desenvolvimentos senti falta de conectivos, e argumentos e comprovação! Seria interessante também adicionar alguma área do conhecimento para enriquecer mas seu texto!
E por fim a conclusão ficou um pouco incompleta uma vez que você tem que colocar o modo a ação o meio e a finalidade!
Mônicatitto
Oi, tudo bem?
Então, eu sentir falta dos dois argumentos na introdução, que você defende no desenvolvimento 1 e 2.
Falta conectivos, uma competência do ENEM avalia somente isso.
Seus desenvolvimentos estão pequenos.
Te aconselho a estudar mais sobre a estrutura da redação do enem.
Sua proposta de intervenção tá ótima.
Parabéns!!!!!!!!! Não vou atribuir nota, pois ainda tô aprendendo kkkk!
alisongms96
Sua introdução não evidenciou uma tese clara. O que, de fato, você quer defender?
No período colonial, milhares de negros foram tirados de suas terras e trazidos ao Brasil para serem escravizados e(,) mesmo que tenha se passado 130 anos que eles foram libertos, uma boa parte da sociedade ainda os (vê) como escravos(,) visto que(x) ações e pensamentos históricos se desencadearam em um racismo estrutural. O problema é que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU)(,)o racismo existe na sociedade brasileira(,) mas parte da população nega a existência dele.(cadê a tese e seus argumentos?)
Argumento 1:
Metade da nossa história foi escrita em escravidão e(,) para muitas pessoas(,) o racismo não passa de uma vitimização dos negros(. E)ntretanto, é a mesma(a mesma o que?) que causa baixa escolaridade, marginalização e a morte precoce, que muitas vezes vem de um policial racista, como aconteceu em Minneapolis, nos Estados Unidos, onde um policial branco matou um homem negro, o George Floyd e o mesmo caso acontece no Brasil todos os anos. (Muito expositivo)
Argumento 2
Por mais que existam pessoas que lutem contra o preconceito, há muitas outras oprimidas ou com medo e acabam aceitando o cenário em que vivem. Muito dos crimes racistas ficam (impunes), na maioria das vezes, por falta de prova. (Esse parágrafo não há argumentos)
Conclusão incompleta. Você precisa responder 5 perguntas: ação, meio, ação, finalidade e detalhamento.
Nota 640