Habilidades e competências para as profissões do futuro.

  • 0

 

O filme Chappie, retrata a “vida” de vários robôs que atuam como policiais, substituindo os seres humanos, devido a sua maior capacitância de força, analise e agilidade. Atualmente, o mundo está se modificando, aumentando o processo de robotização nas fabricas e indústrias, tendo como consequência o aumento do desemprego.

Algumas habilidades utilizadas na atualidade serão descartadas em um futuro próximo: manipulação de rede e dados, construção de casas e edifícios, cirurgias, entre outras. Devido a revolução técnica-científica-informacional o avanço tecnológico foi possível, introduzindo máquinas em empresas e usinas, que trazem consigo uma melhor habilidade e agilidade na produção fabril. Principalmente pelo fato de viver em mundo majoritariamente capitalista, faz com que os donos de empresas adquiram dispositivos automatizados, que irão aumentar a lucratividade da companhia. As habilidades essenciais são as que dizem respeito a manutenção das máquinas. Entretanto outras áreas de empregos estão surgindo, como por exemplo, o desenvolvimento de softwares.

Ainda que o avanço tecnológico seja útil e fundamental, a margem de desempregados aumentou significativamente, no Brasil, no ano de 2019, cerca de 12% da população brasileira ficou sem emprego, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Uma taxa muito alta, comparada aos parâmetros anteriores, que não ultrapassavam a marca de 10%. A acúmulo de pessoas inativas aumenta a crise estatal, relacionada a segurança pública e econômica, visto que a necessidade de recursos alimentícios e sanitários ficam “restritos” para a maioria dos desempregados, pois não conseguem adquiri-lo de forma coesa, e passam a obter tais produtos de maneira marginalizada. As oportunidades oferecidas pelo Estado são mínimas, todavia ele oferece auxílios para pessoas de baixa renda, geralmente ausente de empregos, os problemas são as fraudes e gestões do programa, que deixam várias pessoas que têm necessidade “excluídas” da parceria.

Logo, o governo federal, juntamente com os órgãos especializados, devem criar ou modificar projetos de parcerias, tendo como objetivo, aumentar a capacidade de conhecimento dos indivíduos, proporcionando materiais adequados ao estudo e a especialização em alguma área remunerada. Além da introdução de matérias no currículo escolar, relacionadas a criação de softwares, para que todos tenham uma oportunidade futura de terem um emprego, dado que a substituição humana por maquinas é real.

Compartilhar

5 Correções

  1. Primeiramente parabéns pela redação, ela está muito boa. Eu gostei bastante do desenvolvimento que ficou bem recheado de informações relacionadas ao assunto. Teve um erro de pontuação no final, mas acho que dá para deixar de lado. A conclusão ta boa, porém eu achei a proposta não muito legal, pois nem todo mundo vai gostar de desenvolver software e existem pessoas que preferem ser um artista ou outra coisa do tipo, por isso acho que disponibilizar essa educação não faria muito efeito. Acho que talvez criar ou modificar projetos de parceria (como você havia dito) e disponibilizar cursos gratuitos de inovações tecnológicas, desenvolvimento de software ou até outro tipo totalmente diferente com oportunidade de estágio seria melhor talvez. Em relação à introdução ela ta boa, porém eu não consegui enxergar a sua tese. No final da introdução você fala das consequências, mas não deixa claro o que você acha sobre isso.
    Bom é isso! Espero ter ajudado e relaxa que você consegue.

    • 1
  2. Olá gostei da sua redação, é boa. Mas acho que você poderia ter trazido a situação um pouco mais para o presente, apresentando evidências de que as habilidades estão sendo descartadas, de que a manufatura está sendo substituída pela maquinofatura. Além das informações específicas que foram colocadas, as quais, na hora do ENEM ou do vestibular que quer fazer não serão acessiveis e que não poderam servir de base para a sua redação, é importante sempre ter um plano B para temas diferenciados. Mas a organização das informações e a forma de como o tema foi abordado e relação com o filme eu achei demais.
    PS: Essa foi a primeira redação que eu corrigi, desculpa se falei alguma besteira. Se eu falei, por favor me avise para que eu não repita em outras redações…obrigada e boa sorte

    • 0
  3. A introdução ficou ótima, adorei a citação que você usou. No desenvolvimento quando citou as profissões, poderia ter falado profissões mais vagas, pois por exemplo, cirurgião como tu citou, é um avanço ainda para um futuro muuuuito distante e mesmo que pudesse acontecer, não sei se as pessoas teriam tanta segurança. Você poderia ter citado exemplos como: trabalhadores rurais, contadores, cobradores, jornalistas e entre outros. Dados estatísticos muito bem colocados. Você também citou que a população mais pobre, os desempregados que não tem acesso a uma vida de qualidade acabam virando marginais por não terem acesso a esses produtos, da maneira que você colocou acabou generalizando e dando a entender que muitos desempregados são ladrões. Achei muito legal tua proposta, é uma ótima ideia aumentar o currículo escolar com matérias uteis para as gerações futuras. Fora isso a redação ficou muito boa, eu daria 890.

    • 0
  4. A redação está incrível, porém no início houve esse pequeno desvio do tema ao comentar em especial sobre os robôs na substituição do homem ao invés das habilidades necessárias no futuro.
    Algumas das profissões que é interessante discutir são aquelas onde á habilidade de tomar decisões e de analisar sentimentos mais profundamente, as quais levará mais tempo até serem substituídas.

    • 0
  5. O texto no geral acredito que tenha ficado bom, objetivo e bem abrangente. Mas eu senti falta dos operadores argumentativos, que ajudam mais na compreensão do texto e também ajuda o autor na hora da escrita. Eu gostei bastante da introdução e da conclusão, acredito que no 3° parágrafo, poderia dar uma melhorada com o uso desses operadores e também no sentido do texto, como na parte “A acúmulo…”
    Eu sou nova aqui, me desculpa qualquer coisa, mas gostei de verdade

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.