Gordofobia e o culto a padronização.

  • 1

A música Pretty Hurts – a beleza machuca, em tradução literal – da cantora americana Beyoncé, tematiza as mazelas da construção da aparência ideal. Com efeito, tal cenário encontra-se concretizado, também, nos meios midiáticos do mundo globalizado. Diante disso, seja pela dominação da aristocracia capitalista, seja pelas imposições do mercado estético, a sociedade está cada vez mais submetida a frágeis coesões da padronização física.
Em primeira análise, é mister a compreensão de que os padrões corporais são disseminados pelas classes dominantes, de modo a concordar com estudos de Karl Marx. Em síntese, isso ocorre devido a fácil acessibilidade a procedimentos estéticos por parte da elite, a qual passou a usufruir de tais após a Segunda Guerra Mundial com alavancagem da medicina. Em contrapartida, nota-se que os cidadãos com pouca estabilidade econômica ficam à margem desse mapa, o que tende a desencadear sentimentos de despersonalização à sociedade pelo distanciamento de uma beleza idealizada.

Ademais, não há como negar que a indústria cultural beneficia-se com o narcisismo capitalista. Dessa forma, percebe-se que a ânsia por visibilidade social contribui para a manipulação realizada pelo mercado, haja vista que os meios comunicativos, com destaque às redes sociais, constituem espaços de venda de imagens e artigos estéticos. Nesse sentido, é notório que o corpo social está disposto a submeter-se a procedimentos arriscados, como cirurgias plásticas, para enquadrar-se no rebanho padronizado.

Fica clara, portanto, a necessidade de medidas que alterem o repertório da música Pretty Hurts e que contornem os empecilhos causados pelo culto exacerbado ao corpo. Para tal objetivo, cabe à mídia, em parceria com ONGs, criar propagandas, a serem exibidas em horário nobre, as quais demonstram, por meio de diferentes estruturas corporais, que a pluralidade deve sobrepor-se aos modelos, a fim de incluir todos os indivíduos sentimental e socialmente em um mundo sem padronizações. Em consonância, o Ministério da Cultura deve desenvolver palestras, para serem ministradas em escolas, as quais estimulem as crianças a criarem senso crítico firme, para que não sejam controladas pela indústria da estética.

Compartilhar

7 Correções

  1. boa noite! Sua redação em si está boa, porém será ótimo você ver como é uma estrutura de redação isso pode lhe ajudar bastante pois achei sua introdução muito grande.como no final do desenvolvimento 1, poderia ter ampliado com uma informação de consequência.Continue melhorando, não sou um corretor profissional sou apenas um estudante e espero ter ajudado

    • 1
  2. 👉 Cara, como falei em outra redação sua, seu ponto forte é a introdução. Lendo elas dá vontade de ler o texto todo. Tu apresenta bem uma redação !
    👉 Todos os seus argumento estão bem fundando e construídos. Se eu fosse apenas pela sua tese, eles estariam perfeitos. Mas o que você trás de título é ”Gordofobia e o culto a padronização.” Percebe que você usa gordofobia mas em nenhum momento dá a entender que vai falar sobre isso no texto ? Cuidado.
    👉”de modo a concordar com estudos de Karl Marx.” —–> Que estudos são esses ? Não pode apenas jogar o nome do cara para pegar pontos , tem que explicar o porquê concorda com ele. Acho que essa é a unica parte que eu reveria no seu texto.
    👉 Gostei dessa sua intervenção. Ficou bem detalhada, criativa e viável. Só tome cuidado com alguns erros de vírgulas – particularmente na intervenção. Ademais, lembre-se de terminar a intervenção com um frase de desfecho que retome tudo que foi dito.
    Grande abraço, bons estudos !!!

    • 1
  3. boa tarde! Sua redação em si está boa, porém será ótimo você ver como é uma estrutura de redação isso pode lhe ajudar bastante pois achei sua introdução muito grande.como no final do desenvolvimento 1, poderia ter ampliado com uma informação de consequência.Continue melhorando, não sou um corretor profissional sou apenas um estudante e espero ter ajudado.

    • 0
  4. Ótima redação. Você mostra domínio padrão da norma culta, além de repertórios socioculturais muito bons! Porém, notei que algumas informações e argumentos ficaram vagos, como no final do desenvolvimento 1, poderia ter ampliado com uma informação de consequência. Também percebi​ que tangenciou o tema, você fez parecer que o problema da padronização era proveniente exclusivamente da mídia, mas você não perderia muitos pontos por isso. No geral, nada a reclamar. Sucesso!

    • 0
  5. boa tarde! Sua redação em si está boa, porém será ótimo você ver como é uma estrutura de redação isso pode lhe ajudar bastante pois achei sua introdução muito grande. Não se preocupe é assim mesmo,a prática leva a perfeição . não sou um corretor profissional sou apenas um estudante e espero ter ajudado.

    • 0
  6. No geral, sua redação está ótima, ao meu ver. Porém acho que você falhou no processo de finalização dos parágrafos argumentativos.
    VEJA: “tende a desencadear sentimentos de despersonalização à sociedade pelo distanciamento de uma beleza idealizada.” OK, mas qual a consequência negativa para a sociedade com a construção desse sentimento de despersonalização?
    Você poderia concluir o paragrafo por exemplo falando que isso acaba por deixar a população psicologicamente doente, atrapalhando inclusive a economia brasileira.
    O uso em excesso de termos utilizados para formalizar o texto, deixa um pouco cansativa a leitura.
    E você também tangenciou o tema, se o tema fosse: A influencia da mídia na padronização corporal, ai sim seria o tema certo, mas você não perderia mais de 40 pontos na correção por conta desse tangenciamento

    • 0
  7. Vamos lá
    Competência 1 200
    Competência 2 200
    Competência 3160
    Competência 4 160
    Competência 5 200
    Achei que vc fugiu um pouco do tema e não apresentou dados estatísticos nem nenhum filósofo,mas pra mim não teve problema, não sei se teria problema no Enem e si.Continue melhorando.
    Ps:Essa musica é Maravilhosa

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.