[Deleted User]
  • 0

Impactos da cultura do cancelamento no Brasil

  • 0

A “cultura do cancelamento” é o ato de “excluir” uma pessoa ou empresa socialmente, em razão dos seus atos. Infelizmente, bem como as causas (erros humanos) as consequências (dignidade da pessoa) de tal atitude também são pejorativas e devem ser analisados.

De início, ementa-se que, de acordo com o filósofo francês “Voltaire”, todos possuem direitos a liberdade de expressão. Entretanto, uma vez que, uma empresa ou figura pública expressa sua opinião de forma preconceituosa ou então. possui certa atitude discriminatória, a mídia se volta contra tal individuo afim de excluí-lo socialmente. Todavia, a internet atual é repleta de “Fake News” e uma vez compartilhada, pode ser usada contra a pessoa errada.

Ademais, os impactos do cultura do cancelamento são diversos e um destes é o dano à moral humana. Nesse viés, a Constituição Brasileira promulga o total direito a dignidade de cada individuo. Contudo, ao ser cancelado, o cidadão perde sua dignidade e passa a ser visto como uma pessoa sem caráter frente à uma sociedade intolerante ao erro.

Logo, em razão dos impactos causados pela cultura do cancelamento, medidas devem ser tomadas. Cabe portanto, às mídias como maior fonte de cancelamento, por meio de postagens em sites e redes sociais, das uma maior visibilidade aos indivíduos “excluídos”, afim de proporcionar a estes um momento de explicação e defesa, para que assim a nulificação não seja mais uma cultura no país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução: fiquei um pouco confusa para entender seu ponto de vista , porém foi objectiva
    D1: gostei bastante para mim foi o melhor, bons argumentos usou
    D2: ficou bom também pois, falou das consequências da cultura do cancelamento
    Conclusão: boa, porém acho que deveria estar mais detalhada.

    • 1
  2. TÍTULO – Muito bom! Percebi que você optou pela neutralidade, que é o menos arriscado. INTRODUÇÃO – Apresentou tema e tese, porém seu posicionamento ficou meio vago a respeito do assunto. Apenas incluir termos como “infelizmente” e “pejorativos”, não são uma declaração objetiva sobre sua opinião. – Senti uma carência de vírgulas nas 3 últimas linhas da introdução, tornando sua linha de raciocínio cansativa. – “Consequências” é substantivo feminino, logo, o adjetivo na última linha também precisa ser (analisadAs, no caso). ARGUMENTAÇÃO – Ótimo argumento, porém o uso de “entretanto” foi errado na colocação, já que é um termo que indica oposição à uma ideia, sendo que na oração (frase), ele estava conectando uma descrição. Passou a impressão de que você apoia atitudes preconceituosas, em vez de descrever a situação, como era sua intenção. Troque por palavras como: porque, pois, já que, ou deixe apenas o “uma vez que”, já inserido no texto. – Havia a necessidade de crase em “direitos à liberdade”, no contexto. – No terceiro parágrafo, “cultura” é um termo feminino, logo, a preposição também precisa ser (impactos dA cultura, no caso). – “Dignidade” foi repetido em um curto espaço, o quê passou a impressão de um vocabulário pobre, Troque por sinônimos (palavras de mesmo significado), como: liberdade, moral, crédito, voz, etc. – Mesmo sobrando ainda 10 linhas para atingir o limite do tamanho de um texto, não foi inserido nenhum dado numérico que reforçasse sua tese. Isso deu certa descredibilidade para seu argumento. Inclua índices confiáveis que comprovem sua afirmação. CONCLUSÃO – É uma solução com aplicabilidade possível, porém possui aspectos utópicos, “irreais”, pois deixou o agente, o indivíduo(os) que deveriam realizar isso, em aberto. Quer dizer: ok, mas quem pode fazer isso? “Mídias” não é específico. Poderia exemplificá-las, como Instagram, Whatsapp, Facebook, etc. – Ainda que o exposto acima fosse feito, a solução ainda estaria supérflua, pois as redes sociais já permitem que, mesmo cancelados, os usuários permaneçam nelas, postando stories e publicações como sempre (com exceção de casos extremos, como exclusão ou suspensão da conta). Então, sugiro metodologias mais eficazes, como fiscalização maior dos haters nesses usuários e na exposição de seus rostos nas plataformas, com punições rigorosas, como banimento da conta ou altas multas, por exemplo. * No geral, achei um texto ótimo, e concordo com sua tese. Parabéens menina! <3

    • 1
  3. 1. Parágrafo: Cite qual o problema da cultura de cancelamento e coloque o seu posicionamento, se é certo ou errado, se você é contra ou a favor.

    2. Parágrafo: Excelente

    3. Parágrafo: ótimo

    4. Parágrafo Bom

    – Gostei da sua redação pois você foi objetiva e direta ao ponto.
    – Apenas dê uma atenção para a introdução, procure sempre situar o leitor.
    – Espero ter te ajudado. Bons estudos.
    – NOTA: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.