A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura os direitos e o bem-estar da população.Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas na luta contra o “Garimpo ilegal”,verifica-se que esse preceito é constatado na teoria e não desejado na pratica.Dessa forma,é evidente a problemática se desenvolvendo não só devido a falta de fiscalizações, quanto a negligencia estatal, diante desse quadro alarmante.
Em primeiro plano,é necessário problematizar o efeito à falta de fiscalizações promovidas na sociedade,hierarquizando e marginalizando uma massa populacional.Assim, percebe-se a falta de fiscalizações alavancadas por diversas divergências no âmbito dos garimpeiros, e com a lacuna da vistoria, nota-se grandes números de doenças causadas pelo mercúrio,substância utilizada na separação do ouro, com a contaminação nos rios a alimentação dos indígenas é afetada,já que os peixes são a base de sua dieta,ocasionando contrariedades e configurando um cenário caótico. Ao analisar a obra cinematográfica, “Ricos de amor 2”, averigua-se situações do garimpo em terras indígenas, prejudicando a saúde dos moradores da região,garimpeiros e nativos,situação ocorrida em áreas de proteção e habitat dos indígenas,utilizando as terras para sustentar sua ganância. Desse modo, depreende-se pelas práticas errôneas, lacunas vexaminosas de baixa operação das autoridades, em não promover supervisionamento dessas áreas, deixando-o um quadro pecaminoso e inadequado,geradas pelas condutas inconvenientes,gerando uma mazela sem princípios e imoral frentes a esses obstáculos.
Ademais,é imperativo ressaltar a negligência estatal como promotor desse problema,em virtude exclusivamente, da falta de políticas públicas em proporcionar meios em combater o garimpo ilegal,não havendo leis e fiscalizações severas em melhorar essa conjuntura avassaladora,a qual domina e traz malefícios a saúde,desmatamentos e trabalho análogo a escravidão,contexto presente no âmbito social, deixando-os em situação de extrema pobreza,ganância e expostos a doenças maléficas. No período de colonização do Brasil, Pedro Vaz de Caminha em uma de suas cartas relata”nela até agora,não pudemos saber que haja ouro,nem prata, nem coisa alguma de metal e ferro:nem lho vimos” verifica-se um anseio de explorar o minério ao chegar no país.Paralelamente,é exatamente esse o motivo: em função ao “Garimpo ilegal” ainda continuar no Brasil, vê-se uma negligência estatal em promover medidas de fiscalizações e conscientização a população,por mais a qual o órgão responsável seja o estado ele não resolve a problemática em questão,formulando uma má gestão em proporcionar ascensão e reverter esse cenário anárquico e pecaminoso, reformulando medidas para remodelar tal discrepância no âmbito hodierno.
Portanto,medidas são necessárias para resolver os impasses.Assim, o Tribunal de Contas da União deve direcionar capital ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente(IBAMA), a qual deve intervir em todos os ramos fornecendo proteção aos cidadãos,por meio de campanhas de conscientização sobre o ato ilegal,conscientizando sobre os malefícios a saúde e ao habitat dos indígenas,informando sobre as práticas e o que ocasiona,como desmatamento e falta de luz nas redes de transmissão de energia no país,através de fiscalizações severas e monitoramentos nessas áreas,pois ultilizam maquinários para efetuar o serviço e mercúrio,contaminado rios e animais silvestres,sendo necessário a operação das autoridades em implantar leis e multas rigorosas para mudar essa lacuna nesse meio hodierno, a fim de manter uma sociedade perfeita e fora da linha de exploração.
Matheus1021
Bom dia, parabéns pela redação!
No entanto, algumas observações:
– não recomendaria utilizar o “em primeiro plano…” e sim o “Diante desse cenário…”
– Retome o tema no inicio da conclusão. EX:” É urgente, portanto, que se combata o GARIMPO ILEGAL NO BRASIL”
– Achei o desenvolvimento e a conclusão grande, cuidado para não deixar o corretor com “preguiça”” do seu texto
– Retomar as palavras do tema na redação, vai lhe dar pontos na competência 3
anacarolinagonçalves
Muito obrigada!
taynelc
C1: Você se colocou muito bem na sua introdução ao citar a constituição, é um bom inicio, você apresentou uma crítica e desenvolveu bem ela, ainda deixou claro sua visão de quem é a culpa da problemática apresentada. Porém, no trecho “Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas na luta contra o “Garimpo ilegal”, verifica-se que esse preceito é constatado na teoria e não desejado na pratica.” Você não evidenciou o “quem?” da questão, antes do ponto. Quem não deseja que isso seja posto em prática? Isso tem que ficar evidenciado antes do ponto, ou, de apresentar outra ideia, ou dar seguimento a mesma.
C2: O uso do “Em primeiro plano” não está errado, ele serve justamente para evidenciar uma ideia, e é bom para iniciar um parágrafo de desenvolvimento. Mas eu trocaria o trecho “é necessário problematizar” por “evidencia-se que”, pois o “É necessário problematizar” também serve para evidenciar uma problemática. Tanto um quanto outro servem pra pôr uma ideia em evidencia, Porém no segundo quando você se coloca como “Em primeiro plano, evidencia-se que (…)” Você diz ao leitor que o fato mais importante do problema está sendo apresentado naquele momento, pois você definiu o ‘primeiro plano’ a problemática mais importante, e agora vai evidenciá-la.
No trecho: “(…) ocasionando contrariedades e configurando um cenário caótico.” Você deixa o leitor sem saber QUEM está deixando o cenário caótico, e sua crítica fica ‘perdida’ nas informações que foram apresentadas (E foram várias); O pecado desse paragrafo é a organização das informações apresentadas. Por exemplo “hierarquizando e marginalizando uma massa populacional” que massa populacional é essa? Depois fica evidente que está referindo-se aos povos originários da região.
Mas deve-se ficar evidente no momento citado, EX: “Os povos originários que habitam a região enfrentam situações de hierarquização e marginalização impostas pelos garimpeiros que ‘dividem’ o mesmo espaço, forçando-os a viver em situações de insalubridade, onde invadem seu local, a qual é definido por lei, Notam-se muitas doenças causadas pelo o mercúrio, substância utilizada na separação do o ouro, resultado da atividade dos garimpeiros, com a contaminação nos rios, a alimentação dos indígenas é afetada, já que os peixes são a base de sua dieta. Isso ocorre devido à lacuna na fiscalização.”
São as mesmas informações, porém organizadas de forma mais assertiva e coesa.
O “diversas divergências” pode deixar um espaço vago na interpretação do leitor, o ideal nesse caso seria “conflito de interesses”.
O trecho: “Assim, percebe-se a falta de fiscalizações alavancadas por diversas divergências no âmbito dos garimpeiros” também é vago, que divergências? Quem está evolvido diretamente com essas divergências? Abrir e fechar pontos significa muitas vezes ‘isolar’ ideias, que por sua vez, precisam ficar claras dentro da proposta apresentada entre eles.
Citação é importante, mas a forma que foi citada, dá a entender que o filme é baseado em uma realidade social real vivida no local indicado, quando não é. Então é importante deixar claro que o filme faz uma alusão a realidade, e pode ser usado para que as pessoas tenham uma ideia do quão prejudicial é o garimpo na região para os povos nativos e os próprios garimpeiros.
O trecho: “pecaminoso e inadequado, geradas pelas condutas inconvenientes, gerando uma mazela sem princípios e imoral frentes a esses obstáculos.”
Pode ser substituído por “pecaminoso e inadequado. Essas condutas inconvenientes geram uma mazela sem princípios e são imorais frente a esses obstáculos.”
O termo “Vexaminoso” vem muito de ideal pessoal, então nesse caso, não seria ideal, porém não creio que esteja errado… Mas pode ser substituído por “lamentável, que apesar de ser também um ideal pessoal, diante das ideias apresentadas, é de senso comum que entende-se como realmente lamentável.
C3: Existem erros ortográficos e de coesão, de organização e de veracidade de fatos apresentados, sem nenhum respaldo ou fonte.
No seu trecho inicial você que o promotor do problema é a negligência do estado, quando, na verdade o garimpo ilegal é promovido por empresas privadas, a negligencia estatal é um dos agravantes da questão. Quando você diz que o estado “promove” algo, você esta também dizendo que a culpa, ou, financiamento, provém do mesmo. Seria mais interessante, para não comprometimento da veracidade das suas ideias, apresentar o estado como um agravante, e não como total culpado. Ao fazer essa afirmação você se contradiz com seu primeiro desenvolvimento, já que falou dos garimpeiros, ou é um ou é outro. A forma de apresentação da problemática não está em ‘cadeia’ como é o esperado, está direcionando culpas em cada paragrafo e repetindo soluções que estão sempre presentes em todas redações. Como: Políticas publicas para publico X e Y; Ineficácia estatal; Conscientização: Punições Severas; etc.
No mesmo trecho você inicia outro assunto, que claramente poderia ser colocado na introdução, ou, primeiro desenvolvimento, já que citações históricas são geralmente abordadas no começo ou para reafirmar algo, como você fez, porem ficou confuso, já que sua tese não esta bem definida e detalhada como pede os padrões. É culpa do estado? Do Garimpo/Garimpeiro? Da falta de conscientização? Da ganância? Ganância de quem? São questões que devem ficar claras ao apresentar sua tese.
Você usou muitas afirmações mas não citou os dados dessas informações que afirmou, então você ‘peca’ um pouco quando trata-se de veracidade de informações, já que trouxe a tona muitos pontos, mas não desenvolveu tanto nenhum deles. Eu sugeriria, escolher no máximo três e trabalhar bem em cima deles, ao invés de vários, como foi feito.
C4: Bom, na sua conclusão você apresentou sim uma proposta de resolução do problema, mas a mesma proposta foi citada nos parágrafos anteriores de forma indireta. Apresentou mais problemáticas, no paragrafo que deveria apresentar soluções. As soluções apresentadas são repetitivas na maioria das redações, como por exemplo: redirecionamento de verba, conscientização social, e okay, estão certas também, mas é abrangente demais, sugiro escolher um caminho, um exemplo claro de caminho para sua própria resolução seria usar mídias sociais como meio de conscientização massiva desse problema, outra seria, a inserção de uma cartilha educacional obrigatória que envolva conscientização por meio da educação escolar infantil para que os futuros cidadãos do país mudem a perspectiva, e vejam a importância da preservação da cultura e dos povos originários como um todo.
Também percebe-se no seu texto uma repetição de palavras, o que torna a leitura cansativa, e o uso da palavra “habitat” para se referir ä povos indígenas não é correta. Habitat é um termo que se refere ao ambiente natural onde vivem determinadas espécies de animais ou plantas. Os povos indígenas são seres humanos que possuem culturas, línguas, histórias e modos de vida próprios. Eles não são parte da natureza, mas sim sujeitos que interagem com ela de forma diversa e complexa. Portanto, usar a palavra habitat para se referir aos territórios indígenas é uma forma de desumanizar e invisibilizar os povos originários, negando sua identidade e seus direitos.
Conclusão final: Você tem boas ideias, tem muito argumento e opiniões formadas, o que indica um senso critico apurado. Mas, quando se trata de organizar as ideias você deixa a desejar.
Creio que se continuar escrevendo isso será aperfeiçoado com o tempo e a prática.
ESTOU ABERTA A CRITICAS E CORREÇÕES DAS MINHAS REDAÇÕES. Agradeço desde já!
xz_line
Gostei do seu texto, porém é importante organizar melhor as ideias para garantir maior clareza na exposição dos argumentos. Além disso, é necessário utilizar conectivos adequados para articular as partes do texto.
acredito que também esteja faltando uma tese clara no início para orientar sua argumentação, e o uso de fatos concretos ou dados estatísticos confiáveis para desenvolver melhor o arg1 e 2.
Espero ter ajudado, continue escrevendo!
anacarolinagonçalves
Muito obrigada !
MABS
A sua introdução está pouco detalhada, o que te faria perder pontos na competência 3. Tente contextualizar mais, lembre-se que a introdução é onde você vai apresentar sua tese – recomendo deixar a introdução com 8 linhas, na folha de redação. Além disso, seu argumento da introdução não parece se relacionar muito bem ao tema, sempre desenvolva muito bem o que está trazendo.
Não se esqueça de usar conectivos no começo das frases, eles vão garantir os 200 pontos na competência quatro. Use em todas as frases, bem como utilizar conectivos diferentes e de forma correta. Você usou um conectivo de conclusão (”assim” parágrafo dois, segunda linha) no lugar de um conectivo de esclarecimento (poderia colocar: nesse panorama, nesse prisma, diante desse contexto).
Seu D1 e D2 está confuso, selecione uma citação ou fato e desenvolva no parágrafo inteiro.
Erros de concordância nominal também se fazem presentes na sua redação. Note no D2 (linha um), por exemplo, a aplicação errada do pronome do referido quando você usa ”promotor” para falar da negligência estatal. Ainda no D2, se atente ao tamanho do seu tópico frasal, a primeira frase está enorme. Tente algo como ”Ademais, é imperioso destacar a negligência estatal como alavanca promotora do garimpo ilegal.” No restante do parágrafo, você explica o porquê de destacar a negligência como problemática.
Suas frases precisam ser mais claras e mais curtas. Também, sempre retome as palavras do tema, escreva a palavra garimpo, a palavra ilegal e fale do Brasil. Retomar as palavras do tema na redação, vai lhe dar pontos na competência 3 também. Um exemplo de retomada é na sua conclusão. Comece assim: ”Portanto, medidas são necessárias para reduzir os garimpos ilegais no território brasileiro”.
Seu desenvolvimento na conclusão está grande, reduza para algo como ”[…]conscientização sobre o ato ilegal que exemplifiquem os malefícios das atividades ilegais”. Recomendo, retomar algum argumento anteriormente utilizado no seu texto, no final da sua redação, como exemplo a constituição. ”Somente assim, os direitos indígenas, garantidos pela Carta Magma, não serão violados pela exploração territorial”.
No mais, é isso. Boa sorte nas próximas redações e continue!!
anacarolinagonçalves
oi
Agradeço pela correção,mas sinto em dizer que o seu modo de corrigir está errado,introdução de 8 linhas ? se eu fizer 8 linhas na minha introdução eu teria que fazer 10 linhas de conclusão, até por que tem que ser no minimo 2 linhas de diferença da introdução para a conclusão, e seu fizer 8 linhas de cada parágrafo meu texto ficaria com 32 linhas, situação a qual acaba com a estrutura do texto. Houve outras coisas que tambem não são corretos diante a sua correção.
Desde já, agradeço
MABS
Oi oi
Primeiro, valeu pelo feedback! Gostaria que dissesse quais foram os erros que cometi, afinal também quero aprender. Quanto a sua introdução, me baseio nas redações nota mil que já li e nas redações que fiz e foram corrigidas. Todas possuem uma introdução entre 6 a 8 linhas.