Homofobia no contexto escolar brasileiro

  • 1

A dicotomia entre a democracia ateniense e a belicosidade espartana no mundo grego; fé e razão na Idade Média; Descartes e Hume na filosofia iluminista e o capitalismo dos Estados Unidos versus o socialismo da União Soviética durante a guerra fria, mostram uma das grandes dificuldades do ser humano: aceitar e respeitar o diferente. Tal realidade mostra-se secular e permanece até hoje sendo uma das raízes da homofobia dentro e fora das escolas brasileiras.

Muito se discute a importância da educação nas escolas sobre realidades sociais, como as diferentes opções sexuais, porém sabe-se também a extrema influência do pensamento dos pais sobre as crianças dentro de casa. Como os estudantes de hoje são filhos dos nascidos da década de 80 e, provavelmente, netos dos oriundos dos anos 40 a 60, épocas de pensamentos machistas, tradicionalistas e de extremo preconceito, como na Alemanha nazista de Hitler e na ditadura militar brasileira, ideologias primitivas podem ser, e muitas vezes são, passados para as futuras gerações e desta forma aumentam os casos de homofobia e falta de respeito ao próximo, assim como ocorria com seus ascendentes.

Outrossim, as hostilidades em relação aos pensamentos opostos supracitados geralmente ocorrem devido a mecanismos psicológicos individuais e coletivos, pois tudo aquilo que é diferente pode apresentar-se como motivo de mudança de conceitos e saída da zona de conforto pessoal. Freud, psicólogo austríaco, afirma algo similar ao reiterar que o ego serve de proteção ao indivíduo em relação às suas características, ideias e pré-julgamentos, sendo resistente a mudanças, assim como ocorre no sistema imune do corpo humano com o transplante de órgãos e no contato com agentes externos, sendo reconhecidos como corpos estranhos. Isto representa mais uma causa da homofobia, presente nas escolas, visto que essa opção sexual difere dos padrões impostos por uma convenção social previamente estabelecida.

Portanto, dado o exposto, cabe ao Ministério da Educação a implementação de palestras informativas a respeito do tema nas escolas, voltadas aos estudantes e seus familiares, para a conscientização coletiva nos lares e na sociedade em geral. Tais medidas não servem de estímulo para escolha homoafetiva, mas visam o respeito à decisão sexual alheia, cabendo a cada indivíduo encontrar a sua própria personalidade e liberdade. Assim como Kant conseguiu unir o racionalismo de Descartes e o empirismo de David Hume em seu Criticismo, cabe à educação anular a dicotomia sexual apresentada previamente, unindo os opostos numa sociedade universal, heterogênea e aberta ao diferente.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, bom dia!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 160 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 160 Respeito aos direitos humanos)
    Total: 880.

    • 0
  2. Oi gostei bastante da redação achei ela bem explicativa explicou muito bem a sua tese, Não concordo com as outras correções que dizem que ela não está bem explicada, creio também que essa nota não seria tão baixa às vezes as pessoas que corrigem as redações não tem a mínima noção.
    Você também citou excelentes Fontes históricas , que enriqueceu bastante o texto .

    • 0
  3. Olá, Gabriel!
    Introdução: O uso do ponto e vírgula (;) na frase “mundo grego; fé e razão na Idade Média;” está errôneo, pois esse só é usado em : enumerações, substituir o uso demasiado de vírgulas, antes de conjunções adversativas (mas, contudo…) separar um verbo de uma conjunção. Enfim, ao invés de usar ponto e vírgula, troque pelo hífen, assim:
    “mundo grego- fé e razão na Idade Média- “. A também, o mau uso da pontuação e o excesso de conjunções aditivas.
    1 desenvolvimento: Mude o tópico frasal, pois não ficou objetivo, fuja do senso comum, tente argumentar mais, tente suprir- novamente- as conjunções aditivas e reveja o uso das vírgulas, porque há lugares que vc esqueceu de colocá-las .
    2 desenvolvimento: Bom, apenas reveja a pontuação
    Conclusão: Fraca, pois além de não apresentar melhor a ação, o modo e o efeito do agente para resolver a problemática, vc pecou na parte de finalizar e detalhar, pois ao invés de fazer isso, vc colocou uma citação no lugar, porém NÃO PODE COLOCAR CITAÇÃO NO FINAL DE UMA CONCLUSÃO.
    Resumindo: Redação bem estruturada, mas falta mais argumentos…Além disso, peço que suprime o uso dos “e” , estude o uso das virgulas e crase.
    Competência 1: Domínio da língua portuguesa: 120
    Competência 2: Compreensão da proposta:120
    Competência 3: Organização e defesa:80
    Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação:120
    Competência 5: Proposta de intervenção: 120
    NOTA FINAL: 560

    • 0
  4. Olá, gostei muito do seu texto, você tem um bom domínio da norma-padrão e apresenta os seus argumentos de maneira organizada, além de apresentar um bom repertório. Entretanto, há alguns trechos um pouco confusos e sugiro que tome cuidado ao introduzir seu repertório, pois parece-me que muito é colocado mas pouco é explorado e desenvolvido. Assim, eu daria 920 para sua redação.

    • 0
  5. Oie, Gabriel. Tudo bem?
    Ótima introdução! A utilização de vários fatos históricos, por mais distintos que sejam, corrobora a tese desenvolvida no final. Tomaria cuidado só com a ortografia, como no caso em que o verbo “mostram” é precedido de vírgula.
    Quanto ao desenvolvimento, eu achei o primeiro parágrafo longo demais, por mais que o pensamento tenha se estruturado bem. Além disso, generalizar “todo estudante de hoje” pode descontar alguns pontinhos na competência de argumentação. Encontrei o msm problema no segundo parágrafo. Acredito q cortar a parte ” […] assim como ocorre no sistema imune do corpo humano com o transplante de órgãos e no contato com agentes externos, sendo reconhecidos como corpos estranhos.” possa ser interessante.
    Por fim, sobre a conclusão, achei muito boa :) Trazer Kant e usá-lo como analogia foi uma sacada muito boa. Parabéns!
    É isso. Boa sorte e até mais!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.