Com o surgimento da indústria, ocorrido entre 1720 e 1820 Inglaterra, a partir dai o planeta sofreu por diversos impactos como emissão de CO₂(gás carbônico) na atmosfera e o produto desse desenvolvimento, o plástico matriz para tudo na Industrial fabril, que atualmente o resíduo que mais constitui o lixo, tornando-se “vilão“. Outro sim, a irresponsabilidade dos vidadões de não descarta corretamente, pela falta de edução ou a pura ignorância. O poder público tem um peso nesses impactos com medidas frágeis de combate e até inexistência.
A princípio o problema do lixo e gerado pelos países mais industrializados como E.U.A entre eles o Brasil que ocupa o 4 lugar no mundo segundo WWF(Fundo Mundial para a Natureza), porém, somente 1% e reciclado, ou seja, descarta muito e reutiliza pouco. Isso somente constata a grande falta de políticas públicas com relação ao meio ambiente e os impactos gerados como morte de animais marinhos provocado pelo plástico confundido com comida pelos animais e na saúde das pessoas com contaminação de afluentes. Ademais força motriz para que os gera esta aliada as velhas práticas Industriais e capitalistas de lucra “custe o que custar”, custo este que não pode ser mensurado, haja que planeta e um somente.
Outro sim, a responsabilidade de cada cidadão descarta seu lixo de forma correta, segundo IBGE cada pessoa gera 1 kg de lixo por dia. Nesta ótica se cada fizer sua parte o ambiente irá ter menos desequilíbrios aliados as boas práticas educativas, que cada individuo era para ter como dever de preservar e manter em equilíbrio o meio em que vive, porém, não é o que ocorre seja por ignorar, ou teve essa ensino na família, ou na escola. Urge se medidas de educação ambiental para a população nas escolas e no trabalho aliado a projetos industriais que visem mudar esta situação.
Por tanto medidas devem ser estabelecidas pelo Governo e Industrias para que minimize esses desequilíbrios mais e mais, promulgando o equilíbrio e a harmônia, através de projetos de desenvolvimento tecnológico que faça com que plástico seja totalmente substituído por material mais degradável na natureza, por estudos que visem melhor custo beneficio e menor impacto possível, outro sim, a educação ambiental deve implantar pelas Instituições de ensino aliado a isto palestra apoiada pelo governo em Industriais e empresas menores, assim proporcionando o ensino e consciência ambiental e gerando menores desequilíbrios no planeta.
Jeniiffer
Olá!!
Aqui algumas dicas:).
Sua introdução foi boa.. basta apenas organizar as palavras e colocar as duas causas que contribuem com a problemática.
Seus parágrafos de desenvolvimento estão com dados bons, porém não estão conectados devidamente em alguns casos. Seria legal você abordar os lixões de céu aberto e a poluição dos oceanos/rios.
Na conclusão seria legal colocar ponto parágrafo, pois ao ler um texto sem pontos a leitura se torna difícil, procure também fazer as 4 perguntinhas ( Quem?, Fazer o que?, Por meio de que? Com qual objetivo?), isso ajuda bastante e deixa você segura de tirar os 200 na competência.
Enfim… seus dados são bons, basta apenas pensar em causas mais fáceis de se trabalhar e procurar organizar melhor suas ideias.
Sara Suzany
Oi Edilson, tudo bem? Então, seu texto precisa muito ser lapidado e por isso vou investir meu tempo te dando muitos conselhos. Eu não sei se seu foco é o ENEM (se puder me responder seria ótimo para eu ter uma noção) mas vou corrigir como se fosse certo?
Edilson você precisa MUITO estudar gramática, acentuação e pontuação, seu texto fica até difícil de ler, vou corrigir o primeiro parágrafo para você ter uma ideia:
“Com o surgimento da indústria, entre 1720 e 1820 na Inglaterra, o planeta sofreu diversos impactos pela emissão de CO₂ (gás carbônico) na atmosfera e o produto desse desenvolvimento, o plástico, atualmente o resíduo que mais constitui o lixo. Desse modo, percebe-se que a irresponsabilidade dos cidadãos ao não efetuarem o correto descarte de resíduos, bem como o poder público com medidas frágeis de combate caracterizam-se como empecilhos para a resolução do problema”
Outro problema é a ausência de conectivos no seu texto, pesquisa no google uma tabela de conectivos e estuda como cada um deve ser usado, porque por exemplo, você utilizou várias vezes “Outrossim” mas o sentido no texto não era legal para você usar, porque ele significa igualmente”.
Eu não sei se você se baseou ou até copiou informações de algum lugar mas seus dados ficaram muito jogados, é preciso que você apresente eles e diga o porque disso ser um problema e deixar claro que precisa ser combatido.
Estude a estrutura da redação que vai dar tudo certo ;) espero ter ajudado