É perceptível que há pouquíssimo investimento ao esporte no Brasil, um estudo internacional mostrado no ESPN indica que o Brasil está entre os países mais ineficientes na aplicação dos recursos destinados ao esporte, o que demonstra o quanto deve haver o incentivo ao esporte deve ir além das Olimpíadas e da Copa, que é o que vem ocorrendo até então.
Uma das causas do baixo incentivo ao esporte vem da educação e das escolas, na música de Nathalia Nirelli ” Uma critica á escola ” pode se relacionar a isso ” Parece que a escola vê que somos iguais… Nem todos vão ser médico, engenheiro ou professor, muitos querem ter um negócio e ser empreendedor, depois a culpa é do jovem sem futuro e sem valor.’ A partir deste trecho da música percebe-se que a escola incentiva apenas aqueles que querem fazer uma faculdade mas aqueles que querem ser jogadores de futebol, por exemplo, não recebem o incentivo necessário, causando graves problemas psicológicos nesses jovens.
O baixo investimento no esporte também é decorrente do fim do ministério do esporte, no final de 2020, em que após o seu fechamento fez-se perder boa parte da renda destinada ao esporte, e essa atitude vem causando vários impactos na sociedade, tanto na cultura, tanto também como no próprio esporte brasileiro e também na baixa motivação nas pessoas que querem trabalhar em quaisquer áreas esportivas.
A partir dos fatos apresentados nota-se que cabe ao ministério da educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais do Brasil motivar as escolas a incentivar os alunos ao esporte com eventos esportivos, como o interclasse e também cabe ao ministério da cidadania, responsável pela promoção e criação de programas culturais e esportivos, desenvolver e investir em mais eventos esportivos para que a população brasileira tenha mais acesso ao esporte.
meme
Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
Compreensão da proposta de redação. …Regular. Creio que houve fuga ao tema, não respondendo a pergunta dos quais impactos.
Seleção e organização das informações. … Bom!
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades dos entidades do Estado, além de contravenção penal ou administrativa, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”
Anne02021
Oiie, sou estudante, mas vou tentar ajudá-la com base nos meus estudos, ok?
I.80
Domínio insuficiente da língua portuguesa, com muitos desvios.
II.120
Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo.
III.-120
Limita-se aos textos motivadores para apresentar opiniões, fatos e informações, defendendo seu ponto de vista de forma pouco organizada.
IV.80
Articula o texto de forma insatisfatória, limitado em coesões, com muitas inadequações.
V.80
Proposta insatisfatória ou não articulada com a argumentação desenvolvida.
Total: 480
–> Sua redação até tem uma estrutura adequada, porém falta coesão e organização.
Você não utiliza de forma adequada os conectivos, uma dica é na introdução não mostrar logo de cara sua opinião, faça uma contextualização, coloque um repertório, em seguida problematize, por fim coloque a tese. (isso é só uma dica, ok? Estude um pouco mais sobre esse assunto 😉. )
Coloque conectivos antes de iniciar os parágrafos, por exemplo, no D1, poderia ter colocado: “Em primeira análise”, “diante desse cenário”…
D2: “Outrossim”, “ademais”…
Conclusão: “Portanto”, “Assim sendo…”