O documentário “o veneno está na mesa 2”, mostra as consequências do uso dos agrotóxicos para a saúde pública e apresenta experiências agroecológicas, desenvolvidas em diversas regiões do país, mostrando que é possível produzir alimentos saudáveis. Após realização de pesquisas, um grupo notou que o alto consumo de alimentos ultraprocessados e industrializados, está associado ao aumento tanto do IMC quanto à obesidade.
A ideia de Silvio Tendler, é chocar o espectador com todas as informações coletadas. E o intento é alcançado. Engana-se quem pensa que apenas quem gosta de verde em seu prato, está a salvo dos agrotóxicos. Consequentemente, o aumento do uso desses produtos na produção alimentícia, está ligado ao aumento dos casos de intoxicação alimentar e na crescente taxa de obesidade.
Alimentos ultraprocessados frequentemente apresentam quantidades relativamente altas de tipos não saudáveis de gordura, açúcar, sódio, etc. No entanto, as vendas de produtos ultraprocessados estão crescendo rapidamente em todo mundo especificamente, no Brasil. Estudos têm demonstrado uma associação positiva entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o risco de sobrepeso, obesidade e danos à saúde.
Concluir-se que medidas são necessárias para a mitigação dessa contrariedade e incrementa-se que cabe ao Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento (MAPA), juntamente com o Ministério da saúde mostrar os impactos negativos do uso de agrotóxicos nos alimentos, por meio de palestras e devem investir na promoção de alimentos orgânicos, mediante a devida assistência à agricultura familiar. Para que, assim, o uso exacerbado destes agroquímicos seja uma pedra removida do caminho para o desenvolvimento.
sop007
Assim, no começo não parece estar muito claro, tente quando falar de algo passar todas as informações a respeito, ,pois,quando falta fica ruim para quem ler o seu texto.
Segundo ponto eu não sei quem é Silvio Sandler? Não específicou.
No geral está bom, mas tenta dar uma estudada em vírgulas,conectivos que são muito importantes.
Sandrielly_00
Olá, Camilly Beatriz!
Na introdução: Recomendo começar com “No documentário” e diga de onde é o documentário. O seu texto não tem uma tese definida, além de não conter 3 períodos (pontos), apenas 2. Ah, que grupo de estudos notou que o alto consumo de alimentos ultraprocessados e industrializados, está associado ao aumento tanto do IMC quanto à obesidade? Especifique também o que é IMC, pense que alguém não sabe nada vai ler o seu texto, então, essas informações devem estar presentes.
Desenvolvimento 1: Quem é Silvio Tendler? O período ficou curto e em seguida mais curto ainda, senti falta de conectivos, tanto no início quanto no final do parágrafo.
Engana-se quem pensa que apenas quem gosta de verde em seu prato, está a salvo dos agrotóxicos. Se essa frase é a ideia de Silvio, deveria estar entre aspas, fazendo uma breve introdução de como ele citou isso, se foi em uma entrevista, nas redes sociais e etc. Esse parágrafo ficou bastante expositivo por conta desses elementos que acabei de citar.
Desenvolvimento 2: Tente usar conectivo no início do parágrafo, e este contém apenas 2 períodos.
“Estudos têm demonstrado” Em qual lugar você viu essa informação?
Tente dissertar mais sua argumentação a partir de fatos que você menciona.
Conclusão: Ocorreu um pleonasmo na parte “juntamente com o Ministério da saúde”, use “juntamente ao Ministério da saúde”. Novamente, 2 períodos. Sua proposta não tem exatamente um efeito legal e não possui detalhamento, o ideal seria um texto circulatório retomando a tese, mas, sua tese não esta sólida, já que você se apropriou de noticias para escrever e acabou não dissertando.
C1= 120
C2= 100
C3= 80
C4= 80
C5= 120
NOTA= 500
No geral está bomm, porém, precisa estudar mais sobre vírgula, construção de tese, conectivos e lembrar que o leitor está observando e tentando compreender da melhor forma o seu texto, logo, é muito importante deixar essas informações, a redação é dissertativa-argumentativa e essa ficou expositiva.