Imigração e Crise dos Refugiados.

  • 0

Em 2011, dentro do contexto Primavera Árabe, a Síria entra em uma guerra civil. Expondo sua população a ataques armados, bombardeios e morte, veem a imigração como única opção de sobrevivência. Pessoas lutando para conseguir sair de seus respectivos países a fim de uma vida melhor. Sob tal ótica, é evidente o descaso dos governantes colocando seus interesses e regimes a frente do povo, contudo não são os únicos. Países maiores também se envolvem buscando poder e influência.
Regimes autoritários sempre prezaram por um povo leigo e desinformado. O escritor e psiquiatra António Lobo comentou sobre isso; “A cultura é uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que lê nuca será escravo”. Nesse caso, foi estopim para a Síria, um movimento pacífico transformado em massacre. Consequência, milhares de sírios imigrando por descontentamento ao governo e sobrevivência.
Ademais, é valido ressaltar o envolvimento de países maiores de diferentes formas, almejando mostrar ou adquirir poder e influência como, durante a guerra fria, a Guerra do Vietnã. EUA e URSS em um conflito indireto, ideológico, usando o Vietnã como campo de batalha. Com isso, Vietnamitas fogem do país, imigrando.
Assim, faz-se necessário a atuação da ONU, em primeiro caso, para evitar o conflito e futuras guerras deixando essas pessoas em seus devidos países. Acaso não sege possível o evito do conflito, exista um preparo de recepção dos países próximos, no intuito de acomodar esse futuros imigrantes sem sofrimento ou preconceito.

Compartilhar

2 Correções

  1. Se o seu texto for voltado para a dissertação-argumentativa, como parece ser, é necessário ressaltar algumas coisas, bem como a estruturação dos parágrafos de forma bem definida e totalmente conectiva.
    Sua introdução deve apresentar a problemática e a tese em questão da forma mais direta possível, e deve apresentar a seguinte estrutura: 3 ou 4 períodos ordenados em CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICA + TESES COM POSICIONAMENTO.
    No desenvolvimento, a estrutura deve ser a seguinte : Dois os três parágrafos (mas de preferência 2), um para cada tese, dos quais devem se ordenar em TÓPICO FRASAL (resumo do que será abordado no parágrafo) + ANÁLISE CRÍTICA COM EXPOSIÇÃO DE DADOS + CONCLUSÃO DO PARÁGRAFO. Lembrando que cada parágrafo deve ter coesão e coerência entre os períodos e entre os próprios parágrafos (utilizando-se de conectivos ou elementos de retomada). Em seus períodos houve muita ausência desses mecanismos.
    E por fim, na introdução também deve ser seguida uma estrutura : CONCLUSÃO DE TODA A ARGUMENTAÇÃO + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ( da qual se subdivide em cinco aspectos : ação, agente da ação, modo/meio da realização da ação, finalidade da ação e detalhamento de um desses aspectos) + RETOMADA DA ALUSÃO COLOCADA NA INTRODUÇÃO.
    Assim sendo, é perceptível como seu texto não segue totalmente todos esses requisitos, e seus parágrafos estão bem desestruturados nesse aspecto, então é muito importante vc estudá-los e tentar desenvolver seu texto da forma mais fiel possível a estrutura cobrada, pois assim vc tem grandes chances de alavancar sua nota.
    Espero ter ajudado! :)

    • 2
  2. “Expondo sua população a ataques armados, bombardeios e morte, veem a imigração como única opção de sobrevivência.” = [VEEM], quem “veem” ou quem “vem”?
    VocÊ começou sua introdução com uma narrativa um pouco confusa.
    Seus argumentos no desenvolvimento estão ótimos, só precisam de melhores estruturações seguidas nos padrões do ENEM.
    Tua conclusão poderia ser mais detalhada, contendo todos os elementos necessários: “O QUE”, “QUEM”, “COMO”, “QUANDO”.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.