Impacto da fake news em época de Covid/pandemias

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A peste negra, ocorrida no século 14, foi responsável pela morte de milhões de indivíduos no mundo, sobretudo na Europa. No cenário moderno, entretanto, devido ao período pandémico e a facilidade tecnológica, as notícias falsas são -infelizmente-, compartilhadas com facilidade. Nesse sentido, no Brasil, tem-se observado o aumento da disseminação de informações científicas falsas, principalmente pelas mídias sociais.

O vírus responsável pela atual pandemia, o COVID-19, chegou ao Brasil no final do mês de fevereiro. No entanto, já era recorrente entre nas redes, informações ou especulações sobre o vírus que se espalhava pelos países. Tal fato, contribuiu para que teorias conspiracionistas fossem criadas, motivando o desmazelo de proteção entre os cidadãos do país. Diante disso, observa-se que as consequências são notórias, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde, o número de mortos ultrapassam os noventa mil.

Vale ressaltar ainda, que a elevada disseminação de notícias falsas, favorece também gravemente para a formação leiga de opiniões formadas sem uma base científica ou de autoridade. Destarte, os mesmos meios que são utilizados para compartilhar as “fakes news”, podem ser apropriadas para reverter esse cenário. Para isso, é indubitável a participação governamental e o apoio popular.

Dado o exposto, fica evidente os efeitos negativos gerados pelo alastramento de informações falsas. Urge, portanto, que o Poder Público crie leis para aplicar nas mídias sociais, e priorizar a obrigatoriedade em comprovar a origem das notícias. Dessa forma, assim como no século 14, o atual cenário de pandemia poderá ser corrigido sem a problemática existente naquele período: as “fakes news”. 

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3 Correções

  1. Olá, gostei de sua redação.
    No Geral:
    – é bom que você use números romanos quando for se referir a séculos, que no caso está na sua introdução e conclusão.
    – Para ficar melhor a coesão você ao invés de ter escrito “No cenário moderno, entretanto, devido”, ficaria: Entretanto, no cenário moderno devido…
    – Faltou uma tese
    – Nos desenvolvimentos você precisa argumentar sobre o tema, falar os problemas com fatos e dados e consequência, para que assim possa ser comprovado o que foi falado.
    -Sugiro que você coloque nos desenv. conectivos, principalmente no início.
    -No segundo desenv. você precisa explanar mais seus argumentos, como falei anteriormente com fatos, exemplos.
    -Na sua conclusão é necessário também que você detalhe mais sua proposta de intervenção. talvez fique mais fácil se você responder as perguntinhas: Quem, O que, Como, Para que. E no final faça um fechamento geral.
    Enfim, você precisa argumentar mais, dando sua opinião ( sendo na terceira pessoa)
    usar mais conectivos para dar coesão ao seu texto. Tem poucos erros gramaticais com uma boa estrutura.
    Mas, continue praticando e sempre dando ênfase a esses pontos acima, assim você conseguirá desenvolver melhor as competências do enem.
    Boa sorte :)

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  2. Nota 01 – 160 – Poucos erros gramaticais.
    Nota 02 – 120 – Boa estrutura textual, mas senti falta de outras áreas de conhecimento.
    Nota 03 – 120 – Expresse mais seu ponto de vista.
    Nota 04 – 100 – Use mais conectivos para seu texto ter um encaixe melhor.
    Nota 05 – 100 – Não usou todos os elementos conclusivos.

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  3. século 14 – Procure usar números romanos quando falar de séculos, aqui no caso o correto é “século XIV”
    No cenário moderno, entretanto, devido – Aqui prefira inverter a ordem, no caso “Entretanto, no cenário moderno devido…”
    notícias falsas são -infelizmente-, compartilhadas com facilidade – Não se usa vírgula após usar o travessão (-), o correto é “..notícias falsas são – infelizmente – compartilhadas..”
    Achei o texto bem estruturado, o número de parágrafos estão bons, faz uso de bons conectivos, mas percebo a falta de pequenos detalhes que fazem a diferença: cade sua TESE? Sinto que você está fazendo um texto expositivo invés de argumentativo, foque em argumenta.
    No 1° parágrafo não é orientado argumentar, apenas expôr os fatos, mas nos parágrafos de desenvolvimentos precisa argumentar!!!!
    POR EXEMPLO:
    No seu 1° parágrafo, você fala sobre especulação do vírus e teorias conspiratórias, mas sinto que você expôs afirmações, mas não argumentou muito bem. Porquê teorias conspiratórias foram criadas? Porquê a população se sente desprotegida?
    O seu 2° parágrafo já possui argumentos, mas fracos, explora mais isso, porquê é perigoso para os leigos?
    Na sua conclusão da redação do ENEM você TEM que responder as 4 perguntas principais para uma boa proposta de intervenção, são elas: QUEM? O QUE? COMO? PARA QUE?
    Na conclusão você respondeu o quem? (Poder Público), o que? (crie leis para aplicar nas mídias sociais, e priorizar a obrigatoriedade em comprovar a origem das notícias), o como? (?????????), para quê? (??????????). Você pulou essas duas fases direto para o detalhamento e fechamento da redação.
    Sua pontuação geral: 600
    Competência 1 – 120 (domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita)
    Competência 2 – 80 (desenvolve de forma mediana o tema, a partir de argumentos do senso comum)
    Competência 3 – 120 (apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa do seu ponto de vista)
    Competência 4 – 160 (articula partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos)
    Competência 5 – 120 (proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada a discussão desenvolvida no texto)

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