Impactos da escassez hídrica no Brasil

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Na obra “Vidas secas” de Graciliano Ramos, é perceptível o constante anseio por um elemento essencial à vida: a água. Hordienamente, no Brasil, parte da população já enfrenta a realidade retratada no livro. Nesse contexto, fatores como o consumismo e o desperdício hídrico agravam a problemática.

Em primeira análise, a sociedade consumista influenciada pela mídia contribui para a dilatação do problema. Sob esse viés, quanto maior o consumo, maior o uso da “água virtual”, no qual é um termo referente à água usada na produção de bens de consumo, causando maior gasto do recurso hídrico. Consequentemente, há uma atenuação do líquido disponível para uma parcela da sociedade.

Além disso, existe um pensamento derivado desde a colonização de que nossos recursos naturais são infinitos. Logo, grande parte das pessoas possuem essa ideologia enraizada, vendo a água por esse viés. Portanto, usa-a sem consciência do racionamento, de tal maneira que acaba por aumentar o desperdício, reduzindo a quantidade disponível para terras agricultáveis, por então assim, causar uma escassez de alimentos.

Diante do exposto, faz-se necessário medidas capazes de mitigar o consumismo e a carência de conscientização. Dessa maneira, é preciso, majoritariamente, a efetivação de campanhas em favor da conscientização da população, executadas por ongs, através dos meios midiáticos como televisões, jornais e revistas, afim de atenuar a debilidade de informações sobre o racionamento. Ademais, as escolas devem executar palestras, nas salas de aula, para mentalizar os jovens, evitando assim dos mesmos terem o pensamento da infinidade dos recursos enraizado na sociedade historicamente.

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10 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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  2. olá gostei muito de sua redação, ficou bem escrita e muito bem elaborada.
    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa P.120
    2) Compreensão da proposta de redação P.200
    3) Seleção e organização das informações. P. 180
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto P.160
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos . P 120

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  3. lá gostei muito de sua redação, ficou bem escrita e muito bem elaborada.
    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa P.120
    2) Compreensão da proposta de redação P.200
    3) Seleção e organização das informações. P. 180
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto P.120
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos . P 140

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  4. Olá.

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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  5. olá gostei muito de sua redação, ficou bem escrita e muito bem elaborada.
    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa P.120
    2) Compreensão da proposta de redação P.200
    3) Seleção e organização das informações. P. 180
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto P.120
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos . P 140

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  6. Introdução não foi muito objetiva, mas ficou muito boa, embora, acho que precise apresentar quais teses irá ser desenvolvidas.
    Argumentação bem desenvolvida. Poucos desvios gramaticais, no geral está muito boa
    Intervenção completa, todos os 5 elementos estão presentes.
    Comp 1- 200
    Comp 2- 160
    Comp 3- 200
    Comp 4- 200
    Comp 5- 200
    Total: 960
    Atente-se para a parte introdutória e o 1000 vem.

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  7. Você escreveu muito bem, foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, faltou bagagem sociocultural nos desenvolvimento, só faço uma observação pra evitar usar conscientização na proposta e pensar na criação de algum programa que ficará melhor. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem, mas aqui vai estar para consultar:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim !

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  8. Não concordo com a proposta de intervenção, porém o texto está bem coerente e há apenas um erro ortográfico, onde lê-se “Hordienamente”, o correto é “Hodienamente”. Creio também que seria melhor o segundo e o terceiro parágrafo estarem unidos, já que os dois explicam a ideia de “o que causa o problema da escassez”, dando assim uma melhor fluidez do texto. Em geral, a redação foi bem elaborada. Parabéns.
    Nota: 950

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  9. A conscientização como única solução não é uma proposta de intervenção bem vista pelos corretores. O desenvolvimento ficou ótimo, argumentos um pouco mais distintos enriqueceria mais o texto. Ficou muito bom, parabéns.

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  10. Essa correção foi editada.

    Não concordo com a proposta de intervenção, porém o texto está bem coerente e há apenas um erro ortográfico, onde lê-se “Hordienamente”, o correto é “Hodienamente”. Creio também que seria melhor o segundo e o terceiro parágrafo estarem unidos, já que os dois explicam a ideia de “o que causa o problema da escassez”, dando assim uma melhor fluidez do texto. Em geral, a redação foi bem elaborada. Parabéns.
    Nota: 950

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