No anime “A voz do silêncio”, é retratado a dificuldade sofrida pela protagonista em fazer amizade e se adaptar à escola nova sendo deficiente auditiva. Por conta de todo bullying, agressão física e exclusão, a personagem desiste de frequentar a escola. Fora da ficção, essa realidade da precarização na formação dos surdos se faz presente pela falta de acessibilidade e incentivo à integração.
Em primeira analise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o problema na formação dos surdos. Essa conjuntura, segundo as ideias de John Locke configura-se uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função no âmbito da educação em garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como conseguir se formar e entrar numa faculdade.
Ademais, é fundamental apontar que a falta de apoio familiar também dificulta o aprendizado, por conta dos pais muitas vezes não estimularem a criança surda a se desenvolver na linguagem de libras. Hoje, mais de 10 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva e encontram dificuldade em se adaptar em ambientes sociais, principalmente na escola.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Cabe ao Estado, a criação de escolas bilíngues públicas tendo como base a língua em libras e interpretes capacitados em auxiliar crianças com a dificuldade de desenvolvimento, já que elas se desenvolvem de forma visual. Através de
tais medidas, a dificuldade na formação dos surdos no Brasil será mitigada,
permitindo-os atuar em diversas áreas.
GuaravitaIniciante
Formação dos surdos no Brasil
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cecibreis
oii, tudo bem?
No anime “A voz do silêncio”, é retratado (1) a dificuldade sofrida pela protagonista em fazer amizade e se adaptar à escola nova sendo deficiente auditiva. Por conta de todo bullying, agressão física e exclusão, a personagem desiste de frequentar a escola (2). Fora da ficção, essa realidade da precarização na formação dos surdos se faz presente pela falta de acessibilidade e incentivo à integração. (3)
(1) é retratadA (concordância)
(2) repetição da palavra “escola” (coerência)
(3) bom parágrafo de introdução. simples, mas completo, com tese e os 2 argumentos.
Em primeira analise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o problema na formação dos surdos. (1) Essa conjuntura, segundo as ideias de John Locke (2) configura-se (6) uma violação do “contrato social”, já que o estado (3) não cumpre sua função no âmbito da educação em garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis (4) como conseguir se formar e entrar numa faculdade. (5)
(1) na sua tese, o primeiro argumento é a falta de acessibilidade. você deveria, nesse parágrafo, discorrer sobre esse problema. (probleminha na coerência do seu texto)
(2) quem é John Locke? um escritor? pensador? onde ele nasceu? seja mais específico
(3) Estado, com letra maiúscula
(4) adicione vírgula (pontuação)
(5) bom parágrafo, mas embrionário, ou seja, não é completo
– lembre-se: cada parágrafo deve ter, no mínimo, 3 pontos finais, ou seja, 3 períodos completos. o seu tem apenas 2 (uma frase pequena e outra muitoo grande) (perde na competência 2)
(6) essa conjuntura configura uma (retire o “se” do “configura-se”) (colocação pronominal)
Ademais, é fundamental apontar que a falta de apoio familiar também dificulta o aprendizado, por conta dos pais muitas vezes não estimularem a criança surda a se desenvolver na linguagem de libras (1). (5) Hoje, mais de 10 milhões (4) de brasileiros possuem deficiência auditiva e encontram dificuldade em se adaptar em ambientes sociais, principalmente na escola. (2) (3)
(1) mais uma vez, um erro de coerência: na sua tese, o segundo argumento é a falta de incentivo à integração. tente deixar explícito, então, que essa falta de integração acontece no âmbito familiar
(2) mais uma vez, um parágrafo embrionário, com apenas 2 períodos. perde novamente na comp 2
(3) repertório mal articulado. você colocou dados estatísticos, mas não fez o link com o assunto. o que o fato de eles terem dificuldade na escola tem a ver com os pais? explique, ou troque o repertório
(4) de onde você tirou? qual site, revista?
(5) sempre coloque um conectivo entre cada período do seu texto
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Cabe ao Estado (1), (2) a criação de escolas bilíngues públicas tendo (6) como base a língua em libras e interpretes (3) capacitados em auxiliar crianças com a dificuldade de desenvolvimento, já que elas se desenvolvem de forma visual (4). Através (5) de
tais medidas, a dificuldade na formação dos surdos no Brasil será mitigada,
permitindo-os atuar em diversas áreas. (7)
(1) seja mais específico, o Estado compreende inúmeros órgãos
(2) retire a vírgula
(3) intérpretes (acentuação)
(4) cuidado, a conclusão serve apenas para retomar o que já foi dito anteriormente, não adicione ideias novas
(5) muito cuidado com essa palavrinha. “através” significa, literalmente, passar entre, atravessar. muitas pessoas usam essa palavra erroneamente, tente substituir por “por meio de”, “mediante”.
(6) “tendo como base” tente substituir por: “que tenham como base”. os gerundismos são punidos na redação, então sempre opte pelas formas infinitivas dos verbos :) (somente uma sugestão hehe)
(7) infelizmente não encontrei o detalhamento nem a finalidade da sua proposta.
NOTA FINAL: 640
c1: 160
c2: 80 (2 parágrafos embrionários, 1 repertório mal articulado ao tema e ao argumento)
c3: 120 (seus parágrafos de desenvolvimento, por serem incompletos, não conseguem embasar corretamente seus argumentos, sua argumentação fica falha e vaga. procure desenvolver melhor suas ideias, trazer repertórios mais pertinentes)
c4: 160 (falta de conectivos e recursos coesivos)
c5: 120 (faltam 2 elementos para que a proposta seja completa)
obs: ao fazer seu texto, sempre faça um planejamento de texto antes, isto é, planeje seus parágrafos, etc
obs 2: ao fazer sua conclusão, responda às 5 perguntas: quem? o que? como? para que? e detalhe um deles
espero que tenha te ajudado, qualquer duvida manda uma msg