Impactos do isolamento social à saúde mental

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Segundo Aristóteles, considerado por muitos um dos maiores filósofos, a felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade. Desse modo, com o COVID-19 milhões de pessoas tiveram que se abrigar em casa para evitar o contagio desenfreado do vírus, o famoso isolamento social ,que colocou a saúde mental da população mundial em cheque. Logo não só o problema de ansiedade se tornou muito mais frequente como também a falta de uma estrutura familiar tive papel importante nas consequência nesse retiro forçado.

Antes de tudo, um estudo realizado pela UERJ aponta que os casos de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% durante a quarentena, isto se deve pela chegada avassaladora do vírus e pela incerteza de quando tudo isso teria um fim. Assim apesar da ansiedade já estivesse presente no mundo pré-corona vírus, ela vem se fortalecendo com essa política isolacionista.

Ademais, o hábito de morar sozinho cada vez mais vem adquirindo forças, nem sempre é uma boa alternativa tendo em vista que quando no momento de pandemia companhias sempre são importantes. Acerca disso, um estudo do ibge dispõe que 11,7 milhões de brasileiros vivem sozinhos, entre eles temos majoritariamente idosos a partir de 60 anos. Por fim, a solidão e a falta de uma estrutura familiar que apoie o indivíduo em um momento tão conturbado, se mostra em um momento de confusão como a pandemia.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, o ministério da saúde por meio do sus deve criar projetos que seja responsável por dar suporte emocional ao cidadão, como um portal na internet ou até mesmo um sac onde o sujeito possa se comunicar com um psicólogos ou alguém especializado em saúde mental, causando assim um meio onde as pessoas possam se expressar e se abrir para contar seus problemas e por vez conseguir uma solução para esses desafios que podem sim ser vencidos.

 

 

Uma correção no estilo do enem me ajudaria muito.

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4 Correções

  1. Competência I – demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 150
    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    Preste mais atenção a acentuação, usar a vírgula em alguns momentos torna a leitura mais compreensiva.

    Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 180
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto, com proposição, argumentação e conclusão.
    Solução previsível, tente encontrar mais de dois agentes para a solução.

    Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 180
    Texto bem organizado.

    Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
    Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 150
    Elabora de forma mediana proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada a discussão desenvolvida no texto.
    Como dito antes, procure formas inovadoras para a resolução, isso conta muito na hora do ENEM.

    Total 820

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  2. Oi! Bom dia. :)

    Tudo bem?

    Então… Sua estrutura está boa, mas pode melhorar. Por exemplo, o parágrafo de desenvolvimento está nitidamente menor que a introdução. Tente deixar mais harmônico.
    Te recomendo a estudar o material da Luma e Ponto, ela divide a redação em 9 partes, é melhor para se estruturar.
    Tome cuidado com as vírgulas e com letras maiúsculas.

    Competência 1 – 80
    Competência 2 – 120
    Competência 3 – 160
    Competência 4 – 120
    Competência 5 – 160

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  3. Olá! Boa tarde! Tudo bem?
    Primeiramente, a sua redação possui uma estrutura dissertativa-argumentativa e está bem escrita. Parabéns!
    Competência 1: lembre-se o pronome ” isto”, usado na 2 linha do parágrafo 1 de desenvolvimento, é catafórico, ou seja se refere a algo que vai ser dito, no entanto, você utilizou para se referir à pesquisa da UERJ, então procure substituir por “isso”. Após o uso de conectivos, como “logo” e “assim” é fundamental usar vírgula. Nomes de institutos, como IBGE, e de Ministérios devem sempre ser em maiúsculo. Evite usar a terceira pessoa do plural, por exemplo, temos, a Dissertação- Argumentativa é impessoal. Evite repetições de palavras iguais no mesmo período, “momento” foi repetido 2 vezes na linha 18. Nota: 120
    Competência 2: A sua introdução é ótima, o uso de filósofos sempre é muito bom no início. Porém, lembre-se que Aristóteles defendia o ócio, pois afirmava a necessidade de escravos, para que homens de razão pudessem analisar as inquietações naturais, dessa forma, ele defendia o ócio para os filósofos e aristocratas. Um corretor mais implicante poderia tirar ponto em relação a isso. Busque tornar o repertório do D2 mais produtivo. Nota: 120
    Competência 3: Procure construir um tópico frasal nos seus parágrafos de desenvolvimento, por exemplo, no D1, você poderia ter falado ” Antes de tudo, é válido refletir os impactos da ansiedade na realidade hodierna de pandemia.” . Lembre-se que você deve apresentar o repertório e contextualizá-lo, por isso busque construir argumentos mais fortes, que traduzam a realidade brasileira de maneira crítica e de modo a convencer o corretor. Nota: 120
    Competência 4: Bom uso de conectivos e você não os repete. Nota: 200
    Competência 5: Proposta completa. Parabéns! Nota:200
    Nota: 760
    Para melhorar a sua escrita, busque ler e analisar redações nota 1000, há cartilhas de redação nota 1000 do ENEM 2019 disponíveis e de graça na internet! Você poderá analisar a estrutura e o método de argumentação delas. Parabéns pela sua redação e continue escrevendo!!

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  4. Oi, Álvaro!!!

    Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – nota 80
    Você tem um vocabulário promissor, mas a vírgula precisa ser mais utilizada e há alguns erros de português que precisam de mais atenção, pois eles são bem simples. Também pense em deixar o texto mais enxuto, pois você está usando muitas palavras, e quanto mais direto, melhor, pois assim a redação não fica cansativa de se ler.

    Competência 2 – compreender a proposta da redação – nota 120
    Essa competência é muito importante para mostrar que você conhece o texto dissertativo-argumentativo, mas tenha muito cuidado, porque nesse tipo de texto não podemos usar a primeira pessoa, e há um momento em que você escreve “temos”.

    Competência 3 – coerência do texto – nota 120
    Na introdução há um erro muito importante, pois você começa falando sobre ociosidade, e o leitor imagina que você continuará seguindo esse tema, mas de repente o assunto muda para ansiedade e solidão, e durante o decorrer do texto você não fala mais sobre a ociosidade, ou seja, é um trecho dispensável, e deu a entender que você falou sobre esse ponto, pois gostaria de usar esse repertório acerca do Aristóteles. Uma dica que aprendi com professores é que é melhor não citar nada de modo avulso, só por citar. Seria melhor você procurar algo a citar relacionado a solidão ou ansiedade, ou simplesmente descartar esse trecho.

    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – 80
    O “desse modo” no início não fez sentido, pois ele é usado para ligar uma palavra a outra, e você falava sobre um tema e foi para outro. Dê uma estudada a mais sobre conectivos.

    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – nota 120
    O Governo recentemente lançou um programa virtual com palestras para pessoas com problemas de saúde mental, mas mesmo assim sua proposta foi detalhada.

    Nota: 520

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