Impactos do baixo investimento do esporte no Brasil

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É perceptível que há pouquíssimo investimento ao esporte no Brasil, um estudo internacional mostrado no ESPN indica que o Brasil está entre os países mais ineficientes na aplicação dos recursos destinados ao esporte, o que demonstra o quanto deve haver o incentivo ao esporte deve ir além das Olimpíadas e da Copa, que é o que vem ocorrendo até então.

Uma das causas do baixo incentivo ao esporte vem da educação e das escolas, na música de Nathalia Nirelli ” Uma critica á escola ” pode se relacionar a isso ” Parece que a escola vê que somos iguais… Nem todos vão ser médico, engenheiro ou professor, muitos querem ter um negócio e ser empreendedor, depois a culpa é do jovem sem futuro e sem valor.’ A partir deste trecho da música percebe-se que a escola incentiva apenas aqueles que querem fazer uma faculdade mas aqueles que querem ser jogadores de futebol, por exemplo, não recebem o incentivo necessário, causando graves problemas psicológicos nesses jovens.

O baixo investimento no esporte também é decorrente do fim do ministério do esporte, no final de 2020, em que após o seu fechamento fez-se perder boa parte da renda destinada ao esporte, e essa atitude vem causando vários impactos na sociedade, tanto na cultura, tanto também como no próprio esporte brasileiro e também na baixa motivação nas pessoas que querem trabalhar em quaisquer áreas esportivas.

A partir dos fatos apresentados nota-se que cabe ao ministério da educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais do Brasil motivar as escolas a incentivar os alunos ao esporte com eventos esportivos, como o interclasse e também cabe ao ministério da cidadania, responsável pela promoção e criação de programas culturais e esportivos, desenvolver e investir em mais eventos esportivos para que a população brasileira tenha mais acesso ao esporte.

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2 Correções

  1. Oiie, sou estudante, mas vou tentar ajudá-la com base nos meus estudos, ok?

    I.80

    Domínio insuficiente da língua portuguesa, com muitos desvios.

    II.120

    Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo.

    III.-120

    Limita-se aos textos motivadores para apresentar opiniões, fatos e informações, defendendo seu ponto de vista de forma pouco organizada.

    IV.80

    Articula o texto de forma insatisfatória, limitado em coesões, com muitas inadequações.

    V.80

    Proposta insatisfatória ou não articulada com a argumentação desenvolvida.
    Total: 480

    –> Sua redação até tem uma estrutura adequada, porém falta coesão e organização.
    Você não utiliza de forma adequada os conectivos, uma dica é na introdução não mostrar logo de cara sua opinião, faça uma contextualização, coloque um repertório, em seguida problematize, por fim coloque a tese. (isso é só uma dica, ok? Estude um pouco mais sobre esse assunto 😉. )
    Coloque conectivos antes de iniciar os parágrafos, por exemplo, no D1, poderia ter colocado: “Em primeira análise”, “diante desse cenário”…
    D2: “Outrossim”, “ademais”…
    Conclusão: “Portanto”, “Assim sendo…”

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  2. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
    Compreensão da proposta de redação. …Regular. Creio que houve fuga ao tema, não respondendo a pergunta dos quais impactos.
    Seleção e organização das informações. … Bom!
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades dos entidades do Estado, além de contravenção penal ou administrativa, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”

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