Mestre

Fuga das escolas

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Entre todos os problemas que o Brasil vem enfrentando nesses últimos anos, a evasão escolar é o que causa mais preocupação. Quando os cidadãos de amanhã possuem um futuro incerto, o destino da nação é prejudicado. Embora haja diversos fatores que contribuem para este fenômeno, há dois motivos principais que levam os adolescentes a abandonarem seus estudos, e é preciso analisá-los a fim de resolvê-los.

Primeiramente, há o fardo que muitos alunos sofrem por suas origens numa família de classe baixa. A maioria dos jovens que saem da escola querem ajudar no sustento da casa e se submetem ao trabalho infantil, o que os impossibilita de conciliar as horas de labor com as aulas. Existe ainda o gasto físico e mental que os distraem dos deveres escolares. Além do trabalho, adolescentes também optam por adentrar ao mundo da criminalidade e do tráfico de entorpecentes, devido sua farta compensação financeira. À procura de uma melhora de vida imediata, eles condenam suas oportunidades de uma vida de qualidade a longo prazo.

Em segunda instância, há casos no qual o aluno recusa-se a frequentar a escola por puro desinteresse. Para parafrasear Albert Einstein, “não é possível julgar um peixe por sua habilidade de subir numa árvore”; Contudo, isto é o que está ocorrendo no sistema educacional atual. Crianças que não se encaixam no currículo acadêmico tradicional sentem-se desmotivadas e, em decorrência disso, desperdiçam seu potencial antes do mesmo ser sequer descoberto. Segundo o filósofo e pedagogo americano John Dewey, a escola deve dinamizar sua grade ao indivíduo. É, portanto, o papel da escola identificar as qualidades do pupilo e ajudá-lo a desenvolver seus pontos fortes.

Dito isso, é necessário mudar o quadro da educação brasileira e assim prevenir futuras evasões escolares. Para a resolução do primeiro problema, o governo deve disponibilizar uma bolsa destinada a famílias cujos adultos são desempregados ou possuem baixa renda e as crianças estejam matriculadas numa instituição escolar pública. Em relação ao segundo problema exposto, cabe ao Ministério da Educação modificar o plano de estudos do ensino básico de modo que inclua todos os estudantes e suas individualidades e abranjam os conteúdos à procura de incentivar em seus pupilos o pensamento lúdico, questionador e crítico. O modelo da “Escola Ideal” de Dewey também é encorajado a ser explorado. Tomadas tais medidas, a relação entre o jovem e o espaço escolar melhorará drasticamente.

Se puderem corrigir de acordo com as competências do ENEM, eu ficaria grata! Mas não é de qualquer forma uma exigência, ficarei feliz com qualquer crítica construtiva! Obrigada desde já! :)

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5 Correções

  1. Olá!
    Introdução: Seria interessante você colocar um repertório para ajudar na competência 2
    “Quando os cidadãos de amanhã possuem um futuro incerto, o destino da nação é prejudicado.” Essa tese ficou muito vaga, prejudicando sua competência 3.
    Desenvolvimento 1: ” trabalho infantil, o que os impossibilita de conciliar as horas de labor com as aulas” “adolescentes também optam por adentrar ao mundo da criminalidade e do tráfico de entorpecentes,”. Acredito que faltou uma exemplificação, como um dado estatístico ou algum argumento filosófico que COMPROVE isso. Ficou muito no senso comum.
    Desenvolvimento 2: A ideia é boa, tanto que no final do parágrafo (ao citar o pedagogo americano) suas ideias são convincentes. Mas, citar Albert Einstein ao meu ver não foi pertinente. E parafrasear é escrever com as suas próprias palavras e não citar como você fez.
    Conclusão: Você fez duas propostas e nenhuma delas se apresentou completa. Faltou modo/finalidade/detalhamento.
    Espero que a minha opinião tenha lhe ajudado a encontrar possíveis erros em sua redação para que você possa aprimorá-la. Abraços.

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  2. – Na introdução seria interessante você explicitar porque a evasão escolar é um problema e causa tanta preocupação, utilizando uma fonte confiável, uma pesquisa ou autoridade, por exemplo. Além disso, acho que seria legal citar quais os dois pontos q vc falou para então desenvolvê-los no desenvolvimento.
    – Você estabeleceu uma relação muito clara entre os parágrafos.
    – Acho que não seria necessário você utilizar duas autoridades em um argumento somente. Tente usar para cada argumento um repertório.
    – Sua conclusão foi muito bem finalizada!

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  3. Bom dia!
    O seu texto está muito bom, numa redação ENEM você provavelmente ficaria com +800. Gostei dos conectivos, a linha de raciocínio, a argumentação. Acho que talvez falte mais repertório (normalmente tem alguma alusão na introdução) e a conclusão poderia ser mais detalhada, talvez resolvendo apenas um dos problemas.
    Abraços.

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  4. Parabéns pelo texto, a estrutura está correta!
    As argumentações também estão de acordo, para enriquecer ainda mais, você pode utilizar a Constituição Federal quando for falar de assuntos assim. Não é preciso conhecer as leis a fundo, mas só saber quais existem e de que se tratam, por exemplo, nesse texto você pode utilizar a LDB, o fato da educação ser um direito fundamental no ECA e na Constituição.
    Leis regionais também contribuem para o repertório.

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  5. Bom dia
    Introdução: Ficou boa, está coesa e apresenta alguma prévia argumentativa. Mas senti falta repertório ou talvez um início mais produtivo para o texto como um todo.
    Desenvolvimento 1: Seu argumento ficou explícito, está claro seu objetivo no parágrafo. Houve um bom desenrolar da sua ideia e as causas/consequências. Mas, novamente, poderia ter citado algum repertório para aprofundar sua afirmação, acabou ficando no senso comum.
    Desenvolvimento 2: Novamente, seus argumentos estão bem expostos. Dessa vez, houveram dois repertórios entrelaçados com o tema, pertinentes à totalidade do texto.
    Conclusão: Proposta de intervenção conforme as exigências do Enem, ficou boa. Entretanto, ficou um pouco grande e faltou explicar um pouco mais sobre a ”Escola Ideal”, não ficou claro se é a estratégia que você defendeu no Desenv. 2, ou se é outra maneira de combater a problemática.
    Geral: O esqueleto está ótimo, padrão Enem mesmo. Só falta inserir mais repertórios e sintetizar um pouco mais a sua conclusão, ficou muito longa. De resto, o texto é simples, mas cumpre bem a sua função, argumentar.
    NOTA: 880

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