Ibama de fato protetor dos animais ?

  • 0

O Brasil, pais na qual possui uma das maiores diversificações em sua fauna tem sofrido com o passar dos anos com o trafico de animais onde surgiu a necessidade de uma órgão capaz de preservar as espécies nativas, surge então em 1989 o IBAMA vinculado com o ministério do meio ambiente  com a finalidade de preservar a nossa rica fauna. Porém nos dias atuais o IBAMA vem feito decisões vistas com olhos duvidosos.

Em 2015 houve um caso onde uma artesã chamada Maria possuía um papagaio chamado de Loli Maria possui esse papagaio há 20 anos, seus vizinhos relataram que Loli era uma ave extremamente dócil e tratada como uma filha pela senhora Maria, diziam também que a ave nunca tinha ficado em gaiola e que diariamente a ave ficava em cima da cerca e interagia com as pessoas ao seu redor porém eventualmente a ave foi recolhida pelo IBAMA e entregue a um zoológico longe de sua tutora, tanto a ave quanto a antiga tutora sofreram emocionalmente.

Infelizmente o caso da dona Maria não é um caso isolado e desde 2000 milhares de aves foram apreendidas pelo IBAMA onde uma parte certamente sofriam abusos porem muitas outras eram como o caso da dona Maria tinha pelas aves como parte de sua família que infelizmente foi recolhida pelo IBAMA.

Tendo como objetivo ajudar as pessoas vitimas de tais injustiças o IBAMA deveria junto ao ministério do meio ambiente fazer melhor analise dos casos e deveriam também desburocratizar o processo pela posse de aves que atualmente possuem preços abusivos, deveriam também aumentar  e facilitar a criação de novos criatórios de aves que diminuiria a procura por aves ilegais desse modo diminuir o trafico de animais no brasil.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá.
    Deu pra perceber que vc escreve bem, porém, não achei parecido com o texto proposto pelo ENEM.
    Seu texto está mais para um expositivo do q argumentativo.
    Senti falta também dos acentos, e notei muitos erros gramaticais.
    Sugiro que vc estude mais sobre o texto proposto pelo ENEM e leia algumas redações, até aqui mesmo.

    • 0
  2. Introdução-> Faltou um impacto melhor nessa introdução, vc falou demais o que o Ibama é, mas não mostrou os dois argumentos que iria discorrer no D1 e D2. O correto é Ministério do Meio Ambiente.

    D1->Faltou um nexo no começo do paragráfo como ” em primeira análise”. Vc usou muito o senso comum, você não argumentou, só jogou informações ao vento, e Papagaio da Loli Maria? se vc for descrever algum caso, que pelo menos tenha repercursão nacional, mas esse caso é desconhecido. Além disso, esse teu D1 ficou mal estruturado e, como eu disse antes, pobre em argumentos.

    D2->Com esse teu segundo desenvolvimento eu consegui ver ainda mais os teus erros : 1- sem argumentos
    2- utilização de senso comum
    3- caso desconhecido
    4-falta de pontuação
    5- erros gramaticais

    Conclusão->A pior coisa que vc fez nessa conclusão foi não ter dado um fechamento para o texto. Além disso, faltou um ” Portanto” para sinalizar para o leitor que apartir desse ponto é o encerramento.

    Obs: Procure casos com mais notoriedade nacional + argumentos fortes+ melhora na escrita e pontuação+ repertório textual. Espero ter ajudado a mostrar os teus erros, mas não desanime. A prática leva a perfeição.

    • 0
  3. Faltou explicitar suas teses na introdução, não conseguir identifica-las.
    Seus repertórios não são exatamente produtivos. Aponte dados, citações, exemplificações sobre o tema, problematize sua argumentação. Melhore sua estrutura, utilize melhor os nexos. Tudo isso é muito cobrado na C2,C3 e C4.
    Na proposta de intervenção, você precisa preencher os 5 elementos da proposta:
    Quem?
    O que ?
    Como ?
    Por que ?
    Para que ?
    Atente-se para responder essas 5 perguntas durante a proposta, pois ela sozinha vale 200 pts

    Aproveite para ler redações do ano passado que obtiveram nota 1000!
    Boa Sorte :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.