Imigração: o dilema entre receber e expulsar

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   Atualmente, nos deparamos com uma nova conjuntura histórica: a guerra Rússia versus Ucrânia. Tal realidade gerou uma onda de emigração ucraniana para países vizinhos, como a Polônia. Anos atrás, o mesmo cenário foi visto na Europa: a imigração dos sírios. Mas porque isso acontece? O que se pode fazer para mudar, ou, pelo menos, amenizar, esta situação?
Com bombas, tiros e depredação de escolas e moradias, por exemplo, muitas pessoas se sentem compelidas a abandonar sua realidade e fugir para outros países, muitas vezes longe de sua terra natal, em busca de segurança. Essa fuga acaba sendo em massa, por medo de perder a vida ou de seus familiares. Os países que se dispõem a realizar a ajuda humanitária também se vê em uma situação não planejada, o que acaba gerando  debates sobre o que se deve fazer ou até mesmo se devem receber os refugiados. Tais dúvidas são compreensíveis se visto apenas por um lado do “prisma”, porém, se analisado pelo lado humano, podem gerar outros tipos de problemas.
Se cada nação começar a ter como prioridade a conversa sobre a imigração, como evita-la, e, se isso não for possível, como cada um pode ajudar. Seja com doações de roupas, comida, disponibilização de dividir moradia, por exemplo, é de extrema importância que o assunto deixe de virar um tabu e passe a ser encarado com mais naturalidade. Em tempos difíceis, onde o outro se vê em uma complicada situação, saber ser humano, em sua essência pura, é fundamental.
Assim sendo, cada país, sabendo da iminente possibilidade de ser um anfitrião humanitário, deve promover esta discussão perante sua sociedade o quanto antes, deixando claro sua posição, planejamento e propostas sobre o tema. Dessa forma, não só as pessoas estarão familiarizadas sobre a importância de uma identidade nacional, como também estarão preparados para exercer sua cidadania e liberdade de expressão, podendo ser úteis em situações de crise, como de uma guerra.

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2 Correções

  1. Oii, vamos lá:

    Introdução: concordo com a pessoa da correção anterior. Você usou bem o repertório da guerra atual, mas é importante apresentar as teses que você vai defender na introdução, e tome bastante cuidado para não usar palavras em primeira pessoa como “nos deparamos”.

    Desenvolvimento 1 e 2: em ambos os parágrafos consigo entender seu ponto, mas falta organizar as ideias. Falta alguns conectivos e apresenta erros gramaticais. Também achei que faltou alguma citação ou dado estatístico para concretizar e ilustrar seus argumentos.

    Conclusão: sua proposta de intervenção está incompleta. Sim, é importante promover o debate sobre emigração, mas quem será responsável por essa promoção? como isso vai ser levado para população?.

    No geral, você apresentou um ponto de vista sobre o tema, só não o ilustrou de forma clara, entende? sugiro que você estude mais conectivos para organizar melhor suas ideias, e, para deixar seu texto mais rico, procure utilizar mais referências.

    é isso, espero ter ajudado!

    Bons estudos :)

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  2. Oi, tudo bem?
    INTRODUÇÃO: Eu gostei do seu repertório sobre a guerra atual, mas você não disse quais seriam as teses utilizadas no D1 e no D2. Não use verbos vindos do “nós”, como “deparamos”, por exemplo.
    SUGESTÃO DE REESCRITA: A guerra atual entre Rússia e Ucrânia colocou o mundo em alerta para diversos fatores, entre eles, o grande dilema acerca da imigração, uma vez que os moradores ucranianos foram obrigados, por temor, a sair do seu país de nascença. Dessa forma, percebe-se que, desde a recente complexidade da geopolítica, o questionamento entre recebê-los ou expulsá-los é colocado em vigor. Nessa perspectiva, é necessário debater acerca da TESE 1, e também sobre TESE 2, para que a adversidade seja solucionada.

    D1: Como você não colocou a tese na intro e nem no tópico frasal do desenvolvimento, o seu ponto de vista não ficou claro. As dúvidas são compreensíveis por qual motivo? Explique. Também não foram usados conectivos no começo das orações, e nem entre elas. Lembre que isso é muito importante para a nota na C4.
    SUGESTÃO DE REESCRITA: Em primeiro lugar, muitas pessoas são postas diante de uma dura realidade ao ter que abandonar a sua terra natal e fugir para outras nações em busca de segurança. Nesse sentido, pode-se afirmar que tal evasão gera discussões acerca da resolução do desafio, visto que os imigrantes são encontrados em um momento de urgência com catástrofes psicológicas e físicas, como bombas, tiros, destruição de escolas e moradias, por exemplo. Entretanto, vale ressaltar que os países restantes são inseridos em situações não planejadas, sejam elas econômicas, políticas ou humanitárias, o que gera controvérsias ao lidar com o tema. Dessa maneira, nota-se que tais dúvidas são compreensíveis ao olhar os dois lados envolvidos na problemática.

    D2: Novamente o mesmo problema do D1 e você colocou uma proposta de intervenção aqui. Deixe isso para a conclusão, use os desenvolvimentos para argumentar! . Dá uma olhada na sugestão da reescrita e vê como você faria esse D2. A sugestão é só um exemplo de como argumentar com um texto mais organizado e com usos de conectivos, ok? Lembre que é sempre melhor você ter o seu próprio método de escrita e de fazer redação!

    CONCLUSÃO: Incompleta. Modo, Detalhamento e Finalidade em falta. Uma coisa: eu não sei te dizer se “cada país” é considerado um agente, mas nessa correção, eu considerei, ok?

    C1: 160 ( erros de gramática e ortografia)
    C2: 160 ( Só é obrigatório um repertório na redação e você fez isso na Intro, mas não explicou muito bem a relação entre ele e o tema. Lembre que a argumentação D1 e o D2 ficam mais fortes e consistentes ao usar outros repertórios ao longo deles. Só tome cuidado para o texto não ficar muito expositivo)
    C3: 40 ( argumentação rasa e falta de planejamento textual)
    C4: 80 ( uso raros de conectivos e repetição de palavras)
    C5: 80 ( proposta incompleta)

    Nota final: 520

    Não desista. Você tá só no começo!

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