A saúde mental tem sido um grande problema para a sociedade. Em virtude do cenário atual, com o surgimento do vírus “Covid-19” e a quarentena para o isolamento social que se faz necessária para suprir a doença, o emocional das pessoas se instabilizaram, inclusive a dos idosos.
O isolamento social trouxe um grande impacto na rotina dos idosos afetando também sua saúde mental. A incerteza do futuro e o fato de estar incluído na faixa etária mais afetada vai desestabilizando o emocional gradativamente.
Um dos maiores problemas emocionais que afetam os idosos é o sentimento de solidão, vulnerabilidade, morte e a sensação de ser inútil, de modo que esses sentimentos são intensificados quando a quarentena submete-os a isso, portando se faz necessário apoio familiar ou dos responsáveis pelo bem estar do idoso.
Em vista dos fatos mencionados, é importante que indivíduos próximos se façam ainda mais presentes na vida do idoso, utilizando meios tecnológicos ou o que for possível, sem desrespeitar o isolamento, para que eles não fiquem à deriva de pensamentos negativos e depressivos, o uso das mídias também se faz necessário para o entretenimento e avisos de cuidados e prevenções.
Anaamoreira
Ouve a repetição de algumas palavras, para que isso não ocorra novamente pesquise sinônimos da palavra a ser usada. Introdução um pouco fraca, poderia ter explorado um pouco mais seu repertório sociocultural. Contém alguns desvios de pontuação e gramática. Pouco utilização de conectivos, pesquise mais sobre, eles ajudam muito a melhorar sua pontuação. Argumentação boa, mas poderia ter explícitado um pouco mais suas ideias. Conclusão muito boa, mas use conectivos como: Portanto, Diante do exposto, Logo, ao iniciar sua proposta de intervenção.
Competência 1: 140
Competência 2: 160
Competência 3: 140
Competência 4: 140
Competência 5: 180
Total: 760
Aurorastumm
Olá, Carolstrck
Achei interessante a escolha do tema. Irei pontuar algumas coisas.
Bom, o seu texto tem uma estrutura muito limitada, e tratando-se do Enem não é suficiente.
Você precisa explorar mais os seus argumentos, trazer comprovações do que você diz, além de rever alguns erros de concordância, construção sintática. A sua conclusão está genérica, fuja do senso comum.
Você detêm uma linha de pensamento muito boa, mas precisa desenvolvê-la. Conheça a estrutura da prova, estude redações com pontuação máxima e pratique bastante.
Redação é treino!! Boa sorte
Sobre primeiro parágrafo, a saúde mental não é necessariamente um problema, a falta de saber como lidar com ela e estabiliza-la, sim. Também percebi que repetiu bastante a palavra “isolamento social”, para não ficar repetitivo poderia mudar as palavras ou simplesmente ocultar o termo, por exemplo, “o afastamento do convívio social, vem afetando o psicológico de muitos…”
E senti falta de referências, usar alguma pesquisa como base pode enriquecer o texto
Ex: “de acordo com o Ministério da Saúde pessoas na terceira idade são mais propensas a ansiedade, depressão e, até mesmo, suicídio, e com essa pandemia esse quadro pode se agravar, portanto…”
Na intervenção deveria ter reforçado e acrescentado mais informações, como:
– Ação (o que deve ser feito?) você pôs: indivíduos próximos se façam ainda mais presentes na vida do idoso.
– De que modo (como?) você pôs: utilizando meios tecnológicos, certo, porém muitos não sabem utilizar ferramentas tecnológicas.
– Agente (quem deve fazer?): indivíduos próximos. Certo, porém há muitos idosos que não possuem parentes ou até mesmo vivem em asilos, então poderia acrescentar coisas.
– efeito (no que isso vai resultar). Isso também foi algo que faltou.
Sempre que for escrever, busque por sinônimos de palavras, ou “palavras mais difíceis”, claro que não precisar ser coisas que nem sabemos o que significa, mas palavras que deixarão seu texto diferenciado e mostrará que tem um vocabulário bom.
bloop
Oi Carolstrck, não sou professor mas vou dar a minha sincera opnião.
Gostei do tema, ele é bem recorrente na nossa sociedade atual.
Introdução->Ficou bom, mas faltou um repertório melhor, alguma referência seja um filósofo ou um repertório histórico.
D1 ->Achei fraquinho esse primeiro desenvolvimento, faltou um nexo comunicativo como: ” em primeira análise” ou ” em primeiro plano”.
D2 -> Também faltou um nexo comunicativo, faltou um respaldo cientifico ou de algum hóspital ou algo do tipo, para não ficar só no “achismo”.
Conclusão ->”Em vista do fatos mencionados”, não é muito bom você colocar isso, esse nexo é mais comum em grandes textos não em uma redação. Utilize ” portanto” ou outro nexo.